Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Tutorial para conhecer sobre Galaxy SIII - GT-I9300 - fazer Root - Unbrand - instalar Custom roms

Todos os procedimentos funcionam para os aparelhos GT-I9300, não importa a origem. Se você tiver alguma variação (GT-I9300T por exemplo) não execute os procedimentos listados aqui.

Vou explicar os princípios básicos sem me aprofundar demais, tentarei ensinar apenas o que vai ser usado pela maioria dos usuários. Os procedimentos são idênticos aos utilizados para o galaxy SII, quem está fazendo um upgrade do SII para o SIII como eu não vai ter a menor dificuldade.
Se você é novo no mundo android e aparelhos Samsung, existe muita informação para ser absorvida. 

Leia com muita atenção, sei que é um saco ler um wall text mas existem detalhes importantíssimos por todo o tutorial.

Vamos aprender algumas coisas básicas sobre o aparelho, existem 3 modos de boot:

1- Boot normal: esse é o modo que todos conhecemos, o aparelho carrega o sistema operacional android.

2- Modo Recovery: Para acessar esse modo ligue o celular pressionando as teclas Home + Volume pra cima + Power. A navegação é feita com o botão de volume (para cima e para baixo), o “enter” é o botão power. Mantenha as 3 teclas pressionadas até aparecer o robozinho, assim que ele aparecer solte as teclas.

[IMG]

3- Modo Download: Esse modo permite que você instale kernels, roms, bootloaders, modems... Para acessar esse modo ligue o celular pressionando as teclas Home + Volume pra baixo + Power. Mantenha as 3 teclas pressionadas até aparecer a tela abaixo.

[IMG]

Esse aviso informa que a instalação de arquivos não originais pode causar sérios problemas ao seu aparelho. Caso queira prosseguir pressione volume pra cima, caso queira cancelar pressione volume pra baixo. Confirmando o modo download (volume para cima), temos a tela abaixo.


[IMG]

Reparem que em custom binary download aparece no. Isso significa que nenhum arquivo não oficial (rom, kernel) foi instalada neste aparelho. Sim, a samsung permite que você instale o que quiser, mas existe um contador "dedo duro" que indica quantas vezes você instalou um arquivo não original. mais vamos zerá-lo mais na frente



uito bem, agora que aprendemos o básico que tal atualizarmos o aparelho sempre que quisermos? Ou quem sabe trocar essa rom cheia de programas da sua operadora por uma rom stock (unbranded), sem o logo da operadora no boot, sem programas indesejados, sem perigo da rom estar “capada”. Algumas operadoras fazem mudanças profundas nas roms, a Claro chegou ao absurdo de trocar a busca padrão (google) de alguns androids pela busca do yahoo. Não sei se é o caso do S III, mas eu considero sempre a rom unbranded melhor que as de operadoras.

Antes de começar, não existe modificação 100% segura. A chance de ocorrer algum problema é muito baixa, mas existe. Execute esses procedimentos por sua conta e risco.

ATENÇÃO, POR SEGURANÇA S

EMPRE TENHA A BATERIA COM NO MÍNIMO 70% DE CARGA QUANDO FOR FLASHEAR QUALQUER ROM OU KERNEL.
SE POSSÍVEL, EXECUTE ESSES PROCEDIMENTOS EM UM NOTEBOOK CARREGADO OU EM UM PC COM NOBREAK. QUEDAS DE ENERGIA PODEM BRICKAR SEU APARELHO.

1- Baixe e instale o kies: 
http://www.samsung.com/br/support/usefulsoftware/KIES/JSP

2- Reinicie seu computador.

3- Baixe a rom de sua preferência no sammobile (cadastre-se para fazer o download). O sammobile tem a listagem mais completa de roms que já vi. A listagem é organizada cronologicamente e é possível ver se a rom é unbranded ou se é de alguma operadora (informação entre parênteses ao lado do país). Entre no link abaixo e digite i9300 na caixa de pesquisa. Todas as roms listadas devem funcionar no seu aparelho, pessoalmente escolho sempre a mais nova. As europeias costumam ter o idioma português (Brasil) e a rede 3G geralmente funciona perfeitamente (podem existir exceções, ainda não encontrei nenhuma).
http://www.sammobile.com/firmware/
Por se tratar de uma rom original, o contador do modo download não é alterado, as informações que aparecem continuam exatamente as mesmas (CUSTOM BINARY DOWNLOAD: No; CURRENT BINARY: Samsung Official; SYSTEM STATUS: Official).

4- Descompacte a rom para obter um arquivo .tar

5- Baixe e descompacte o odin (anexado a esse post).

6- Verifique se não existe nenhum processo do kies rodando no Windows. FECHE TODOS os processos relacionados ao kies.

7- Abra o odin, clique em PDA e selecione o arquivo .tar. Certifique-se que apenas as opções Auto Reboot e F. Reset Time estejam selecionadas, conforme imagem abaixo:

[IMG]

Existe a possibilidade de sua rom vir com 4 arquivos. Nesse caso, vc deve selecionar:
Em PDA a parte que tem no nome PDA ou CODE
Em PHONE a parte que tem no nome PHONE OU MODEM
Em CSC a parte que tem no nome CSC
NÃO UTILIZE O ARQUIVO .PIT

8- Entre no modo recovery, selecione wipe data/factory reset e confirme (yes, deleta all user data). Todos os seus aplicativos, sms, etc. serão perdidos. Caso seja preciso, faça o backup antes com aplicativos como o SMS Backup.

9- Entre no modo download e confirme (volume para cima).

10- Conecte seu celular ao pc através do cabo usb, repare que a caixa ID:COM exibirá uma informação (não precisa ser exatamente a mesma COM), a caixa message também exibirá uma mensagem.

[IMG]

11- Clique em start, o odin iniciará o processo de instalação de sua nova rom. A instalação irá durar alguns minutos, aguarde a mensagem pass com o fundo verde.

[IMG]

12- O celular reinicializará sozinho, você já pode desconectar o aparelho do pc. O primeiro boot será demorado, quando aparecer para escolher a linguagem desligue o aparelho, reinicie no modo recovery e faça novamente o wipe data/factory reset.

13- Reboot e pronto, a rom escolhida foi instalado com sucesso!



Acesso Root

OBTER O ACESSO ROOT INICIA O CONTADOR DE CUSTOM ROMS, PORTANTO A GARANTIA PODE SER INVALIDADA. É POSSÍVEL ZERAR O CONTADOR, PORÉM É UM PROCEDIMENTO QUE SÓ DEVE SER UTILIZADO EM CASOS EM QUE É NECESSÁRIO ACIONAR A GARANTIA.

Em primeiro lugar, o que é acesso root? Imagine o computador do seu trabalho, existe o perfil de administrador que pode fazer o que quiser e o seu perfil, com várias limitações correto? No android é a mesma coisa, você é um usuário comum, com o acesso root você pode fazer modificações mais profundas no seu aparelho.

Mas qual a utilidade disso? Bem, são inúmeras, entre as mais comuns é a possibilidade da fazer o backup de todos os seus aplicativos (com o Titanium Backup por exemplo), instalar custom roms, bloquear as propagandas dentro dos aplicativos gratuitos, silenciar a câmera...

Bem, chega de papo e vamos aprender a rootear o aparelho. Existe mais de 1 método, eu recomendo sempre o CF-Root.

Em primeiro lugar, todos os créditos são do usuário Chainfire, do fórum xda. Geralmente existe mais de uma forma de rootear seu aparelho, eu sempre recomendo os métodos desse brilhante desenvolvedor. Se puder, após rootear seu aparelho faça uma doação, mesmo que seja de apenas 1 dolar.

Vamos utilizar o odin para rootear o aparelho, leia o post anterior se não souber utilizá-lo. Caso ainda não tenha instalado o kies, faça agora, reinicie o pc, baixe o odin.

1- Baixe o CF-Root mais recente no link abaixo (post 3):
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1695238

2- Descompacte o CF-Root para obter o arquivo .tar

3- Abra o Odin e selecione o arquivo .tar em PDA (lembre-se de que todos os processos relativos ao kies devem estar fechados).

4- Entre no modo download e confirme (volume para cima).

5- Conecte seu celular ao pc através do cabo usb, repare que a caixa ID:COM exibirá uma informação (não precisa ser exatamente a mesma COM), a caixa message também exibirá uma mensagem.

[IMG]

6- Clique em start, o odin iniciará o processo de instalação. O processo é bem rápido, aguarde a mensagem pass com o fundo verde.

[IMG]

7- O celular reiniciará sozinho. Pronto, você já tem o acesso root habilitado! Repare que em Apps agora você tem um aplicativo SuperSU.

[IMG]

Além do acesso root, é instalado um novo recovery, que permite a instalação de custom roms. O modo de acesso é exatamente o mesmo, mas se preferir também é possível encontrar o aplicativo CWM (novo recovery) entre seus Apps.



Custom Roms e Kernels

Agora que você obteve o acesso root, instalando automaticamente o novo recovery (CWM), é muito fácil instalar custom roms.

Antes de instalar sua custom rom, vale a pena comprar o aplicativo Titanium Backup. Com ele é possível fazer o backup de todos os aplicativos instalados e posteriormente restaurá-los de forma bem simples.

1- Escolha a custom rom de sua preferência (no xda existem várias):
http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1566

2- Copie a rom para a memória interna do celular. Não descompacte, o CWM vai flashear o arquivo .zip

3- Entre no modo recovery (agora CWM). Para navegar, utilize o botão de volume, o power funciona como enter, o home é o botão voltar.
[IMG]

4- Vá em advanced, wipe dalvik cache, confirme. Botão home para voltar, wipe cache, confirme. Wipe data/factory reset, confirme. Lembre-se que esse procedimento apaga todos os seus aplicativos, sms, etc.

5- Vá em install zip from sd card, choose zip from sdcard, selecione a rom desejada e confirme. A instalação vai ser iniciada.

6- Wipe dalvik, cache e data novamente, reboot e pronto. Sua custom rom foi instalada de forma rápida e fácil.

O mesmo procedimento deve ser adotado para flashear um kernel, porém não é necessário realizar os wipes.

Quando você instala uma rom ou kernel através do CWM, o contador não é alterado. Muitos usuários obtém o acesso root, zeram seu contador e instalam as custom roms através do CWM. O contador continua zerado e o firmware é reconhecido como original da Samsung.

Kernel

A grosso modo o kernel é quem faz a comunicação do hardware com o software. 

E qual Kernel utilizar?

Essa é uma pergunta sem resposta. Muitos falam maravilhas de determinados kernels, nem sempre você vai perceber todas as vantagens anunciadas. O ideal é você testar (praticamente todos podem ser flasheados através do CWM) e tirar suas próprias conclusões. Algumas funções que custom kernels propiciam:

- Possibilidade de undervolt para economia de bateria. Todos os processadores são únicos, cada um tem uma capacidade própria e um custom kernel permite que você teste essa capacidade. Por exemplo, o meu processador pode ser capaz de rodar a 1200 MHz com uma alimentação de 1175 mV, enquanto o seu pode precisar de 1250 mV. É claro que o fabricante precisa definir um valor que seja seguro para todos os processadores, então por padrão o nosso aparelho consome 1300 mV rodando a 1200 MHz. Com o custom kernel você pode testar e descobrir quais são os valores limites para o seu aparelho, economizando bateria. Por padrão o undervolt não danifica o aparelho, mas pode deixá-lo instável caso você exagere na dose.

- Possibilidade de overclock. Mesma caso do undervolt, todos os processadores são capazes de rodar a 1200 MHz, mas alguns podem chegar a até 1600 MHz de forma 100% estável. Eu NÃO recomendo essa prática, o Galaxy S II já é extremamente rápido, não existe nenhum programa que ele não rode liso. Além de não existir essa necessidade, o overclock pode danificar o seu processador por super aquecimento. Mesmo assim alguns usuários consideram seguro fazer um overclock menor, permitindo que o aparelho rode a 1400 MHz. 

É importante observar como deve ser instalado o custom kernel ou rom. A esmagadora maioria deve ser instalada através do CWM (arquivo .zip), mas alguns poucos devem ser descompactados para serem instalados através do odin (arquivo.tar em pda). Leia com atenção as instruções do desenvolvedor.



Zerar o contador.
Em primeiro lugar, esclareço que sou contra essa prática. Existe um risco de brickar seu aparelho tentando zerar o contador, esse é um risco completamente desnecessário.

No meu entendimento, esse procedimento só deve ser realizado se for necessário acionar a garantia, não corra riscos desnecessários.

1- Baixe e instale o aplicativo triangle away . Se puder ajudar o desenvolvedor, compre o aplicativo no google play. Caso contrário, o desenvolvedor disponibiliza o aplicativo gratuitamente no link abaixo:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1494114

2- Instale o aplicativo no seu aparelho. É preciso ir em configurações, segurança e selecionar fontes desconhecidas.

3- Rode o aplicativo. Ele irá solicitar acesso root, basta clicar em “grant”.
[IMG]

4- Verifique se o aparelho foi reconhecido corretamente. Se não aparecer como GT-I9300 não rode o aplicativo!! Sendo reconhecido corretamente, basta clicar em continue.

[IMG]


Agora é só selecionar reset flash conter (permita o download). Aparecerá um aviso sobre os riscos de rodar esse aplicativo, selecione continue e o aparelho vai reiniciar, entrando em um recovery diferente. Volume para cima reseta o contador, volume para baixo cancela a operação.
 
Pronto, seu contador foi resetado. Para efeito de garantia, utilize o odin para flashear a rom original do seu aparelho, problema resolvido. Celular com a rom original e contador zerado.

Espero que essas informações sejam úteis.




credito total a
ffbf plusgsm

Nenhum comentário:

Postar um comentário