quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aumentando a Memória Interna do seu COBY KYROS 7024/20/15 e 8024c


Aumente a Memória Interna do seu Tablet Coby Kyros


Descobri a pouco tempo que os Tabs da Coby utilizam cartões Micro SD para armazenagem de dados e para o sistema operacional, que no caso é o querido Android OS que ocupa quase 2Gb dos 4Gb, deixando pouco mais de dois 2Gb para Aplicativos e Dados. Até aí nada muito relevante, mas recentemente eu achei um tutorial muito bom feito pelo meu amigo Jaldo do Blog do Jaldo, explicando como fazer a façanha de substituir o Micro SD que vem originalmente no nosso Coby Kyros  por um com mais capacidade, e decidi trazer aqui para os amigos do GSM Fans.

Pra começar eu já aviso que NÃO ME RESPONSABILIZO por danos no seu Coby devido a "ratiadas" durante o procedimento, e que o procedimento é fácil porém delicado, e se você não estiver 100% seguro não faça, ou pelo menos leia bem o procedimento antes de tentar. O teste foi feito no 7024 mas quem quiser tentar nos outros o tutorial também se aplica, faça e comente o resultado.

Vamos ao que interessa:

1°- Comece desligando o Coby e retirando a tampa traseira, que não possui parafusos, por isso utilize uma chapinha bem fina e aredondada para alavancar a tampa. Serve a unha, uma faca de manteiga ou uma tampinha de caneta BIC. Cuide para não quebrar nenhuma garra da tampa, caso contrário ela pode não fixar direito quando for coloca-la de volta. Tome cuidado também com os fios dos autos-falantes, que saem da placa mãe e vão para a tampa traseira, por isso não puxe a tampa com tudo, puxe com calma para não romper os fios.

2°- Quando aberto o Coby Kyros já é possível ver o Slot com o cartão de memória Micro SD de 4GB onde ficam o Sistema Operacional, os Dados eAplicativos, abaixo do Cabo-Flat dos Botões. 
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

3°- Agora solte o Cabo-Flat do conector, mas CUIDADO!!! Se danificá-lo causará o não funcionamento dos botoes do Tablet. Solte a trava do conector e remova o Cabo-Flat pela parte branca e, se possível, não mexa mais no Cabo-Flat. Depois só retire a fita adesiva que protege o cartão.
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

4°- Retire o cartão micro SD do Slot, que é igual ao do Ming A1200, puxando a parte metálica no sentido da seta, abra a trava e retire o cartão.
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

5°- Agora é chegada a hora de copiar os dados o Cartão original para o novo. Só tem um pequeno problema, o tutorial original só ensina como fazer essa cópia no Linux Ubuntu que usa o Gparted como ferramenta para cópia. Quer dizer que eu vou ter que instalar o Ubuntu no meu pc só pra copiar uma única vez o cartão do Coby? Não! Você pode como eu fiz usar o Live-CD do Ubuntu que roda o sistema direto do CD sem ter que instalar nada (Coloco o link no final pra quem quiser ter o Live-CD do Ubuntu, não só para essa operação, mas também porque ele é uma ótima ferramenta em caso de emergência), ou pode também usar esse tutorial que eu achei no YouTube que ensina como clonar HDs no Windows, eu não testei ainda mas vou testar e também vale apena tentar, aí vai o Vídeo do Windows:

***Coloco o Link no final do Tutorial***

Nesse Vídeo já deu pra ver como funciona, mas o que eu gostei que no Ubuntu não dá ( ou não sei se dá) é transformar o disco, que no caso é o Micro SD, em imagem ou seja ISO para backup do cartão, garantindo o sistema original caso faça uma presepada ou dê pau no Android. Bom pra quem já tem o Ubuntu instalado ou vai usar o Live-CD o procedimento é o seguinte:

Utilizando o comando "DD" (comando para clonar) como super user, ou root se preferir (Se não sabe como ativar super user clique AQUI) , no Terminal do Ubuntu mata toda a charada, vamos passo a passo:
1-Insira o Cartão Micro SD de 4Gb que você retirou do Coby no leitor de cartões.
2-Abra o aplicativo Gparted (Sistema -> Administração -> Editor de Partições ou Gparted) e verifique as partições.
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

3-Com a unidade /dev/sdb identificada, desmonte as partições (Botão direito do Mouse -> Desmontar).
4-Abra a linha de Comandos ou Terminal (Aplicações -> Acessorios -> Terminal).
5-Comece a cópia com o seguinte comando:

# sudo dd if=/dev/sdb of=/home/<usuario>/kyroscard.dd bs=1024
Esse comando criou um arquivo chamado "kyroscard.dd" o clone dos arquivos no diretório raiz do <usuario>, no caso troque o nome "usuário" pelo seu. EX: <gsmfanspc>

6-Retire o cartão original e coloque o seu novo cartão, que no tutorial original foi de 8Gb, mas eu usei um de 16Gb e funcionou.
7-Agora é só fazer o caminho contrário, com o novo cartão no lugar use esse comando:
# sudo dd if=/home/<usuario>/kyroscard.dd of=/dev/sdb bs=1024

8-Após alguns minutos o novo cartão já contem exatamente os mesmos arquivos que o original, mas lembre-se foi copiado um cartão de 4Gb para um de 8Gb, por isso ele fica com apenas os 4Gb originais usados e o restante como "não alocado" ou não usado
9-Para utilizar o espaço não alocado abra novamente o Gparted, espera a leitura do cartão.
10-Selecione a Partição no formato FAT32, que é a que conterá os Dados e Aplicativos e redimensione para o máximo do cartão. No Exemplo passou de 2.93Gb para 6.67Gb.
11-Clique em "Aplicar Alterações", espere o fim do processo e se for concluído com sucesso clique em "Fechar"
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

12-Pronto! Agora já podemos retirar o cartão e recolocar no tablet.

6°- Vamos remontar o Coby, começando por colocar o novo cartão Micro SD no Slot e travando o mesmo. Depois recoloque a fita adesiva na mesma posição que estava antes, isso é importante porque garante que o cartão não ficará com mal contato e nem que possa escapar depois.

7°- Com Cuidado recoloque o Cabo-Flatno seu Conector e trave-o, certifique-se que ficou bem preso. Agora recoloque a tampa traseira no tablet, cuidando para não prensar os fios dos autos-falantes. Tudo posicionado pressione a tampa até ouvir os estalos de que encaixou.

8°- Religue o seu Coby e PRONTO!!! Seu Tablet Coby Kyros com Muito mais memória interna!

Veja como ficou o Tablet do Jaldo:
Esta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver a imagem completa.

Com 8Gb de memória Interna e 6.66Gb para Dados e novos Aplicativos. E o meu com 16Gb internos e 13Gb aproximadamente para Armazenagem. Você pode utilizar esse procedimento para, além de aumentar a memória interna do seu Tablet, também criar Uma cópia de segurança caso queira testar alguma ROM ou Mod, ou Simplesmente por Garantia. 




**Downloads***

Live-CD Ubuntu link Direto


link

Live-CD Ubuntu link Torrent

link

Hd Clone 4.0.6 Free Edition Link Direto

link



credito .jaldomir.

5 comentários:

  1. eu abri um tablet kiros mid7020 e ele não tem essa memoria micro sd internamente, como eu faço para aumentar a memoria dele?

    ResponderExcluir
  2. o meu não reconhece o sd, diz indisponivel. Sera que se eu abrir ele tirar e colocar o sd volta ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. so tirar e colocar nao vai funcionar vai ter formatar

      Excluir
    2. se windows nao funcionar use o soft SDFormatter

      Excluir