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segunda-feira, 7 de julho de 2014

Os 10 problemas mais comuns do WhatsApp e suas soluções

Apesar de suas falhas de segurança que permitem a propagação de malwares, e de existirem muitas alternativas de apps de mensagens, o WhatsApp continua sendo o aplicativo de chat por excelência. A grande maioria está satisfeita com o seu funcionamento, e nos irritamos muito quando ocorre um erro no serviço. E é exatamente disso que iremos falar hoje: os 10 problemas mais comuns do WhatsApp e as suas soluções.

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© AndroidPIT

1. Não recebo código de ativação

Já aconteceu com você? Depois de ganhar um smartphone, a primeira coisa que faz é baixar o WhatsApp. Mas depois de tê-lo instalado e inserido o número de telefone, o código de ativação não chega.
O problema pode estar no fato de você ter escrito o número de forma errada, ou então de ter repetido o  prefixo 55, que é adicionado automaticamente. Se, devido ao erro, o aplicativo detectou que você se encontra na Rússia, por exemplo, isso pode ser facilmente mudado.
Repita o processo prestando atenção redobrada ao número. É muito importante também que o número inserido não tenha uma conta no WhatsApp, pois o serviço não nos permite ter duas contas com o mesmo número de telefone.

2. Trocando de dispositivo, como posso manter os meus diálogos?

O primeiro que temos de fazer é salvar os nossos diálogos no dispositivo antigo. Para isso, basta abrir o WhatsApp, clicar no Menu e depois em “Configurações > Opções de conversa > Salvar conversas”. Se os diálogos forem salvos no cartão microSD, você só precisa inseri-lo no novo aparelho, instalar o aplicativo e selecionar “Restaurar”.
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Salvando as conversas no WhatsApp. / © AndroidPIT
Pessoalmente aconselho que você também salve uma cópia das conversas em seu computador, e salve a pasta no novo smartphone depois de instalado o WhatsApp. Para mais detalhes sobre o processo, confira este tutorial.

3. Como mudo o meu número de telefone?

Também pode ocorrer o contrário: mudamos de número mas não de smartphone. Nesse caso, o procedimento é bem simples. Basta seguir esses passos:
  • Menu > Configurações > Informaçõe da Conta > Mudar o número;
  • Uma janela será aberta. Nela você terá de inserir o seu número antigo e depois o novo;
  • Quando terminar clique em “Concluído”.
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Mudando o número da conta do WhatsApp. / © AndroidPIT
É importante ter em conta que esse processo elimina a conta vinculada ao seu número antigo, para que seu contatos não tenham duas contas suas, e também transfere de forma automática os grupos, perfil e histórico de suas conversas.

4. O WhatsApp não reconhece contatos

O aplicativo adiciona contatos automaticamente sempre que eles forem salvos antes na agenda do seu smartphone. Se um contato não aparecer na sua lista, verifique primeiro se essa pessoa é usuária do WhatsApp; em seguida, certifique-se de que salvou o seu número corretamente.
Importante na hora de salvar o número é incluir o prefixo +55 se o contato vive no Brasil ou o prefixo correspondente ao país onde vive.
Depois de ter comprovado que o número foi registrado corretamente em seu smartphone, abra o WhatsApp e vá até a lista de contatos (o ícone de mensagem no canto superior direito da tela) e clique em Menu > Atualizar.

5. O que faço se meu celular for roubado ou se o perder?

A primeira coisa a se fazer no caso é sempre bloquear o cartão SIM. Para isso, basta entrar em contato com a nossa operadora. Dessa forma, o serviço deixará de funcionar no dispositivo roubado ou perdido e poderemos reativá-lo no novo smartphone com o mesmo número. Lembre-se de que só é possível ativar uma conta de WhatsApp com um número de telefone.
Se a ativação da conta demorar um tempo, é recomendável desativar essa conta, uma vez que o serviço continuará funcionando com a conexão WiFi. Para isso, envie um email asupport@whatsapp.com com o seu número de telefone (incluindo o prefixo).
Sua conta permanecerá desativada durante 30 dias. Nesse tempo, as mensagens que seus contatos enviarem serão salvas e enviadas quando você reativar a conta. Se não a reativar nesse prazo, ela será apagada.

6. Não posso enviar nem receber mensagens

Um dos piores problemas que pode ocorrem é a perda de conexão e a saída do ar do WhatsApp. Na maioria dos casos, isso acontece porque a nossa conexão de dados ou WiFi não funciona corretamente. 

7. Como recupero as minhas mensagens apagadas?

É bem complicado recuperar uma mensagem apagada, uma vez que, segundo o próprio suporte do aplicativo, as mensagens não são armazenadas nos servidores. Apesar disso, existem métodos para recuperar as mensagens apagadas.
O WhatsApp faz uma cópia de segurança automática a cada 24 horas. Basta então salvar essa cópia de segurança no nosso cartão de microSD. Em seguida, desinstale e reinstale o aplicativo. Ao fazê-lo, o app avisará que existe uma cópia de segurança. Só temos que clicar em “Restaurar” para incorporá-la.

8. Como sei se alguém me bloqueou?

A verdade é que não existe uma maneira de saber sem sombra de dúvidas que alguém o bloqueou, mas existem indícios que podem sugerir um bloqueio com maior ou menor probabilidade. 
Faz tempo que não recebe uma mensagem de um amigo pelo WhatsApp? Mesmo sem querer, inconscientemente surge logo aquela pontinha de dúvida: “Será que eu fui bloqueado?” Além de conferir a última data de conexão da pessoa (que pode ser facilmente alterada) oferecemos aqui uma série de indícios para averiguar se você recebeu o cartão vermelho online de algum conhecido.
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© Whatsapp
A primeira coisa que deve ser esclarecida logo de início é que só existe uma maneira de saber com absoluta certeza se você foi bloqueado no WhatsApp: ligando para a pessoa e perguntando. Como ninguém quer fazer isso, mostramos aqui três sinais que indicam um bloqueio.

1. Informação da última conexão

Em cada contato ou dentro de cada diálogo, na barra superior é possível ver o horário em que a pessoa esteve conectada por último no WhatsApp. Além disso, se ela estiver online e escrevendo, também podemos visualizar essas informações. Se o último horário online for recente, essa pessoa não o bloqueou. Como disse no começo do artigo, há maneiras de esconder esses dados, por isso vamos buscar mais indícios de um potencial bloqueio.

2. Enviar mensagens e os conhecidos “double checks”

O que significam os pequenos símbolos de “check” no WhatsApp e que diferença existe entre um simples e um duplo? A resposta é muito simples: um símbolo significa que a mensagem foi enviada com sucesso, tendo chegado ao servidor do WhatsApp; dois símbolos significam que a mensagem foi recebida pelo destinatário (mas pode não ter sido lida ainda).
Outro sinal de bloqueio é nunca vermos o “double check” nas mensagens que enviamos a determinada pessoa.
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Quem nunca ficou de olho no "double check"?/ © AndroidPIT
credito Margarita Arroyo

3. Foto de perfil e status

Este é o indício menos confiável, pois eu mesma nunca mudo a minha foto do perfil nem o meu status, mas não custa conferir se a pessoa “suspeita” de bloqueio mudava periodicamente essas informações e agora não mais.
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Status, horário da última conexão e a foto de perfil são indícios de um possível bloqueio. / © AndroidPIT

E se você quiser bloquear também?

Por fim, não custa mostrar como bloquear um contato. Basta ir às “Configurações” do aplicativo, depois a “Contatos”, e veremos uma função chamada “Bloqueados”. Clicando ali e depois no símbolo de “mais” poderemos escolher e bloquear quantas pessoas quisermos.
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Como bloquear contatos no WhatsApp. / © AndroidPIT
Por outro lado, se você quiser bloquear alguém, basta ir a “Configurações > Informações da conta > Privacidade > Bloqueado” e clicar no ícone do canto superior direito da tela para acrescentar os contatos que deseja bloquear.
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Bloqueando contatos no WA. / © AndroidPIT

9. Por que as imagens enviadas são duplicadas? Como evitar isso?

A explicação é que o programa do WhatsApp salva a imagem original e a comprime. Dessa forma, pode-se enviar o arquivo de forma mais rápida, mas ele fica duplicado. Essa cópia tem qualidade um pouco pior do que o original. Se enviarmos 10 vezes a mesma foto, no fim teremos 11 cópias da mesma imagem na nossa galeria.
Para evitar o problema 

Sempre que você envia uma foto, um arquivo de vídeo ou áudio pelo WhatsApp, o aplicativo salva uma cópia na memória interna do smartphone. Isso consome espaço de forma desnecessária, e quanto mais arquivos você envia, mais lixo se acumula na sua memória. Felizmente, existe um aplicativo que resolve esse problema com um clique.
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© AndroidPIT
WhatSentCleaner é um aplicativo exemplar: ele se concentra numa tarefa específica, cumpre o seu trabalho de forma eficiente e as permissões que ele pede não são abusivas. Com este app, você pode limpar a memória interna do seu smartphone e apagar arquivos enviados pelo WhatsApp. Com ele, você pode escolher o que deseja apagar: fotos, vídeos ou arquivos de áudio.

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Um aplicativo minimalista e eficiente: WhatSentCleaner. / © Comaho
O aplicativo não tem funções extras, apenas uma tela em que se pode escolher o tipo de arquivo a ser apagado. Infelizmente a interface está apenas em alemão e inglês, mas mesmo quem não conhece essas línguas poderá usar o app, que é muito intuitivo. E o melhor é que os diálogos do WhatsApp não são afetados - os arquivos que você enviou para os seus amigos ainda são mostrados no respectivo chat.

10. Posso confiar em correntes de mensagens?

Via de regra, correntes não são confiáveis. Esse tema é um dos mais perigosos do aplicativo, uma vez que a maioria contém práticas de phishing e tráfico de dados. Antes de abrir uma mensagem preste atenção nos seguintes fatores:
  • Não confie nas mensagens que incluam 5, 10 ou 100 pessoas;
  • Certifique-se de que a mensagem provém de fonte conhecida ou ao menos confiável;
  • Na dúvida, nunca abra uma mensagem e bloqueie quem a enviou.
ccredito Isabel Valencia, Daniel Carrara androipit

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