Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

com transformar chip Mini-Sim em um micro-sim

Procurando um novo smartphone para comprar me deparei com uma pequena duvida, qual é a diferença entre o Mini-sim e o micro-sim?

Nenhuma, pois o mini e o micro sim são os mesmos, o que muda é apenas a nomenclatura sendo o mini-sim(usado pelas operadoras) e o segundo micro-sim (usado pelas fabricantes).

Vou mostrar um pequeno tutorial para fazer com a adaptação do mesmo sim para ser usado no seu novo Smartphone.

Faça isso por conta e risco, eu e este forum não nos responsabilisamos por nenhum eventual defeito no chip.


colocarei uma simples imagem.Imagem Postada


deve ser corta nas medidas mostradas na segunda foto, mas caso você queira simplesmente pagar 10 reais(preço na OI) para um mini-sim novo fique a vontade, em breve postarei um outro tutorial, um pouco mais completo.


Meritos: 
Junior Passos 


Duvidas e esclarecimentos sobre como fazer 1 mini-sim:
Faça isso por conta e risco, eu e este forum não nos responsabilisamos por nenhum eventual defeito no chip.

Imagem dos Sim card's normais e cortados:

Imagem Postada

Era para IPhone eu fiz mudanças hehe

  • Porque preciso cortar um chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?
- Porque tanto o iPhone4 entre outros aparelhos da motorola, samsunge outras, utilizam um novo formato de chip, denominado mini-chip (micro-SIM) que é menor que o original.
- Porque você pode ter um chip de celular e quer usar um dos equipamentos citados acima.
- Porque você quer usar um chip que permita navegar, como por exemplo, comprando um chip Infinity Pré da TIM, vendido apenas no tamanho grande (SIM). (pesquisa em 28/02/11).
  • Quais os principais erros ao fazer o corte do chip (SIM)?
1) Cortar o chip posicionando a parte metálica exatamente igual a medida da parte metálica do mini-chip
2) Cortar o chip com objeto que force ou torça o chip, causando uma ruptura dos contatos metálicos
3) Estar com muita energia no corpo e colocar o dedão encima dos contatos como se ele fosse um leitor biométrico! (ok, isso é invenção minha, mas quem conhece eletrônica sabe que o ideal seria usar uma pulseria anti-estática ou pelo menos NÃO colocar os dedos diretamente nos contatos metálicos). O corpo humano é condutor de energia…
4) Cortar um chip que já não estava funcionando e achar que parou de funcionar por conta do corte.

Sempre teste ANTES o chip a ser cortado em outro aparelho, vendo se tem créditos, se fazia ligações, etc.
Se você receber a mensagem “NO SIM CARD INSTALLED” isso indica que o chip (micro-SIM) não foi reconhecido.
  • Como cortar corretamente o chip (SIM) para transformar em mini-chip (micro-SIM)?
1) Consiga uma caneta “marca cd” de ponta fina ou algo parecido que deixe um risco fino para marcar o que deve ser cortado.
2) Posicione-se numa mesa plana, firme, que permita usar estilete (de preferência aqueles maiores) ou use uma tesoura com bom corte, sem folgas nas lâminas.
3) Tenha certeza que tanto o chip (SIM) como o mini-chip (micro-SIM) estejam com “riscos” na superfície metálica. Estes “riscos” causados pelos “dentes” (contatos do celular na superfície metálica do chip) é que devem guiar o posicionamento. Em resumo, tanto o chip original como o chip cortado devem ter os “riscos” na mesma posição (veja foto abaixo, riscos na horizontal).
Talvez você não tenha um mini-chip “riscado”, mas todo iPhone4 e iPad vem com um mini-chip exemplo. Também pode-se conseguir um emprestado com alguém. É trabalhoso mas é a forma mais garantida para usar como base de posicionamento.
Existem moldes prontos para fazer o corte sendo vendidos no ML ou lojas de celulares. Pode-se ainda fazer o corte em papel com o formato em que o chip deve ser cortado. Eu particuparmente não gosto desta solução. A solução indicada acima funcionou OK comigo em 6 oportunidades, sendo que 2 destes chips cortados eu uso normalmente.
(*) BINGO: Observem na imagem abaixo os “riscos”. No chip (SIM) grande, existe uma coluna a mais de contatos metálicos. Por isso não se pode simplesmete cortar em torno destes contatos!

Imagem Postada
  • Outras dúvidas comuns sobre a operação:
P: Posso pedir para a operadora um mini-chip (micro-SIM) e transferir a minha linha diretamente, sem ter que cortar o chip (SIM)?
R: Pode! Você compra um novo mini-chip por R$ 10,00 e eles transferem a associação a sua linha para o novo chip pelo sistema, sem precisar alterar o número do fone. Saiba que seu antigo chip (SIM) vai deixar de funcionar após esta transferência. Não tenha idéias, portanto… Imagem Postada

P: Se eu pedi para a operadora passar a minha linha para um mini-chip (veja item acima) ou ainda, se eu cortar o chip, como vou usar no meu celular ou modem antigo, já que o local para colocar o chip é compatível apenas com o chip tamanho grande?
R: Você vai precisar de um adaptador plástico (molde) para que o restante do espaço seja preenchido e o mini-chip (SIM) se encaixe corretamente nos dentes do celular ou modem. Em alguns modelos, você vai precisar prender com fita, porque o suporte que segura o chip pode não prender corretamente o mini-chip+molde.
- foto do que eu comprei e uso: http://yfrog.com/h4xbuzfj
R2: Você pode ainda usar um chip antigo e fazer um “molde” para o mini-chip, usando um estilete. Seria a operação inversa do corte do chip. Funciona! (veja foto acima “moldura do chip original que sobrou após ser cortado”).

P: Como fica o plano do meu chip com o corte? Tem que mudar algo na operadora?
R: O corte do chip (SIM, transformando-o em mini-chip (micro-SIM) não interfere no seu plano e não é necessário qualquer contato com a operadora. CONTUDO, lembre-se que seu plano deve ter um “pacote de dados” (ou nome similar) associado ao seu pós-pago. Se ele já funcionava com internet antes, vai continuar funcionando.
(*) a TIM, via plano pré-pago Infinity Pré disponibiliza o recurso “Infinity WEB” que permite navegar pagando R$ 0,50 ao dia que for navegado. Neste caso, não precisa ter pacote de dados. No site da TIM é informado que apenas smartphones podem usar o recurso, mas tenho usado no meu iPad normalmente. Veja mais aqui e nos comentários do post “Como usar o mini-chip (micro-SIM) do iPhone4 no iPad – solução”.

P: Tenho que configurar o que no iPad para funcionar?
R: Settings
Carrier:
Deixar em “automatic”. O seu iPad deve mostrar as barras de sinal da antena e operadora no canto superior esquerdo. Deve ainda, mostar na lista as operadoras disponíveis. Mesmo que a sua opeadora seja uma das abaixo, deixe em “automatic”.
Cellular Data:
Cellular Data = ON
Data Roamming = ON (opcional)
APN Settings = Preencher conforme tabela:
Vivo: Usuário e senha: vivo/vivo (*) – APN: zap.vivo.com.br
Claro: Usuário e senha: claro/claro – APN: claro.com.br (antes era: bandalarga.claro.com.br)
TIM: Usuário e senha: tim/tim – APN: tim.br
OI: <não tenho como testar, por favor quem tiver certeza dos valores informe!>
(*) LEMBRAR: Se por algum motivo você “ressetar” o iPad nas “configurações de rede” deve entrar com os valores acima novamente.

P: E se eu não quiser cortar o chip, como faço para navegar?
P: Se meu iPad não for 3G, como faço para navegar longe da rede WIFI?
R: Agora, a partir do lançamento do iOS 4.3 previsto para 11/03 como upgrade e nativo do iPad II, vai ser possível usar o recurso de “tethering“. OU seja: Será possível usar o modem interno do dispositivo via bluetooth como acesso de Internet, desde que claro, ambos aparelhos estejam “emparelhados”. Este recurso já era utilizado para quem tinha feito jailbreak e usava apps como o MyWiFi, por exemplo.Então, se vc tiver um iPhone4 com plano de dados, vai poder usar o modem do iPhone4 como acesso para o seu iPad. Não sei o se o inverso será possível, creio que sim. Mais uns dias e saberemos.
Vamos testar assim que por possível, com novo post sobre o tema.



Créditos: http://luccks.com/blog/ e ThiagoDiniz 



Nenhum comentário:

Postar um comentário