quarta-feira, 15 de outubro de 2014

5 dicas escondidas nas opções de desenvolvedor do seu Android que vc deveria saber


As opções de desenvolvedor foram projetadas para profissionais, mas muitas delas são bastante úteis para o usuário comum. Separei hoje 5 dicas, normalmente escondidas naquela seção, para melhorar a sua experiência de uso com um dispositivo Android.
LV1A3278
As opções de desenvolvedor ocultam dicas muito úteis. / © ANDROIDPIT

Descobrindo as opções de desenvolvedor

Em primeiro lugar, é preciso acessar as opções de desenvolvedor nas configurações do nosso aparelho. Para isso, vá a “Configurações > Sobre o telefone”. Em seguida, vá até o “Número da versão” e clique nele 7 vezes seguidas. Ao fazê-lo, aparecerá uma notificação avisando que já temos as opções de desenvolvedor. Basta então voltar ao menu de configurações e essas opções estarão visíveis acima da seção “Sobre o telefone”.
opcoesdesenv
Acessando as opções de desenvolvedor. / © ANDROIDPIT

1. Tornando as animações mais rápidas

Este é um dos ajustes que aplico logo que compro um novo dispositivo. Você pode desativar completamente as animações e fazer com que seu aparelho inicie um aplicativo bem tão rápido quanto permita o hardware, ou dobrar a velocidade das animações. Eu uso essa última opção, já que gosto das animações e transições, por exemplo ao carregar um aplicativo.
Para isso, basta ir às opções de desenvolvedor e selecionar “Tamanho da animação da janela”, “Tamanho da animação da transição” e “Escala de duração do Animador”. Se quiser que as animações fiquem mais rápidas, basta ajustar as três opções para 0,5x. Se não quiser nenhuma animação, basta desligar as três categorias. Se o seu dispositivo tiver um bom processador, você notará que os tempos de carregamento e de uso em geral melhoraram drasticamente.
animacao567
Reduzindo ou desativando as animações do celular. / © ANDROIDPIT

2. Forçando MSAA 4x

Esta opção permite melhorar a qualidade dos gráficos nos jogos e aplicativos de OpenGL ES 2.0. Note que isso vai demandar mais rendimento do hardware e consumirá a bateria mais rapidamente. Apesar disso, em alguns jogos e aplicativos a imagem será otimizada através do Multi Sample Anti-Aliasing 4x.
forcarmsaa
Otimizando os gráficos para jogos. / © ANDROIDPIT

3. Ativando a depuração USB

Esta é uma das opções de desenvolvedor mais utilizada pelos usuários. Ela permite que os programas do seu computador acessem o seu dispositivo por meio do USB. Este é um passo prévio necessário para rootear o nosso dispositivo, desbloqueá-lo, instalar uma ROM nova ou fazer uma cópia de segurança no nosso computador (não precisa de root). Se tiver essa opção ativada, conecte o seu dispositivo apenas a USBs seguros (evite computadores desconhecidos ou públicos).
depuracaousb
Ativando a depuração USB. / © ANDROIDPIT

4. Senha para backup do computador

Se quiser criar uma cópia de segurança do seu dispositivo no computador, é aconselhável que a proteja com uma senha. Essa opção codifica a sua cópia, portanto muito cuidado: você não poderá acessá-la se tiver esquecido a senha.
senhabackup
Configurando uma senha do backup. / © ANDROIDPIT

5. Permitir locais fictícios

Ativar essa opção junto ao uso de um aplicativo como o Fake GPS Location faz o seu dispositivo “pensar” que você está numa parte diferente da terra. Isso pode trazer algumas vantagens, como enganar seus amigos sobre a sua localização ou evitar que o Google saiba sempre onde você está. Para ativá-la, vá a “Opções de desenvolvedor > Permitir locais fictícios”.
animacao567
O app Fake GPS Location. / © ANDROIDPIT
Aconselho que você não clique em outras seções das opções de desenvolvedor a não ser que saiba exatamente o que elas fazem. De todo modo, você pode resetar todas as mudanças desativando as opções no alto do menu (ou marcando “Não” em alguns dispositivos. As opções de desenvolvedor estão disponíveis a partir do Android 4.2.

credito  total Alfonso Cariñena androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário