sexta-feira, 12 de outubro de 2012

genesis gt-7200 A10 ou A13? entendendo a diferença...

Entendendo a diferença dos modelos A10 (Número de série até 20200) e A13 (número de série a partir de 20201) do Gt7200...

Há muita confusão sobre o processador do GT7200 , se é A8 , A10 ou A13...

Na verdade é assim:
O processador que podemos ver ao abrir o tablet é o Allwinner (A10 ou A13) e dentro dele estão o processador Cortex A8 e a GPU Mali 400(estes o recheio do bolo).
Então o Allwinner é como se fosse um “processador carcaça” que em conjunto com “instruções específicas" vão fazer a CPU Cortex A8 e a GPU Mali 400 no seu interior funcionarem corretamente entre si e com o resto do sistema.
Por isso a diferença nas rom’s dos A10 e A13 , isto se deve ao “processador carcaça” Allwinner possuir instruções diferentes para controlar a CPU e a GPU nos dois modelos (A10 e A13).

AllWinner A10 ou A13



Origem: Wikipédia
O a1x Allwinner , conhecido sob o Linux como sunxi, é uma família de "SoC" dispositivos projetados por AllWinner Technology Co. Ltd. de Zhuhai, China. Atualmente, a família consiste nos A10 e nos A13 .
Os SoCs Allwinner A10/A13 incorporam o ARM Cortex-A8 como o seu processador principal e a Mali 400 como a GPU. 
O Allwinner A10/A13 é referido como processador devido à sua utilização de vários processadores para executar funções diferentes em núcleos múltiplos .
O Allwinner é conhecido por sua habilidade de facilmente arrancar a partir de um cartão SD GNU / Linux distribuições como Debian , Ubuntu , e outros arquitetura ARM com capacidade distribuições GNU / Linux. A capacidade é, para além do sistema operacional Android normalmente instalado na memória flash do dispositivo.

http://infocenter.arm.com/help/index...rm7/index.html

Atualmente, a família Allwinner a1x consiste em dois modelos. O modelo A10 (sun4i) é o atual full-featured SoC(mais completo) com todas as características descritas abaixo. O modelo A13 (sun5i) tem um menor consumo de energia e é de uma versão de menor custo do que o A10(sun4i), que é projetado principalmente para computadores tablet . O A13 não tem conexões HDMI ou SATA . Uma versão nova e mais poderosa a1x (sun6i -? Allwinner A15) há rumores de ser próxima. Em 9 de julho cnbeta.com especulou que o próximo SoC da AllWinner será um quad-core Cortex-A7 embora o rumor ainda não foi confirmado.


SOC
Um sistema em um chip ou SYSTEM ON CHIP ( SoC ou SOC ) é um circuito integrado ( IC ), que integra todos os componentes de um computador ou outro eletrônico do sistema em um único chip. Pode conter digitais , analógicos , de sinal misto , e muitas vezes de rádio-frequência , funções de todos sobre um único chip. No nosso caso processador(CPU) e processador de vídeo(GPU) dentro do mesmo chip.


visão global
Com A10/A13, Allwinner Tecnology irá conduzir SoC em uma nova era de ligação inteligente HD que pode aumentar a aplicação de HD ligado SoC, bem como a experiência do usuário com produtos eletrônicos multimídia. Oferecem codificação e decodificação MULTI-CHANNEL de 1080p , multi-canal de exibição com quadro avançado desenvolvido de forma independente, bem como MULTI-canal analógico e Interfaces decodificadoras de TV. Além disso, o consumo de energia pode ser muito menor que seus concorrentes durante o processo de decodificação 1080p.

características
VPU
HD Video Decoding (Super HD 2160P/3D Film)
Suporte todos os formatos de vídeo populares, incluindo VP8AVS e
H. 264 MVC, VC-1, MPEG-1/2/4, ...
HD Video Encoding (H.264 High Profile)
Codificação de apoio no formato H.264

DPU
MULTI-CHANNEL monitores HD
Built-in HDMI
YPbPr, CVBS, VGA
Interfaces de LCD: CPU, RGB, LVDS até Full HD

Memória
DDR2, DDR3 SDRAM, 32-bit
SLC / MLC / TLC / DDR NAND

Conectividade
Porta USB 2.0
CSI, TS
SD Card3.0
10/100 Ethernet controlador
CAN Bus, Built-in Interface de SATA2.0
I2S, SPDIF e interfaces de áudio AC97
PS2, SPI, UART e TWI

Dispositivos de inicialização
NAND FLASH
SPI NOR FLASH
SD Card
USB

Aceleração gráfica
Gráfico (2D/3D)
VPU (Super HD)
APU
E-reader

Benefícios
Processamento de alto desempenho e recursos de multimídia
A aceleração de hardware permite baixo consumo de energia para vídeo HD e gráficos
Excelente Super HD Film 2160p/3D decodificador de vídeo faz diques de aplicação criativa possível
Alto nível de integração permite lançar produtos em menos tempo, com menos esforço e com um custo inferior total do sistema
Outros Kits de desenvolvimento, incluindo sistema operacional BSP (Android2.3.4, Linux2.6, WinCE6.0)

Cortex A8
http://www.arm.com/products/processo.../cortex-a8.php

Mali 400
http://www.arm.com/products/multimed...ali-400-mp.php


Então trocando em miúdos pra quem não entendeu "BULHUFAS" e possui um GT7200 , seu processador(CPU) é sempre o Cortex A8 , junto com um processador de vídeo Mali 400 (GPU) , ambos no interior de um Chip Allwinner A10 ou A13...

ah tá, mas e a diferença entre os dois ?
Basicamente o A10 possui instruções e a possibilidade física de criar com ele um tablet com HDMI e SATA 2.0 se o hardware possibilitar isso (o que infelizmente não é o caso do nosso GT7200) e o A13 não tem essa possibilidade porém consome menos energia...
Então o A13 passa a ser mais eficiente para o GT7200 do que o A10 no quesito "consumo da bateria" , já que HDMI ou SATA não estão disponíveis no hardware do nosso tablet e portanto não fazem diferença nenhuma em favor do A10 .

O chip antigo(A10) era mais caro porque tinha duas funções a mais ...HDMI e SATA.(que nem são usadas no GT7200)
O chip novo(A13) é mais barato porquê não tem estas duas funções (inúteis no nosso tablet) e além disso bebe menos gasolina que o A10 percorrendo o mesmo percurso ...
Por isso a atualização do chip pela fábrica... foi uma melhoria no projeto aliada a redução de custos!


credito luiz fernando  


Nenhum comentário:

Postar um comentário