quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

como abrir Genesis Tab GT 1230 e fotos do tablet por dentro

Coloquei novas fotos mostrando um pouco da gambiarra que fiz para consertar o botão. Também inseri o vídeo do amigo Niegro, que fez um excelente vídeo demonstrando a desmontagem do aparelho. Obrigado Niegro!


Tablet e tampa traseira. Bem teimosa de sair, as travas são bem duras, mas com um pouco de paciência dá pra desencaixar tranquilamente.
Para retirar essa tampa, pegue uma faca ou algo que você consiga empurrar alguma fresta que tiver da tampa para fora. Depois disso, vá tirando as travas levantando-as para cima com o objeto que estiver utilizando.



Nessa foto podemos ver as travas da tampa. Também vemos parte da placa e um chip da marca Huawei em que eu não consegui identificar a numeração. Muito provavelmente ele é responsável pela comunicação com a rede wireless 802.11bgn e com o Bluetooth 4.0.



Essa imagem mostra 6 chips. Os quatro menores em fileira são a memória DRAM de marca MT.MOSEL, cada um deve ter 256MB totalizando os 1024MB ou 1GB descritos na caixa. O outro chip maior é um SoC (system on a chip) Allwinner Tech A10 c4026ca. Nele possuímos o processador central, que no caso é um ARM Cortex A8, um núcleo, de frequência 1,2GHz, uma GPU ARM Mali 400 e eu acho que provavelmente o SoC possui a southbridge integrada também. Essas informações do SoC eu pesquisei pra confirmar se era mesmo uma Mali 400 que nós tinhamos no nosso tablet, e realmente é essa GPU. Para um efeito de comparação, o SoC do Samsung Galaxy S II possui também uma GPU ARM Mali 400, ou seja, a GPU presente nesse tablet é bem potente.


Uma foto mais definida dos chips. O outro chip que eu não falei anteriormente é um Hynix h27ucg8t2myr, que também é fabricada pela SK. Nesse chip possuimos a memória flash de 8GB, ou seja, a memória interna do tablet.


Visão geral da parte interna do tablet. Vemos a placa, a bateria e uma placa de alumínio atrás de ambos, que é a tela.


Esse é um chip da marca Novatek. Não copiei a numeração no chip, mas fiz uma pesquisa e parece que essa Novatek faz chips para processamento de imagem. Agora, se já há um SoC com GPU no tablet e o cablo flat da tela já está ligada direto na placa, não entendi o motivo desse chip estar presente na placa.


Etiqueta com informações da bateria, confirmando que a bateria possui os 6000mAh descritos na caixa.


Tentei tirar uma foto dos parafusos que ficam na parte de cima do tablet. Não são parafusos Phillips, são parafusos Torx T5.


Uma foto mostrando mais ou menos a parte do botão Power. Essa peça branca é o que fica junto ao botão vermelho/laranja e quando pressionado o botão, aperta a peça e liga o tablet. O problema é que essa peça é bem ********* e ela fica solta dentro do tablet, por isso depois de algum tempo de uso ela acaba se desprendendo e o botão vermelho afunda.


O botão. Ele fica junto com uma parte do botão do reset. Estranho que os botões de volume e o de reset são botões mais comuns, e bem fixos dentro do tablet. 

Fotos com o botão "arrumado"


Botão power consertado! Fiz uma gambiarra com fita isolante e um pouco de solda. Infelizmente as fotos que fiz na hora da soldagem eu acabei perdendo mas tenho fotos mostrando a parte com a fita isolante.


Abrindo a tampa traseira. Apesar da câmera ter me trollado com o foco, dá pra ver e ter uma noção de como abrir a tampa, que contém umas travas bem duras.


Fita isolante no botão interno. Coloquei ela pra garantir que ele não se soltaria mais, apesar de eu ter soldado as pontas do botão e tal. Eu acho que somente a fita pode resolver, mas deve ser mais trabalhoso pelo fato de ter que encaixar corretamente o botão, para que ele se conecte direito à placa.


Fita no botão laranja. Também quis deixar bem presa, para que ela não afunde mais. Depois dessa fita, o botão de reset ficou mais duro de apertar, mais nada que dê muitos problemas.


Placa e conectores. Sem a moldura em black piano, conseguimos ver tranquilamente os conectores USB, miniUSB, miniHDMI, P2, entrada de energia, microfone e slot para cartão microSD. Lembre-se de remover o seu cartão microSD antes de remover essa moldura, eu quase quebrei o meu cartão por causa disso :P


Detalhe do botão com a moldura. Ficou meio torto, mas está funcionando como antes, então está tranquilo. kk


Vídeo da desmontagem do Genesis GT-1230, feito pelo amigo Niegro. Confiram:
 



credito  theWhK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário