Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

principais diferença entre o Galaxy S4 do Google e o convencional

O Google apresentou uma nova versão do Galaxy S4 nesta quarta-feira (15), durante o Google I/O 2013, em São Francisco. Batizada de "Google Edition", o novo smartphone tem o mesmo hardware do modelo original, mas utiliza o Android puro no lugar da interface TouchWiz, da Samsung. Para te ajudar a entender tudo o que muda no Galaxy S4, reunimos as principais diferenças entre a novidade do Google e o modelo original.

galaxy-s4-original-google-edition.jpg 
Galaxy S4 "Google Edition" (à esqueda) e original são muito parecidos, mas a diferença está no sistema (Foto: Arte/Divulgação)

Processador

O Galaxy S4 tem duas opções de processador, um octa-core e um quad-core, mas o Google não revelou se ambos estarão disponíveis no S4 com Android puro. Caso isso não aconteça, a tendência é que somente o processador com quatro núcleos seja vendido no Google Play norte-americano, já que este é o modelo disponível nos Estados Unidos.

Disponibilidade e Preço

Por enquanto, o novo Galaxy S4 será disponibilizado de maneira diferente do original. Enquanto o modelo comum é vendido em todo mundo, inclusive no Brasil, o S4 "Edição Google" somente estará disponível, a princípio, na loja virtual Google Play dos Estados Unidos. O preço é o mesmo: US$ 649 (cerca de R$ 1,3 mil) para a versão desbloqueada com 16 GB para armazenamento interno.

Sistema Operacional

Esta é a grande diferença entre os modelos. O Galaxy S4 vem com o Android 4.2.2 em seus dois modelos. Entretanto, as interfaces deles são diferentes. No tradicional, ele tem o visual TouchWiz, feito pela Samsung. Já a nova versão usa a interface padrão do Android, criada pelo próprio Google e sem interferência das fabricantes. Por essa razão, as atualizações são bem mais rápidas e feitas diretamente pela companhia de buscas.

Aplicativos e Recursos

Este ainda é um ponto sobre o qual é necessário haver mais esclarecimentos. Afinal, o Galaxy S4 é equipado com diversos recursos diferenciados, como Air Gesture, além de muitos aplicativos da Samsung, como o S Health. Até o momento, o Google ainda não emitiu informações sobre esse assunto. Entretanto, a tendência é de que a “Edição Google” do S4 tenha somente as ferramentas encontradas nos aparelhos da linha Nexus.

Fonte: TechTudo



TouchWiz Nature UX 2.0 versus Android Puro, quem é melhor ?




Todos nós sabemos que o Android é uma plataforma aberta e adaptável, que possui uma tonelada de “skins”, as chamadas personalizações feitas pelos fabricantes. Ícones e padrões de cores são regularmente alterados pelas empresas como a Sony, a HTC, a LG, o que às vezes deixa o sistema difícil de reconhecer que roda em cima de um Android. Neste artigo iremos analisar as diferenças do TouchWiz Nature UX 2.0 da Samsung, presente no Galaxy S4, e a Versão Pura do Android, tirada do Nexus 4.
Lockscreen (Tela de Bloqueio)

[IMG]
A tela de bloqueio da Samsung não difere muito do Android puro. A principal diferença é o processo de desbloqueio. No Touchwiz você pode simplesmente deslizar o dedo na tela para destravar, enquanto no Android puro, você pode precisa deslizar o ícone do cadeado para os lados. Ambas fornecem a possibilidade de se iniciar aplicativos direto da tela de bloqueio.
Homescreen (Tela Inicial)

[IMG]
Quanto a tela inicial, as semelhanças são mais claras. Na parte de baixo, existe uma linha fixa de aplicativos, também conhecida como “doca” (dock). Nela por padrão, se colocam os aplicativos mais utilizados, como o discador, o mensageiro, a câmera, e o navegador de internet. O usuário é livre para escolher quais aplicativos coloca na doca. A principal diferença é que no Android puro, a barra de pesquisa do Google é fixa e não pode ser removida. No TouchWiz, você pode removê-la. O TouchWiz também apresenta uma pequeno indicador de pontos logo acima da doca, para indicar em qual das telas iniciais você está. Em ambos os sistemas é possível adicionar ou remover a quantidade de telas iniciais. Para acessar às opções de adição ou remoção das telas iniciais, basta usar o movimento conhecido como pinça (pinch-to-zoom) na tela inicial.
Barra de Notificações

[IMG]
No TouchWiz, a barra de notificação é também chamada de Quick Settings, e permite que se façam uma série de modificações rápidas no seu aparelho, como ligar e desligar a rede sem fio, o bluetooth, o modo de vibração, a rotação, o brilho da tela, etc. Além disso, oferece atalhos diretos à tela de configurações do sistema. Você pode configurar os botões de liga/desliga que aparecem no topo, conforme a sua necessidade. .
No caso do Android puro, você precisa de adicionar um clique a mais para chegar as opções de liga/desliga, com menos opções que o sistema da Samsung.

[IMG]
Gaveta de Aplicativos (App Drawer)
[IMG]
Deixando de lado as cores e os ícones e olhando só para as funcionalidades, os dois sistemas apresentam funcionalidades muito parecidas, a primeira vista. No topo você pode escolher se quer exibir todos os Apps ou Widgets e aplicativos baixados. Mas quando se aperta o botão de menu, que as diferenças aparecem. No TouchWiz você pode fazer várias coisas legais como criar pastas para organizar seus aplicativos, ordenar por data de instalação, ou ordem alfabética, esconder aplicativos da gaveta, pesquisar um aplicativo por nome, etc. Realmente neste quesito, o Android puro tem muito a melhorar.
Aplicativos Abertos Recentemente

[IMG]
Novamente, funções muito parecidas em ambos os casos, onde você obtém uma lista com os thumbnails, imagens pequenas da tela dos aplicativos, que você pode clicar para trazer aquele aplicativo de volta para o foco, ou pode desligar o aplicativo para o lado para o fechar e tirá-lo da memória. Porém no TouchWiz, você tem a opção de fechar todos os aplicativos e ainda tem o link para o Google Now, o app de pesquisa do Google, e um link para o Gerenciador de Processos abertos, onde você poderá matar um processo ativo, para liberar recursos do dispositivo.
Configurações

[IMG]

Aqui nas configurações, à primeira vista, a diferença fica por conta do design mais colorido da Samsung. Mas também podemos notar que no TouchWiz, as diversas opções de configuração são melhor organizadas e divididas de maneira a permitir o usuário uma localização mais rápida da opção que deseja mudar, através de abas no topo da tela.

Recursos Adicionais
Os recursos adicionais não entraram na comparação, pois como o nome já diz, são adições feitas pela Samsung que não possuem paralelo no Android Puro, exceto em alguns casos com a instalação de Apps de terceiros.

Entre eles, podemos citar, o reconhecimento de movimentos para desempenhar funções no aparelho. O reconhecimento dos olhos abertos olhando para a tela, para evitar o bloqueio da tela, e agora no Galaxy S4, com novas funcionalidades, como aquela que pausa o filme automaticamente se você desviar os olhos da tela.
Tem também a função de tocar videos em uma janelinha Popup, enquanto você desempenha alguma função em outro aplicativo.
Podemos falar também sobre o recurso de multi-janela que existe nos celulares Top da linha Galaxy, como o S3, o Galaxy Note 1 e 2, e também no Galaxy S4.

São muitos os recursos a mais do TouchWiz, e citá-los todos deixaria este artigo muito grande!

credito 

Black Cat 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário