terça-feira, 3 de junho de 2014

guia como recuperar o aparelho LG Optimus L5 "morto", "brickado", ou preso boot a tela LG

Todo o procedimento narrado abaixo é arriscado. Faça por sua conta e risco.
Bom pessoal, este problema ocorreu com o meu LG e612 e eu tive muito, mas, muito trabalho para solucioná-lo. Sendo assim, eu me sinto na obrigação de compartilhar essa possível solução, e tentar ajudar vocês.
O meu aparelho travou na tela de inicialização no logo da LG. Nada neste mundo solucionava o problema, até que eu enfim encontrei a solução. Vamos lá.
Vou dividir este tutorial em 2 partes (Talvez seu problema seja resolvido já na 1ª parte)
-

Parte 1
Primeiramente, faça um HARD RESET em seu aparelho. Existem 3 formas de faze-lo com o aparelho desligado.
Veja neste turorial do amigo Laíre
Olá pessoal, vi que alguns membros do fórum estão tendo problemas para realizar o Hard Reset no L5, sendo que alguns estão usando o comando de teclas ao inverso, e talvez esse seja o teu caso, então resolvi fazer esse Tutorial.

Primeiramente gostaria de explicar para você que existem varias formas de Fazer um Hard Reset no seu L5, mais adiante você verá quais são e como fazer, mais primeiro preciso lhe fazer algumas perguntas e lhe explicar alguns detalhes importantes:

1 - Em qual versão do Android o seu l5 estar?
É importante identificar isso, pois na transição para o Jelly Bean Alguns comando foram modificados ou ajustado.

2 - Você tem o modo de recuperação instalado? 
Saber se seu celular estar com modo de recuperação instalado é de extrema importância, pois o comando é o mesmo, então talvez seja por isso que você estar usando o comando inverso por achar que é possível fazer o hard reset estando com CWM instalado quando na verdade não é. (Para quem tem CWM no celular tem que fazer os Wipes para limpar parcialmente o aparelho {Aplicativos, Contas e Configurações}, mais não limpa tudo, pois a memoria interna fica intacta).

3 - Ainda está com dúvidas? 
Não tem muito o que explicar, o comando de tecla para fazer o Hard Reset no L5 em geral é "Volume - (Para Baixo)" + "Home (Casinha ou Botão Central)" + "Power (Botão liga/desliga)"


Pronto agora que já te expliquei esses detalhes que fazem toda a diferença, vou te ensinar o Modo por Comando de Teclas:

Como fazer no L5 e612f com Jelly Bean:
É simples de fazer é só "segurar ao mesmo tempo" "Volume -" + "Home" + "Power" quando o aparelho "vibrar" (Isso você pode fazer até com os olhos fechados) é só "soltar" só soltar todas as teclas, feito isso vai demorar mais ou menos 1 minuto e 1/2 para aparecer o robozinho na tela, o robozinho vai aparecer e depois o celular reiniciar, esse processo também demora um pouco.

Como fazer no L5 e615f com Jelly Bean:
Muito simples, é só segurar "Power" + "Volume -" quando as teclas acenderem pressione rapidamente a tecla touch "Back" (Voltar) e mantenha pressionada, assim que o aparelho vibrar solte as demais e continue segurado "Back" por alguns segundos até o robozinho aparecer na tela, após isso o celular irá reiniciar em alguns segundos. 
Créditos à Hugo Gabriel

Como fazer no l5 e612f/615f com Ice Cream Sandwich:
Bom esse também é muito simples, e o resultado é mais rápido, com o aparelho desligado, segure ao mesmo tempo "Volume -" + "Power" por alguns segundos, quando as luzes acenderem selecione rapidamente a tecla "Home" (Botão Central/Casinha) e solte as demais teclas, mantenha "Home" pressionado até aparecer o robozinho na tela, feito isso o celular irá reiniciar em alguns segundos. 
Créditos à Deyver Gomes


Bom nem sempre é necessário fazer o Modo por Comando de Teclas, e para esses casos existem os Métodos Alternativos:

Pelas Configurações:
Se seu aparelho liga normalmente é muito simples e descomplicado de fazer esse processo, é só ir em DefiniçõesAjuste ou Configurações>Copia ou Backup de segurança e reposiçãoRepor ou restaurar configurações de fabrica e redefinir o telefone. Simples não é e ainda dá no mesmo, ou seja é o mesmo que fazer por "Comando de Teclas", em outras palavras é o mesmo "Hard Reset. (mais não tenho certeza se funciona para quem está com CWM instalado).

Pelo terminal Emulator:
Se seu aparelho tem Root mais não está com Modo de Recuperação instalado, você pode fazer pelo pelo aplicativo Terminal Emulator. É muito simples também, basta abrir o aplicativo e digitar o comando su dar enter e digitar reboot recovery daí o celular vai reiniciar e fazer o processo, vai demorar um tempinho para aparecer o robozinho mais funciona da mesma forma.


Bônus: De Bônus vou ensinar como fazer para entrar no Modo de Download, já que o assunto é Comandos por Teclas: 

Como fazer no Jelly Bean:
Bastante simples, na verdade ficou mais fácil ainda do que na versão anterior, com a atualização o "Comando Mudou", no entanto muitos não sabem, assim como eu também não sabia, a verdade é que eu passava uma meia hora tentando, rsrsr, até dá um bambo e entrar por sorte. Bom, é muito simples mesmo, veja: Com o celular desligado basta Segurar "Volume -" e plugar ao PC via Cabo USB e manter "Volume -" pressionado até aparecer a tela com a frase "Download is in progress. Do not disconnet Cable."

Como fazer no Ice Cream Sandwich:
Para entrar no Modo de Download no ICS é só desligar o celular e segurar "Volume -" e "Volume +" ao mesmo tempo (Tem que ser exato) e plugar ao PC via Cabo USB e manter os botões de volume pressionado até aparecer a tela com a frase "Download is in progress. Do not disconnet Cable." Uma dica boa é segurar o aparelho com a mão direita e com os dois dedos centrais (Os que ficam entre o Indicar e o Mindinho) segurar ao mesmo tempo os botões de volume, mais com cuidado para não desconectar o Cabo enquanto faz isso. 
OBS 1: Se o robozinho não aparecer na tela, significa que você não resetou o aparelho. Tente mais algumas vezes. (Se você conseguiu recuperar seu aparelho apenas com esse método, que ótimo! Pode parar por aqui.)
OBS 2: Alguns aparelhos não vão resetar, e entraram no modo recovery. Melhor ainda! Neste caso faça o seguinte:
Selecione mounts and storage, em seguida format /system, e confirme yes.
Se o seu aparelho permanece problemático siga este tutorial, também, do amigo Laíre. 
Olá pessoal, esse método é para quem está tendo problema ao fazer atualização ou repasse da ROM pelo Software Update, mais conhecido como o KDZ. Alguns usuários relatam que o smart não liga e que fica apenas em BootLoop, ou seja preso na tela de inicio e repetindo o circuito de Boot porém o smartphone não liga.




Além do já citado acima, exitem outros relatos de usuários em que o smartphone ficou na tela de Download Mode, e não conseguiu fazer nada, nem mesmo o hard reset, sendo assim esse método deve servir para os dois casos, porém é preciso ter uma internet bem rápida, aconselho ter uma velocidade de no minimo 5 MB, pois esse processo irá baixar a Stock ROM do seu aparelho, que em alguns caso pode chegar a mais de 500 MB. Então se um dos casos citados está acontecendo com o seu smartphone é só seguir os dados abaixo: 

____________________________________________________________________________________________________________________________

Requisitos:
Windows XP, Vista ou 7
Internet Rápida (5 MB +)
LG Mobile Support Tool

____________________________________________________________________________________________________________________________

Como Fazer:
1º Baixe e instale o LG Mobile Support Tool.
 Após instalado inicie o LG Mobile Support Tool.
 Na opção Instalar Controlador... selecione o Modelo do seu Aparelho e Baixe os Drivers.
 Entre no Modo de Download e aguarde o "Mobile Support Tool" reconhecer seu aparelho.
 No "Mobile Support Tool" vá na opção Recursos Adicionais depois em Upgrade Recovery.
 O "Mobile Support Tool" lerá as informações, depois é só prosseguir e esperar o termino. 

____________________________________________________________________________________________________________________________

Importante: 
Esse método faz o aparelho voltar para a versão de fabrica, então em alguns casos podem ocorrer um downgrade para a versão de original, por exemplo, se seu smart só tem atualização para o 2.3 ou 4.0 aqui no Brasil, com certeza ele vai voltar para a versão do Android que veio nele, para alguns vai apenas voltar para um versão customizada pelas operadoras, caso isso ocorra é só tentar a atualização novamente.

Se resolver, ótimo! Pode parar por aqui.
-
Parte 2
Caso o problema persista, faça o seguinte: instale uma ROM que já venha com recovery, pois você vai precisar acessar o modo recovery, e a atual rom instalada não acessa o recovery. Segue abaixo um modo de fazer isso. (copiei do fórum do Jefferson h.)
-> Com o aparelho desligado , segure as teclas de volume -/+ ao mesmo tempo(segure no meio da tecla que resolve), e conecte o cabo usb do pc no aparelho, mantenha segurando o botão do volume até o aparelho entrar em modo download.
No pc
OBS: Em alguns pcs, aparece um LG VIRTUAL MODEM, instalado, essa instalação se ativada , dá problema na hora de executar o KDZ, eu nunca tive esse problema, pois esse virtual modem nunca apareceu instalado pra mim, mas se você é o felizardo que teve esse aplicativo instalado , na hora de instalar a rom vai ter que desativar ,vá em painel de controle>gerenciador de dispositivos>LG Virtual Modem, clique com o botão direito do mouse , e clique em desativar, feito isso , desative também o antivirus, e pode proseguir com o restante do tutorial.
1-Abra o KDZupdater.(antes de executar o KDZ , execute o aquivo MSXML)
2-Selecione a rom de downgrade no KDZ.
3- Na opção TYPE=3GQTC
4-Na opção PHONE MODE=EMERGENCY
5-Selecione launcher software update, e espere terminar o procedimento, vai demorar bem mais que se fosse carregar uma rom em situação normal,e vai dar a mensagem "CDMA error " em todos os parametros.
6-Espere terminar o procedimento e o aparelho reiniciar. o kdz vai travar mas é normal, é só clicar em fechar.
7-Quando o aparelho reiniciar, ele vai ficar em bootloop, desligue ele (Só tirar a bateria e recolocar).
8-Acesse o modo recovery, basta segurar as teclas volume para baixo+home+power ao mesmo tempo, quando as luzer acenderem solte a tecla power,e mantenha pressionado as outras até acessar o recovery.
9-Selecione mounts and storage, em seguida format /system, e confirme yes.
O seu sistema será formatado (essa é a grande charada). Ao concluir dê um reboot system now.
Seu aparelho irá inicializar sem nenhuma ROM instalada, logo continuará preso a tela da LG. Para instalar uma ROM, refaça o tutorial de recuperação.[TUTORIAL] Recuperando aparelhos da LG quando em BootLoop! [4.0.X - 4.1.2]
Aí é só ligar o seu aparelho e aguardar. O primeiro boot pode demorar uns 5 minutos.

credito total a Fred Monteiro androidpit

5 comentários:

  1. Bom dia, tenho um Smartphone LG-E615f, e estava tentando fazer root nele, e realmente conseguir, pois desinstalei vários aplicativos internos que pra mim não tinha valor nenhum só ocupando espaço, mais acidentalmente desinstalei o teclado virtual da LG, como faço pra recupera-lo de volta, pois o meu aparelho não estar respondendo certos acessos! Caruaru / Pernambuco.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Me ajudaram muito, já que eu tinha ferrado o meu L5 E612f dando o root de forma erronea

    ResponderExcluir
  3. Cara, bom dia beleza
    seguinte, eu tenho um LG E615f, fui tentar atualizar ele para a rom 4.1.2, ele estava com a 4.0.2.
    baixei e instalei os drivers, baixei o kdz, instalei o msxml, porém ele não entrava em modo download, de maneira alguma, depois fui ver que tinha que habilitar o modo debug, o modo debug só é ativado se você instalar o LG pc suite, ok baixei e instalei o LG pc suite e ativei o debug, tudo certo até ai.
    abri o KDZ "puxei" o arquivo .KDZ, porém o celular eu deixei ligado, pq não entrava em modo download, e mandei inicia o processo de instalação, iniciou normalmente, quando estava quase concluindo, deu aquela janela de programa não está mais respondendo, e agora meu cel liga, aparece o logo da lG e rapidamente desliga e rafaz o processo, ele só fica assim agora:
    Liga, mostra o Logo da LG por alguns segundos e reincia.
    tem uma ideia do que pode ser?
    já formatei vários outros celulares, inclusive meu zenfone 2 que comprei esses dias, sou bem curioso nesses assuntos, gostaria de saber se há algum programa que de para flashear o celular, programa tipo o smartphone flash tool, de dá para flashear o cel mesmo sem bateria e utiliza uma porta virtual para fazer isso.
    Obrigado e desculpa pelo texto aqui.
    Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pela descrição a rom instalou direito celular não consegue acessar- la deu brick faça hard reset instale rom fabrica
      http://tabletdachina.blogspot.com.br/2013/09/guia-como-fazer-hard-reset-no_9693.html

      http://tabletdachina.blogspot.com.br/2015/07/guia-como-instalar-rom-stock-lg-l5-dual.html

      Excluir
  4. bom dia amigos tenho um lg l40 d170 quando eu tento entar no mode de download ele entra sempre em uma tela cor de violeta e não sai mais alguem pode me ajudar? desde ja agradeço

    ResponderExcluir