sábado, 8 de fevereiro de 2014

guia como instalar Stock ROM fabrica Smartphone Sony Xperia Z1 caso algum problema

Requerimentos:

- Drives USB do Xperia ZQ instalados (instale o PcCompanion e pronto).

- Instalem o ADB, 
Como Instalar o ADB?

.: Downloads necessários:

SDK: http://developer.android.com/sdk/index.html

.: Passo 1 - Instalar o Android SDK

O primeiro passo é fazer o download do SDK, acessar o link acima e fazer o download da última versão disponível no site. Há versões para Windows, Linux e MacOS X. No caso do windows - creio ser utilizado pela maioria do forum - há disponível um zip e um arquivo exe instalalável, estou me baseando com o arquivo zip para esse tutorial.

Após o download do SDK, descompacte o arquivo baixado em seu computador, no nosso caso vamos descompactar na raiz do nosso C: e ele ficará em: C:\android-sdk-windows.

.: Passo 2 - Baixando as SDK Platform Tools

Antigamente o ADB já vinha com o SDK platform tools por padrão em uma pasta chamada "tools" mas agora foi realocado para a subpasta "platform-tools" e precisa ser baixado como um pacote SDK, felizmente é bem simples fazer esse download:

Vá até a pasta do SDK (C:\android-sdk-windows) e execute o arquivo SDK Manager (é importante estar conectado a internet). Quando executar esse arquivo pela primeira vez, aparecerá uma janela para escolher alguns pacotes para instalação. A primeira opção é "Android SDK Platform-tools", marque-a e DESmarque todos os outros pacotes abaixo. Para marcar/desmarcar um pacote basta clicar sobre ele e depois clicar na opção Accept para instalar ou Reject para não instalar.

Depois de selecionar o "Android SDK Platform-tools" clique em install e o pacote será instalado. Assim que o processo terminar você terá a pasta "platform-tools"dentro da pasta do SDK (C:\android-sdk-windows). Essa pasta tem o ADB e suas dependencias.

.: Passo 3 - Adicionando o local do ADB como variável

Agora que o ADB foi instalado é necessário configurar o local onde ele está como uma variavel de ambiente pois assim você não precisa entrar na pasta C:\android-sdk-windows\platform-tools\adb toda vez que for usar o ADB. Vou descrever apenas o método para o windows pois presumo que seja o sistema que a maioria use no forum.

- No Windows 7 clique no "Windows ORB" ou no símbolo do windows do lado inferior esquerdo da tela, depois clique com o botão direito sobre o ícone "Computador" e depois clique em "Propriedades". Nas opções do lado esquerdo clique em "Configuração avançada de Sistemas", no windows XP é só clicar com o botão direito sobre o "Meu Computador" e depois em propriedades.
- Na janela que se abrir há uma aba chamada avançada, clique nela e depois há um botão no canto inferior direito da janela chamado "Variáveis de ambiente..." clique sobre ele.
- Uma nova janela abrirá, na parte de baixo, em Variáveis de Sistema, procure pela variável Path e de um duplo clique nela
- Uma nova janela abrirá, NÃO DELETE nada que está lá, isso pode trazer MUITOS problemas para seu windows.
- Vá até o final do campo "Valor da Variável" e ADICIONE a seguinte linha:

;c:\android-sdk-windows\tools;c:\android-sdk-windows\platform-tools

.: Passo 4 - Instalando os drivers USB (OPCIONAL)

Finalmente você vai instalar os drives USB. Esse passoé opcional dependendo do seu aparelho. Se o seu aparelho é um aparelho que vem com o Android "puro" como o Nexus One esse passo é necessário mas se o seu aparelho vem com algum Android já customizado - casos da Samsung, Motorola, HTC etc - provavelmente ele já veio com algum software que tem os drives embutidos (Kies, HTC Sync etc).

- Primeiro temos que baixar os drives USB, para isso é necessário abrir novamente o SDK Manager que está na pasta SDK e em seguida clicar em "Available Packages" no lado esquerdo da janela
- Expanda a opção "Third party Add-ons" e depois a opção "Google Inc. add-ons" e marque a opção "Google Usb Driver package, revision <x>" Onde <x> é a revisão pertinente a aplicação SDK, a atual é 4.
- Clique em "Install Selected" e uma nova janela aparecerá, clique em "Accept all" e depois no botão "install". Aguarde enquanto os drivers são baixados e instalados.
- Os drives USB estarão na pasta "c:\android-sdk-windows\extras\google\usb_driver\".

Os drivers foram baixados e estão prontos para serem instalados. Você pode instala-los em sua máquina da seguinte forma:

- No aparelho, na tela inicial, aperte menu, selecione aplicações e depois Desenvolvimento, habilite a opção Depuração USB
- Conecte seu aparelho no PC via USB e o windows iniciará uma instalação de um novo hardware. Caso ele não encontre automáticamente os drivers, faça-o procurar os drivers na pasta onde foram baixados (c:\android-sdk-windows\usb_driver) e aguarde a instalação
- Assim que os drivers forem instalados você terá uma interface ADB instalada no seu gerenciador de dispositivos

**Quem estiver usando o Windows 8, vou dar uma colher de chá, faça antes de tudo o tutorial que está no POST nº3**




Esse tutorial tem como objetivo mostrar de forma clara e com imagens o procedimento a se fazer para instalar uma Stock Rom no Sony XPERIA Z1, mesmo procedimento serve para o Xperia Z/ZQ.



- Baixe os últimos drives do FlashTools aqui:http://www.flashtool.net/download.html





Instalando o FlashTools e os drives do XZQ:



2 - Depois de instalar você terá essa pasta, eu fiz conforme o tutorial e criei um atalho do FlashTools na desk do PC, no meu caso é o 64bits.



3- Agora vamos instalar os drives do Xperia ZQ. Clique em "drives" e instale os drives do Xperia "Z".




4- Depois de baixar a ROM Stock, selecione o arquivo .ftf (firmware/ROM) e coloque na pasta "firmware"



5- Agora vamos fazer o flash da ROM. Inicie o programa Flashtool, click no símbolo de um "raio", depois selecione Flashmode:



6 - Uma janela aparecerá e o firmware que você colocou na pasta Firmware será mostrado nas abas Device/Version/Branding, selecione ele. 

Preste atenção na opção WIPE: selecionando DATA e CACHE ambos serão apagados durante o flash, caso queiram manter os dados não selecionem data e cache.




Continuando DESLIGUE O XPERIA ZQ, power off ^^.

Nesse momento você irá clicar em FLASH (não é para deixar o aparelho conectado ao PC ainda), e o programa irá preparar os arquivos para realizar o flash. 

Após um tempinho irá aparecer uma tela indicando que conecte o aparelho, com o XPERIA ZQ deligado faça o procedimento da imagem abaixo (com o aparelho desligado, segure o volume menos e plugue o cabo USB

OBS:

*Não há necessidade de deixar o aparelho plugado como mostra o passo 1 da imagem abaixo.
*O passo 3 é substituído pelo Volume (-) .




Depois de plugar o cabo USB notará que o FlashTools começara a realizar o flash propriamente dito, quando terminar a imagem será essa abaixo, podendo desplugar o aparelho e ligá-lo.



=============================

Para quem usa Windows 8 tem um pequeno detalhe a ser feito antes de tudo, DESABILITAR A VERIFICAÇÃO DE DRIVES.

Simples de fazer, basta seguir o vídeo abaixo até os 2:30s somente.

 

Esse procedimento acima é o mesmo que esse abaixo (irei traduzir o texto, mais é de fácil compreensão)

1.) Bring up Charms by mousing over to the right of the screen
2.) Go to Settings
3.) Change PC Settings
4.) General
5.) Scroll down to Advanced Startup > Restart Now
6.) Trouble shoot
7.) Advanced options
8.) Windows startup options
9.) Restart
10.) Choose F7 (I believe) or click on "Disable driver signature enforcement"
11.) Reboot

credito total
rioferraz brasildroid e xda

Nenhum comentário:

Postar um comentário