segunda-feira, 5 de maio de 2014

guia com 15 dicas para turbinar o uso do smartphone samsung Galaxy S5 e conhecer melhor seu aparelho

Durante a apresentação do Samsung Galaxy S5 se destacaram algumas das suas funções mais relevantes como o detector de impressão digital ou o sensor de frequência cardíaca. Pessoalmente, nenhuma delas despertou o meu desejo de comprá-lo, mas posteriormente, ao inve
stigar e descobrir que o S5 tem funções muito interessantes, a minha opinião mudou um pouco. Se já tiver um ou se estiver pensando em comprar, não perca estas 15 dias pouco conhecidas.
trucos samsung galaxy s5 teaser
Sabia que o Samsung Galaxy S5 pode ser usado com lápis?/ © AndroidPIT

1. Mudar o visual do menu de configurações

Começamos por algo muito básico. Uma das principais mudanças da interface de usuário TouchWiz é que o menu de configurações mostra outra aparência. Aqueles que encontraram o novo menu um pouco confuso irão se alegrar em saber que se pode mudá-lo e configurá-lo para que seja uma lista, ao estilo do menu anterior. Para isso, basta abrir Configurações > selecionar o botão de Menu (representado por três pontos na parte superior direita) > escolher “Exibição de guia”.
sr51
Mudando o visual das configurações. / © AndroidPIT

2. Desativar o S Voice

Todos os usuários de um dispositivo Samsung de última geração sabem que se pode acessar o S Voice clicando duas vezes no botão de Home. Esse acesso rápido é prático de realmente utilizamos o assistente com assiduidade, mas se não for o caso, a única coisa que teremos será um pequeno atraso sempre que usarmos o botão de início. O motivo é que cada vez que clicarmos sobre o botão de Home, o celular demorará um segundo “esperando” pelo segundo clique. O melhor, no caso, é desativar a opção indo às Configurações > S Voice > Abrir com tecla de início.

3. Desativar o Minha Revista

Se tampouco usamos o leitor de notícias Minha Revista, convém desabilitá-lo, pois consome bateria com as atualizações. Encontraremos essa opção nas configurações da tela de início, acessadas ao clicar sobre qualquer ponto da tela ou “beliscando-a”. Dentro desse menu basta ir a Configurações > desativar a opção Minha Revista.
sr52
Desativando "Minha revista". / © AndroidPIT

4. Acesso rápido a aplicativos

Sem dúvida um dos meus recursos favoritos. Trata-se da função Caixa de ferramentas que encontraremos no menu de Configurações sob a categoria de Som e Visualização, que nos permite criar um pequeno widget na tela de início com acesso aos nossos aplicativos favoritos. Na tela veremos um pequeno círculo branco com três pontos, que poderemos colocar onde quisermos. Ao clicá-lo longamente, poderemos escolher quais aplicativos entrarão para esse atalho.
sr3
Atalho a aplicativos. / © AndroidPIT

5. Acessos diretos com botões

Uma das diferenças entre o S5 e seus antecessores é que mudaram os botões capacitivos e seus acessos diretos. Agora, por exemplo, ao clicar longamente o botão de Home, não acessaremos a multitarefa, mas sim o Google Now. Para acessar os aplicativos abertos existe agora um novo botão localizado na parte esquerda e que substituiu o de menu. Se clicarmos uma vez sobre ele acessaremos a multitarefa, mas se mantivermos pressionado um tempo teremos acesso ao menu de widgets e configurações de tela. Por último, se pressionarmos longamente o botão de “Voltar” será ativada a multijanela (como no S4 e no S3).

6. Utilizar o S5 com um lápis

O S5 não traz uma S Pen nativa, mas ela não faz falta, pois como no caso do Sony Xperia Z Ultra, o S5 também pode ser utilizado com qualquer lápis. Para que isso seja possível, basta aumentar a sensibilidade da tela. Ao fazê-lo,o display do S5 poderá ser usado com um lápis ou uma caneta. Para ser sincera, estava um pouco cética com respeito a esse recurso, mas assim que o provei vi que funciona muito bem. Basta aumentar a sensibilidade ao toque emConfigurações > Visor.
sr533
Utilizando o S5 com um lápis. / © AndroidPIT

7. Operação com uma mão

Para muitos, a tela do S5 pode parecer grande. Como solução, o software da Samsung permite que possamos controlar a tela com uma só mão. A primeira coisa a se fazer é ativar essa opção através do menu de Configurações > Tela > Operação com uma mão. Uma vez ativado, basta deslizar rapidamente o dedo da direita para a esquerda e de novo direita. Aparecerá automaticamente uma tela menor com o mesmo conteúdo.
sr4
Controlando o S5 com uma mão. / © AndroidPIT

8. Ocultar aplicativos

Se não quisermos que apareçam todos os aplicativos em nosso painel, podemos ocultar algumas delas de forma simples. Basta abrir o painel de aplicativos e abrir o menu (representado por três pontos na parte superior direita). Ali encontraremos a opção “Ocultar aplicativos”.
s5kk
Ocultando apps. / © AndroidPIT

9. Ocultar imagens e vídeos no Modo Privado

Se você empresta o seu smartphone com frequência ou tem um(a) namorado(a) um tanto intrometido(a), o melhor é esconder fotos ou vídeos mais pessoais. Isso é possível através do Modo Privado do Galaxy S5, que pode ser facilmente ativado no menu de configurações rápidas. Uma vez ativado, só teremos que entrar na galeria de imagens, abrir o menu e selecionar “Mover a Privados”.

10. Economizar bateria

Esta dica na verdade já é bem conhecida, pois foi um dos pontos fortes do S5 durante a sua apresentação. De toda forma, convém destacar que ele nos ajuda a prolongar a autonomia do nosso smartphone para que possamos utilizar funções básicas como ligações ou SMS. Para mais informações, confira o nosso vídeo sobre o Modo de economia de bateria do S5.

11. Virtual Tour

O único modo de disparo novo com relação ao Galaxy S4 é o de Tour Virtual. Com esse modo, o smartphone tira fotografias da cena através de diferentes perspectivas, de maneira que no final temos um pequeno tour.
tvir
O modo novo da câmera do S5. / © AndroidPIT

12. Flash como LED de notificação

O Samsung Galaxy S5 está equipado com uma luz LED frontal de notificação, mas se quisermos ter uma luz mais forte para notar a chegada de mensagens, podemos ativar o flash da câmera como luz de notificação. Para isso, basta ir a Configurações > Acessibilidade > Audição > Notificação por flash.
s590
Flash para as notificações. / © AndroidPIT

13. Contatos frequentes

Podemos configurar um grupo de contatos favoritos a quem costumamos enviar mensagens (sim, existem pessoas que continuam usando SMS) abrindo o aplicativo de mensagens e clicando sobe o símbolo "+" acompanhado pela frase “Clique para adicionar destinatários prioritários”.

14. Frases pré-configuradas de mensagens

Outra função muito interessante relacionada com as mensagens é que podemos atribuir aos números do teclado frases pré-configuradas, por exemplo expressões que costumamos utilizar ou o nosso endereço. Dessa forma, quando estivermos escrevendo, só teremos de clicar sobre o número correspondente. Para criar esses atalhos basta abrir qualquer aplicativo que precise de teclado, ir aos ajustes do teclado e selecionar “Meus atalhos”.
s5zu
Configurando frases prontas. / © AndroidPIT

15. Enviar mensagem de perigo

Terminamos essa lista de recursos e dicas com um de segurança. Se em algum momento nos encontrarmos em perigo, podemos enviar uma mensagem de ajuda à nossa lista de contatos de emergência com imagens e a localização. Para isso, basta clicar no botão de on/off. Para ativar essa função, vá a Configurações > Sistema > Auxílio de emergência > Enviar mensagens de socorro.
s5tz
Enviando mensagens de socorro. / © AndroidPIT

credito total Isabel Valencia androidpit

Um comentário:

  1. O dono desse blog poderia entrar em contato comigo pelo meu skype

    pablo.morais4 é um assunto muito importante

    ResponderExcluir