Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

dicionario




ANDROID
Sistema operacional aberto (open source) para telefones móveis baseados em Linux, criada pela Android INC - fundada por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White - posteriormente comprada pela Google, que agora é de um dos principais motores do desenvolvimento em conjunto com a Open Handset Alliance (OHA), com cerca de 30 empresas. Veja a arquitetura Android:









ADB (ANDROID DEBUG BRIDGE)
Ferramenta de linha de comando que permite a comunicação com um emulador ou conectado a um dispositivo Android. É um programa cliente-servidor que inclui três componentes: Um cliente, que roda em sua máquina de desenvolvimento; um servidor, que é executado como um processo em segundo plano na máquina de desenvolvimento e; um daemon, que é executado como um processo de fundo em cada emulador ou instância de dispositivo. (Fonte: Diário do Android)

APK
Formato de arquivo usado para distribuir e instalar aplicativos e componentes para Android. Para os que estão familiarizados com o Windows, é como se fosse um “.exe”, só que para o Sistema Operacional Android.

AOSP (ANDROID OPEN SOURCE PROJECT)
ROMS baseadas em Adroid Puro. 
Para saber mais:link


AOKP (ANDROID OPEN KANG PROJECT)
ROM criada com base na AOSP mas que hoje possui um poder de configuração muito maior
Para saber mais: link

ASTRO
Codinome da primeira versão comercial da plataforma Android (1.0). Porém, este nome não pôde ser usado, devido à questões de trademark. O primeiro aparelho a possuir esta versão foi o HTC Dream.

AROMA
Gerenciador de arquivos que tem a vantagem de rodar pelo Recovery Mode.


-B-

BASEBAND
Subsistema responsável pela comunicação entre o hardware com as antenas do aparelho, sendo assim, responsável pela ligação do aparelho às torres das operadoras. Um dos componentes do firmware refere-se à baseband, podendo ser customizado em ROMs, para aperfeiçoar a comunicação do aparelho. (Fonte: Diário do Android)

BNL (BACKLIGHT NOTIFICATIONS)
MOD para os aparelhos Samsung da série S (incluindo o Nexus S), que transforma os botões virtuais do telefone em notificações de led. Tais aparelhos não possuem led de notificação, mas ao utilizar esse MOD os botões “Menu” e “Voltar” acendem, notificando o recebimento de um novo e-mail, SMS, chamada não atendida, etc., sem a necessidade de desbloquear a tela para verificar se há novas notificações. (Fonte: Diário do Android)

BUSYBOX
Aplicativo que adiciona várias novas ferramentas Unix ao Android, permitindo a execução de comandos avançados. Geralmente requerido para acesso Root ao sistema.

BENCHMARKS
Programas e métodos que avaliam indicadores ou o desempenho relativo de um sistema. Ao falar de desempenho, a maioria das pessoas dão descrições vagas, como “rápida” e “sensível”, assim as ferramentas de benchmark são referência para traduzir esse conceito relativo (e.g. rápida, ágil) de performance em dados quantitativos. Várias ferramentas de benchmark estão disponíveis para a plataforma Android e podem ser encontrados no Android Market: Não podemos julgar o desempenho de um dispositivo estritamente com base em resultados de benchmark, devido à falta de consistência destes scores produzidos pelas ferramentas de benchmark. Outros fatores devem ser levados em consideração, tais como a versão do sistema operacional Android, do tipo de ROM, CPU, GPU e memória a ser utilizado no dispositivo, ou seja, variáveis que nem todos os usuários prestam atenção na hora de comprar um dispositivo móvel ou não dispõem de informação suficiente.

BLOATWARE
Também conhecido como crapware ou alguns outros eufemismos à sua escolha, os bloatwares infestam a vasta maioria dos aparelhos Android. Você irá lembrar-se do Samsung Touchwiz, HTC Sense, e Motorola MotoBlur como as interfaces customizadas e pacotes de funções que esses fabricantes jogam por cima do Android padrão. Apesar de uma parte desses bloatwares serem até úteis, a maior parte deles não oferece nada que você não pudesse conseguir sozinho com outros apps, e eles podem diminuir o desempenho ou até mesmo bloquear funções do seu aparelho. O pior de tudo é que na maioria dos casos, os apps bloatware são bloqueados para desinstalação, a menos é claro que você faça root no seu aparelho. (Fonte: Gizmodo)

BOOT
Ato de ligar o celular ou de reiniciá-lo (desligar e ligar novamente – neste caso chamado de reboot).

BOOTLOADER
Procedimento que permite acessar os modos recovery e download do aparelho.

BACKUP NANDROID (NANDROID)
Um backup feito na hora certa pode te salvar DE um monte de problemas. Um backup NANROID é basicamente uma cópia de segurança do seu sistema operacional Android da memória do telefone NAND, salvo no cartão de memória. É sempre aconselhável fazer um backup NAND do seu telefone antes de tentar um flash de uma ROM nova. Caso algo der errado, você pode reverter o seu telefone volta ao seu estado anterior de trabalho. O telefone deve estar com o “Acesso Root” e ter o “Clockwork Recovery” instalado. Note que este processo realiza o backup no cartão SD, por isso deve ter espaço livre suficiente para armazenar todo o conteúdo da memória do telefone. Além disso, ele não faz o backup do conteúdo do cartão SD em si, de modo que você precisará fazer backup manualmente os no caso de você precisar deles mais tarde.

BENDER
Codinome da versão 1.1 da plataforma Android.



-C-

CUSTOM ROM
O sentimento geral dentro da comunidade de mods é que uma operadora faz as UIs de Android para beneficiar o próprio negócio, não o usuário. Se você quer a melhor experiência de usuário, você tem que usar uma ROM customizada que foi realmente feita para usuários.
O termo ROM customizada não é o termo mais apropriado, mas basicamente é uma UI customizada para Android, e existem muitas para escolher. Algumas delas focam em te oferecer a última versão do Android antes que a sua fabricante lance uma atualização oficial, enquanto outras focam em funcionalidades adicionais ou velocidade e estabilidade. 
Existem modificações de Android demais para falar aqui, mas é melhor você determinar suas prioridades e escolher a que é melhor pra você.

CÓDIGOS OCULTOS (GALAXY SII)
São sequências númericas que, ao serem digitadas no Dial do Galaxy SII, liberam funções escondidas que podem ser configuradas.

CYANOGENMOD
Custom ROM mais popular no mundo Android. Ela foi criada por Steve Kondik, que foi recentemente contratado pela Samsung em virtude do sucesso de suas versões do Android. Promete entregar ao usuário mais do que as versões oficiais: Desempenho melhor, interface mais funcional e recursos que as operadoras ou fabricantes acabam vetando aos seus consumidores. (Fonte: TechTudo)

CUPCAKE
Codinome da versão 1.5 do Android. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 0,3% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma.

-D-

DALVIK CACHE
O Dalvik-cache é utilizado pelo android para controle do sistema operacional e alguns controles de definição dos aplicativos, fazendo o wipe Dalvick e o Wipe Cache, você não perderá nada que está salvo(contatos, game saves etc..) mas estabilizará a aplicação da nova versão, em termos de compatibilidade com a anterior.

DEODEX/ODEX
Os aplicativos Android vêm empacotados com a extensão .apk. Dentro dos .apk existem os arquivos .odex, que são partes da aplicação que são pré-carregadas antes do boot, de forma a melhorar o tempo de boot. Porém, como esses pedaços dos aplicativos ficam “espalhados” pelo sistema (por isso o termo ROM odexada), impossibilita a alteração dos mesmos quando instalados no aparelho, e quando instalamos um tema, é justamente isso que ele faz, altera um aplicativo no aparelho. Por isso não é possível aplicar temas em ROMs Odexadas. É aí que entre o processo de deodexar uma ROM, ou seja, re-empacotar os arquivos .odex de volta para dentro dos respectivos .apk, possibilitando assim a aplicação de temas, que a principal vantagem de uma ROM Deodexada. (Fonte: Diário do Android)

DOWNLOAD MODE
No momento que você precisa atualizar ou substituir a firmware do seu dispositivo, é preciso colocá-lo em Modo Downloading, ou seja, apto para receber um ROM/Custom ROM. Geralmente esse modo é ativado pressionando Volume Baixo + Home + Liga/Desliga. (Fonte: Mestre Android)

DONUT
Codinome da versão 1.6 do Android. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 0,5% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma.


-E-

ECLAIR
Codinome da versão 2.1 do Android. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 4,2% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma.

EFS (VEJA TAMBÉM: PASTA EFS)
O local mais sensível do nosso aparelho Android é sem dúvidas a pasta EFS. É nela que ficam armazenadas importantes informações sobre o nosso aparelho como, por exemplo, o número do IMEI, Código do Produto, endereço MAC da nossa placa de rede e muito mais. Tudo isso fica poderosamente criptografado e armazenado no arquivo nv_data.bin.
Para saber mais:

EXTWEAKS
ExTweaks é um aplicativo desenvolvido pelo Xan (Voltage Control) em parceria com o Gokhan (Syiah Kernel). Seu principal objetivo é oferecer aos usuários um aplicativo simples de usar e capaz de realizar as mais complicadas configurações no Kernel.



-F-

FASTBOOT
É o bootloader do Galaxy Nexus, permitindo acessar os modos recovery e download do aparelho. O procedimento é simples: Primeiro, desligue o telefone. Com ele desligado, pressione ao mesmo tempo os botões Vol–, Vol+ e Power.

FROYO (FROZEN YOGURT)
Codinome da versão 2.2 do Android. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 15,5% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma. 


-G-

GPU
Processador gráfico do Android. Responsável pela velocidade maior (ou menor) nos jogos. Pense “placa de vídeo”.

GINGERBREAD
Codinome da versão 2.3 do Android (Atualizações até 2.3.7). Dados obtidos em Junho/2012 informam que 60,6% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma. 

GORILLA GLASS
Quando o Gorilla Glass chegou ao mercado, eram poucas as pessoas que realmente acreditavam que esse tipo de vidro seria resistente como prometido. Hoje, ele é o carro chefe quando o assunto é proteger dispositivos portáteis, sendo considerado praticamente indestrutível.
Para que o Gorilla Glass chegue às lojas e possa proteger nossos celulares de arranhões e quedas, ele deve antes ser temperado através de um processo de troca de íons, algo comum para qualquer vidro do gênero. Neste processo, o Gorilla Glass é submerso em uma solução de sais de potássio a temperaturas de 400 °C. Isso faz com que os íons de sódio do vidro sejam substituídos por íons de potássio; estes, por serem maiores, deixam menos espaço entre cada átomo, criando uma camada muito mais densa e resistente quando o material esfria. O segredo, segundo a própria Corning (Fabricante do Gorilla Glass), está no material usado para fazer o vidro, chamado álcali-aluminosilicato. Sua composição permite que a troca de íons atinja camadas muito mais profundas, o que, de forma simples, o torna extremamente resistente.
É verdade que o Gorilla Glass pode ser quebrado, assim como ocorre com qualquer outro material que conhecemos. A diferença é que, no caso dele, os estragos são bem menores. Veja a imagem:





O único obstáculo que o vidro ainda encontra está no preço, pois ele encarece um dispositivo consideravelmente; mas, como dizem, “o barato sai caro”. Então, pode ser uma boa ideia gastar um pouco mais, para garantir que seu celular ou tablet vai conseguir sobreviver a qualquer acidente.



-H-

HVGA
Resolução de tela equivalente a 320×480 pixels.

HONEYCOMB
Codinome da versão 3.1 do Android (Atualizações até 3.2), desenvolvida apenas para tablets. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 2,3% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma. 

HSPDA E HSPUA
O HSDPA é uma atualização do 3G (UMTS). Ou seja, não existe HSDPA se não tiver o 3G. É como se o HSDPA fosse uma cobertura de chocolate no bolo 3G. Não há cobertura se não tiver o bolo. Fazendo uma comparação, o HSDPA está para o 3G assim como o o EDGE está para o GSM. Ele só faz diferença nas conexões de dados, aumentando a capacidade de download. Uma video-chamada, por exemplo, funciona mesmo que a operadora tenha apenas uma rede 3G sem o HSDPA instalado.
Há várias versões do HSDPA, cada uma com uma velocidade máxima teórica diferente. Enquanto o 3G puro (UMTS) oferece apenas 384kbps de velocidade máxima de download teórica, o HSDPA pode oferecer (dependendo da versão instalada na rede da operadora): 1,8Mbps, 3,6Mbps, 7,2Mbps ou 14,4Mbps. Portanto, para que haja a tal banda larga 3G que virou moda no país, é preciso que a rede suporte não apenas 3G, mas também HSDPA.
Há de se notar que o HSDPA somente dá um gás na velocidade no recebimento de dados numa rede 3G. O envio continua sendo a 384Kbps. Porém, as operadoras já têm instalado o HSUPA, que é a atualização do 3G que aumenta a velocidade de envio de dados numa rede 3G, melhorando assim a experiência de se ter realmente uma banda larga sem-fio.
Fontes: Brasil Droid e Mosquito Eletrônico


-I-

ICE CREAM SANDWICH (ICS)
Codinome da versão 4.0 do Android (Atualizações até 4.0.4). Dados obtidos em Junho/2012 informam que 16,7% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma. (Fonte: Android Developers)

IMEI (INTERNATIONAL MOBILE EQUIPAMENT IDENTITY) 
Número de identificação global e único para cada aparelho de telefonia móvel. A real função do IMEI é certificar a Operadora que o seu aparelho não foi roubado, para isso a Operadora mantém um banco de dados (EIR – Registro de Identidade de Equipamentos) contendo todos os equipamentos móveis válidos. Por isso é tão importante ter guardado em algum lugar o número do seu IMEI, para que caso o seu aparelho seja roubado ou perdido, você possa bloqueá-lo junto à Operadora. para saber qual é o seu IMEI, disque *#06# no seu dial.

-J-

JIG (USB JIG)
Um USB JIG é um pequeno dispositivo que, uma vez espetado na entrada USB do seu Android enquanto o aparelho se encontra desligado, irá ligá-lo já em “download mode”. Agora, basta instalar uma ROM original da Samsung e ter o seu Galaxy de volta aos padrões de fábrica. (Fonte: Droider)

JIT (COMPILADOR JUST-IN-TIME)
Lançado com Android 2.2, é um componente de software criado para impulsionar o desempenho de software, fazendo-a funcionar mais rapidamente e sem problemas.

JELLY BEAN (JB)
Codinome da versão 4.1 do Android. Dados obtidos em Junho/2012 informam que 0,87% dos aparelhos rodam esta versão, segundo os próprios desenvolvedores da plataforma. 


-K-

KERNEL
"Kernel é que nos traz o desempenho, economia de energia, overclock, undervolting e muita outras coisas. Ele nada mais nada menos que a ligação do hardware ao software que usamos". 



-M-

MIUI
ROM muito popular entre os usúarios do Android, Se destaca pelas atualizações semanais baseadas na opinião do usuários, além disso possui um site exclusivo para traduções de Português BR.

MYSID
Versão do Android para os aparelhos Galaxy Nexus "Toro" da Verizon (Apenas EUA).

MYSIDPR
Versão do Android para os aparelhos Galaxy Nexys "Toro" da Sprint (Apenas EUA).

MAGURO
Versão GSM do Galaxy Nexus.

MOBILE ODIN (VEJA TAMBÉM: ODIN)
Aplicativo Android que permite a instalação de ROMS, Kernels, Modems, etc. diretamente do aparelho, sem a necessidade de utilizar nenhuma ferramenta para o PC.


-N-

NFC (NEAR FIELD COMMUNICATION)
Sistema de comunicação de curta distância entre Smartphones (ou Tablets) e outro aparelho.
A distância entre os dois aparelhos para a comunicação é no geral de 4cm ou menos, sendo que o NFC opera na frequência de 13.56 MHz com uma velocidade variando de 106 kbit/s a 848 kbit/s. É usado para pagamento de transporte público, chave eletrônica (para substituir as chaves residenciais) ou agir como cartão de débito, por exemplo.
O primeiro aparelho com sistema Android a incluir um chip NFC foi o Nexus S, da Google.

NIGHTLY
Versões Alpha ou Beta de uma Custom ROM, porém com atualizações diárias. A cada dia sai uma versão nova, mesmo que não tenham existido modificações. (Fonte: Android Urbano)

NANDROID (BACKUP NANDROID)
Um backup feito na hora certa pode te salvar de um monte de problemas. Um backup NANROID é basicamente uma cópia de segurança do seu sistema operacional Android da memória do telefone NAND, salvo no cartão de memória. É sempre aconselhável fazer um backup NAND do seu telefone antes de tentar um flash de uma ROM nova. Caso algo der errado, você pode reverter o seu telefone volta ao seu estado anterior de trabalho. O telefone deve estar com o “Acesso Root” e ter o “Clockwork Recovery” instalado. Note que este processo realiza o backup no cartão SD, por isso deve ter espaço livre suficiente para armazenar todo o conteúdo da memória do telefone. Além disso, ele não faz o backup do conteúdo do cartão SD em si, de modo que você precisará fazer backup manualmente os no caso de você precisar deles mais tarde.

NOMEDIA (ARQUIVO .NOMEDIA)
Chato você instalar certos aplicativos ou baixar aquela sequência da Valéria Popozuda e os arquivos aparecerem ao lado das fotos que você tira normalmente na Galeria que todo mundo quer ver.
Como fazer para esconder essas fotos da galeria?
Nada complicado: na pasta que quiser esconder, criem um arquivo sem nome, de extensão nomedia, ficando assim: .nomedia
Façam o boot e a galeria deve atualizar, não mostrando mais aquela pasta que contem fotos comprometedoras!
E se não funcionar? Alguns passos após criar o tal arquivo:

1- Configurações -> Aplicativos -> Aba "Todos" -> Galeria -> Limpar dados
2- Configurações -> Aplicativos -> Aba "Todos" -> Armazenamento de mídia -> Limpar dados
3- Reboot.

Quando o celular voltar, a galeria poderá estar vazia. Não se preocupe pois o sistema está pesquisando seu dispositivo e em poucos minutos as pastas que não contem o .nomedia aparecerão novamente. 

DICAS:
* Este método também funciona com as músicas que aparecem no Player.
* As subpastas também ficarão ocultas na galeria/player, não necessitando criar o arquivo em cada uma delas.

Contribuição do colega andrioni


-O-



ODEX/DEODEX
Os aplicativos Android vêm empacotados com a extensão .apk. Dentro dos .apk existem os arquivos .odex, que são partes da aplicação que são pré-carregadas antes do boot, de forma a melhorar o tempo de boot. Porém, como esses pedaços dos aplicativos ficam “espalhados” pelo sistema (por isso o termo ROM odexada), impossibilita a alteração dos mesmos quando instalados no aparelho, e quando instalamos um tema, é justamente isso que ele faz, altera um aplicativo no aparelho. Por isso não é possível aplicar temas em ROMs Odexadas. É aí que entre o processo de deodexar uma ROM, ou seja, re-empacotar os arquivos .odex de volta para dentro dos respectivos .apk, possibilitando assim a aplicação de temas, que a principal vantagem de uma ROM Deodexada. (Fonte: Diário d Android)

OVERCLOCK
Quando você faz root no seu Android, você ganha algum controle sobre os componentes do hardware, tornando possível fazer overclocking e undervolting (para consumir menos bateria). Não é incomum fazer overclock de uma CPU Android de 1GHz até 1.6GHz, claro que com uma tendência maior a causar instabilidade. Vários apps que requerem root estão disponíveis no Android Market para controlar tanto overclocking quanto undervolting como o SetCPU. (Fonte: Gizmodo)

OPEN GL
Biblioteca de gráficos 2D e 3D disponível nos aparelhos, que permite aos desenvolvedores criarem bonitos e rápidos jogos e interfaces de usuário para o Android.

ODIN (VEJA TAMBÉM: MOBILE ODIN)
Aplicativo para PC que, após conectar-se com o seu aparelhos, permite que sejam instaladas ROMS, Kernels, Modems, etc.
Para saber mais: [TUTORIAL] Usando o Odin para Instalar Kernel e Rom


-P-

PASTA EFS (VEJA TAMBÉM: EFS)
O local mais sensível do nosso aparelho Android é sem dúvidas a pasta EFS. É nela que ficam armazenadas importantes informações sobre o nosso aparelho como, por exemplo, o número do IMEI, Código do Produto, endereço MAC da nossa placa de rede e muito mais. Tudo isso fica poderosamente criptografado e armazenado no arquivo nv_data.bin.

-R-

ROM
Veja: CUSTOM ROM

RECOVERY MODE
Modo de restauração/recuperação do sistema onde, através de comando simplificados, é possível realizar manutenções e corrigir eventuais problemas de funcionamento do sistema. A versão original do Recovery Mode do Android é bem limitada pelos fabricantes, por isso é comum a instalação de versões customizadas que adicionam várias funcionalidades, possibilitando inclusive o backup, restauração e troca de ROM através do próprio aparelho. A Custom Recovery mais conhecida é a CWM – ClockworkMod Recovery.


-S-

SDK (SOFTWARE DEVELOPMENT KIT)
Ou seja, Kit de Desenvolvimento de Software. Normalmente os SDKs são disponibilizados por empresas ou projetos para que programadores externos tenham uma melhor integração com o software proposto. Um exemplo de um SDK é o Android SDK que inclui documentação, código e utilitários para que programadores consigam desenvolver as suas aplicações de acordo com um padrão de desenvolvimento para o sistema em questão. (Fonte: AndroidPT)



-T-

TWEAKS
Melhorias no sistema para otimizar o desempenho do Android. Exemplos: Menor consumo de bateria; melhor interação com a memória RAM; cartão SD mais rápido; aceleração de hardware, etc.

TAKJU
Versão do Android para os aparelhos "Maguro" vendidos nos EUA. Essencialmente, é o Yakju adicionado do Google Wallet (sistema de pagamentos via celular).

TORO
Versão CDMA do Galaxy Nexus.

TEGRAK (TEGRAK OVERCLOCK ULTIMATE)
Melhor app de overclock/downclock e undervolt da atualidade. Ele permite fazer tudo isso em qualquer kernel inclusive nos stocks. (Fonte: Grinder)


TITANIUM BACKUP
Versátil aplicativo do Google Play que permite que se faça backups de todos os aplicativos selecionados, ou em lote (apenas na versão Pro), bem como os dados, configurações e links do Google Play destes. Também é possível realizar backup dos arquivos do sistema, congelar ou desisntalar bloatwares e aplicativos do sistema, fora outras ferramentas muito úteis para um amplo gerenciamentos do seu aparelho. Disponível e duas versões: Free e Pro.


-U-

UNDERVOLTING
Quando você faz root no seu Android, você ganha algum controle sobre os componentes do hardware, tornando possível fazer overclocking e undervolting (para consumir menos bateria). Não é incomum fazer overclock de uma CPU Android de 1GHz até 1.6GHz, claro que com uma tendência maior a causar instabilidade. Vários apps que requerem root estão disponíveis no Android Market para controlar tanto overclocking quanto undervolting como o SetCPU. (Fonte: Gizmodo)

USB JIG (JIG)
Um USB JIG é um pequeno dispositivo que, uma vez espetado na entrada USB do seu Android enquanto o aparelho se encontra desligado, irá ligá-lo já em “download mode”.Agora, basta instalar uma ROM original da Samsung e ter o seu Galaxy de volta aos padrões de fábrica. (Fonte: Droider)


-W-

WIPE
Ato de limpar. Quando se instala uma ROM, e se diz para fazer o full wipe, quer dizer o reset total, deixando o celular de volta nas configurações originais de fábrica. Também é possível fazer apenas o wipe de cache e de dalvik, que limpam algumas configurações do sistema para não gerar conflito com a nova instalação (Fonte: Android Urbano)

WIPE BATTERY STATUS
O Android monitora constantemente o uso da bateria, salvando as informações no arquivo “/data/system/batterystats.bin”. Depois de muitas cargas e descargas parciais, é comum que o sistema passe a parar a carga antes que a bateria esteja completamente carregada, principalmente em aparelhos com muitas mudanças de ROMs. O Wipe Battery Status deleta o arquivo de estatísticas, fazendo com que o sistema “esqueça” o status incorreto da bateria. ATENÇÃO: Só faça Wipe Battery Stats com a bateria 100% carregada. (Fonte: Diário do Android)

WIPE CACHE
Limpa os aplicativos que estão em cache, para que os aplicativos sejam executados do zero novamente. (Fonte: Diário do Android)

WIPE DALVIK CACHE (VER TAMBÉM: DALVIK CACHE)
O Dalvik acelera a execução dos aplicativos. Esse Wipe limpa esses programas executados por ele. (Fonte: Diário do Android)

WIPE DATA/FACTORY RESET
“Data” são os dados do de aplicativos e sistemas, como agenda, senhas, configurações de jogos, etc. Esse Wipe limpa todos esses dados, sejam de usuário ou de sistema, deixando o sistema como se tivesse saido da fábrica, zerado. (Fonte: Diário do Android)


-X-

XDA
Forum de referência pra quem procura ROMS customizadas.



-Y-

YAKJU
Versão do Android para os aparelhos Galaxy Nexus "Maguro" vendidos fora dos EUA.

YAKJUXW
Versão do Android para aparelhos Galaxy Nexus, onde as atualizações são liberadas pela Samsung. Essas atualizações são geralmente mais morosas. O Samsung Galaxy X (nome do Galaxy Nexus vendido no Brasil) se enquadra nessa categoria, devido a problemas de patente do nome.



-Z-

ZIPALIGN
Ferramenta que faz parte da SDK do Android. Serve para optimizar um arquivo Apk, tornando-o mais "leve" em termos de consumo de RAM e/ou espaço que ocupa no armazenamento interno. Todas as aplicações geradas a partir da plugin do Eclipse para Android são automaticamente processadas com esta ferramenta. (Fonte: AndroidPT)



fonte brasildroid

Nenhum comentário:

Postar um comentário