segunda-feira, 14 de julho de 2014

guia como evitar a recuperação de dados apagados no cartão e memoria interna do smartphone e tablet Android

A notícia se espalhou como um viral pela internet: a firma de segurança online Avast comprou um lote de smartphones usados no Ebay e, mesmo depois do wipe, conseguiu recuperar dados da maioria deles, de fotos comprometedoras a documentos sobre empréstimos bancários. Felizmente, existe uma maneira de evitar que isso aconteça. Hoje mostrarei como.

shutterstock 82383217 w2
© shutterstock, Pavel Ignatov
Claro, a Avast fez o teste para promover o seu app de segurança, mas existe outro método nativo do Android que dá conta do recado. Para evitar que terceiros recuperem os seus dados mesmo depois de uma limpeza, basta ativar a criptografia do seu dispositivo em “Configurações > Segurança > Criptografar telefone”. Dessa forma, seus dados, mesmo recuperados, só estarão acessíveis através de uma senha criada por você.
cript
Sempre criptografe os seus dados antes de apagá-los. / © ANDROIDPIT
Em seguida, realize o processo normal de restauração de fábrica. Na maioria dos dispositivos, ela pode ser feita em “Configurações > Fazer backup e redefinir". Isso apagará os dados anteriormente criptografados. Isso já deve ser o suficiente, mas o site Cnet ainda aconselha duas medidas: encher o celular de dados inúteis, como músicas e fotos genéricas e faça novamente uma restauração de fábrica. Assim, será criada uma nova camada de dados apagados e "desprotegidos" como despiste.
Pronto, agora você já pode vender seu smartphone usado sem medo.
credito  Daniel Carrara androidpit
Fonte: Cnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário