sábado, 9 de agosto de 2014

dica com possível solução para tela invertida após atualizar ou instalar uma rom firmware no tablet ou Smartphone android

Já aconteceu a muitos de nós, após aplicar uma rom, o tablet ter tudo a funcionar mas ficar com a tela invertida.

Entre outras, a seguinte é uma forma possivel de resolver isso:

Usando a paciência, instale no tablet o "touch test", isso vai indicar onde você está registrando os toques em sua tela (também pode ir em configurações, opções de desenvolvimento e a opção para toques de tela),  assim você saberá qual o tipo de desajuste da tela. 


Abre o firmware para modificar com o editor Dragon Face e carregue o firmware para editar, vá para configurações avançadas, depois em configurações do sistema, e abre o arquivo script.bin. 

Em seguida, procure as seguintes linhas:

[ctp_para]
ctp_used                          = 1     (1 o 0 estando ativo ou não o touch)
ctp_name                         = “gt811_ts”     (nome do driver do touch IC neste caso GT811)
ctp_twi_id                        = 1              (NÃO ALTERAR)
ctp_twi_addr                    = 0x5d      (NÃO ALTERAR)
ctp_screen_max_x           = 800     (resolução horizontal do LCD)
ctp_screen_max_y           = 480      (resolução vertical do LCD)
ctp_revert_x_flag             = 0           (se inserimos 1, invertemos o touch horizontalmente)
ctp_revert_y_flag              = 0           (se inserimos 1, invertemos o touch verticalmente)
ctp_exchange_x_y_flag    = 0     (se inserimos 1 inverte as coordenadas X-Y)

A primeira coisa a verificar é que a resolução horizontal e vertical no script corresponde à resolução da nossa tela de lcd, o mais comum para 7 " é de 800x480, embora esteja a ser comum 1024x600, se a resolução corresponder o toque do dedo vai ficar mal registado.

Se a tela está verticalmente invertida, alteramos o valor do ctp_revert_y_flag, se a tela está horizontalmente invertida, alteramos o valor de  ctp_revert_x_flag, em alguns casos, os dois estão invertidos. Se isso não funcionar, deixe os valores iniciais do ctp_revert_y_flag e do ctp_revert_x_flag e editamos o ctp_exchange_x_y_flag.

Lembre-se que para o script ter efeito nome do touch ic deve coincidir com um dos KO na pasta módulos Editor \ FSOP \ system \ vendor \ modules e deve haver uma linha no arquivo init.rc (também em ajustes avançados), de onde se usa o comando ins mod para carregar o driver de toque na inicialização.

Se esta solução não resolver o problema (ou o toque não funciona de todo), é porque o sistema está a carregar o driver errado, neste caso, nós informamos ao sistema para carregar o novo driver.

Link DragonFace -> Dragonface_V206_ENGLISH_2013JUN01.rar 30.6 MB
link




credito
JMF eletronica br

4 comentários:

  1. Olá, poderia me ajudar? Estou com esse problema, instalei um novo touch, mas os comandos ficaram invertidos, ou seja, se toco em um canto, responde em outro; se arrasto para um lado ele vai para o outro. quero saber se vc teria o firmware ou um compatível? O aparelho tem as seguintes informações: Moonar MTK 8312 , ver. Android 4.4.2, versão da banda de base - MOLY.WR8.W1315.MD.WG.MP.V35, 2014/10/30 20:12; VERSÃO DO KERNEL: 3.4.67VV@SER #1 THU JAN 22 16:05?13 CST 2015; NUMERO DA VERSÃO: ALPS.KK1.MP1.V2.11; VERSÃO EMBUTIDA PADRÃO: K16V1.2_EN_KD_04_3G_1_8_SWVGA_MOONAR_V0.1. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, solucionei este problema simplesmente desconectando o cabo flex do display e conectando novamente. No meu caso era um mau contato. Antes de saírem formatando e fazendo firmware, tentem isso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo editar o firmware do LG L3 II E435f.

    ResponderExcluir