quarta-feira, 15 de outubro de 2014

conheça o novo Android 5.0 Lollipop!

A espera chegou ao fim! O Google lançou agora há pouco no Blog do Android a versão definitiva do Android L, que ganhou mesmo o nome de Lollipop (pirulito). Os desenvolvedores guardaram poucas surpresas para a apresentação oficial, e a maioria das mudanças já haviam sido implementadas com a versão prévia (principalmente a nova linha visual da interface, chamadaMaterial Design). Veja abaixo o que mais muda com a chegada do Lollipop!

Como acontece sempre no lançamento de uma versão nova do robozinho verde, a atualização será distribuída aos poucos. Os novos Nexus 6 e Nexus 9 já chegam de fábrica com o Lollipop, e osNexus 4, 5, 7 e 10 irão recebê-lo nas próximas semanas. Veja abaixo a nossa estimativa sobre quais aparelhos receberão o Android 5.0 Lollipop:
android lollipop teaser 01
Lançado o Android 5.0 Lollipop! / © ANDROIDPIT

Android 5.0 Lollipop

O AndroidPIT cantou a bola há algum tempo, e agora o nome está confirmado.

Android L - A “googlização” do SO

Desculpe-me pelo neologismo, mas a Google I/O mostrou que a próxima versão do Android integrará o Google em profundidade. O ótimo Material Design promete garantir, ainda mais do que o Holo, a coerência entre os serviços do gigante da internet.
E porque as pessoas usam cada vez mais seus dispositivos, existem novas funções de economia de bateria que ampliam a autonomia em até 90 minutos. Além disso, foi habilitado o uso de contas múltiplas e o uso do modo de convidado, protegendo o conteúdo do usuário principal com um PIN, senha ou padrão.
material design2
A integração do sistema entre os dispositivos. / © AndroidPIT
O Android Lollipop oferecerá mais funcionalidades nativas, que até agora estão disponíveis através de ROMs customizadas ou aplicativos de terceiros. Um exemplo são as notificações Heads Up, que permitem visualizar as notificações em janelas móveis, função já presente na CyanogenMod 11 e na Paranoid Android. Ao oferecer essa função em modo nativo, o Android incentiva o usuário a permanecer no ambiente do Google e a usar os seus aplicativos, sem ter a necessidade de recorrer a outras ROMs ou funções externas.
A verdade é que, ao melhorar alguns pontos, como a compatibilidade e a estabilidade do sistema, o Google precisou “fechar” um pouco mais o Android, para limitar a fragmentação.
android L Quick settings mockup 1
As notificações e configurações rápidas no Android L. / © Android Police

A nova interface

A nova interface do Android Lollipop apresenta diversas mudanças significativas. Eis os detalhes.

Nova barra de status e notificações

A barra de status mudará com o Android Lollipop. Os ícones são mais simples e sóbrios, por exemplo o símbolo do Wi-Fi se tornará cheio. O efeito é acentuado pelo maior espaçamento entre os ícones. A barra se adapta ao tema geral do aplicativo atual, ligeiramente mais escuro.
android l features review status bar
A nova barra de status e alguns ícones. / © XDA

Novo tipo de caracteres

A fonte do Android, Roboto, foi retrabalhada pelo Google. Ela ficou mais sutil, e em combinação com o design plano, dá ao sistema um aspecto mais arejado.
material design gmail
As diferenças da fonte, dentro do aplicativo do Gmail. / © AndroidPIT

Novos ícones

Os novos ícones são mais sóbrios e claros. Gosto é sempre uma questão subjetiva, mas na minha opinião, eles são mais coerentes com a interface do Android Lollipop.
android l features review system icons
Os ícones do Android Lollipop são mais claros e menos detalhados. / © XDA

Nova gaveta de aplicativos

Mais clara e organizada, a nova gaveta de aplicativos inclui agora a memorização das informações e a utilização dos dados. Decididamente melhor do que agora, pois as informações ficam dispersas em menus diferentes.
android l features review app settings
Mais prático: as informações sobre a memória ocupada e sobre o consumo de dados podem ser  achados diretamente nas configurações do app. / © AndroidPIT / XDA

Novo app Documentos

Exemplo perfeito da nova integração dos aplicativos Google no Android é o novo app Documentos (Google Doc) revisitado no estilo Android Lollipop, e que oferece uma melhor ergonomia.

Nova galeria

A nova galeria apresentada com o Android Lollipop irá substituir o aplicativo atual. Infelizmente ainda não conhecemos os detalhes de todas as eventuais novas funcionalidades.
android l features review gallery
O design renovado da Galeria. / XDA

Novo aplicativo Contatos

O novo app de Contatos integra muito mais o Hangouts e outros aplicativos do Google. Também nesse caso, o design foi notadamente modificado.
android l features review contacts
O menu em cascata do app Contatos foi modificado. / © AndroidPIT / XDA

Novo teclado

À primeira vista, as mudanças estéticas do teclado do Android são as mais significativas. Na realidade, é a remoção da separação entre os botões que muda drasticamente o seu aspecto. Em combinação com a nova fonte, o resultado é bastante agradável, não acha?
android l features review keyboard
O novo teclado do Android Lollipop. / © AndroidPIT / XDA

Hangouts

O Hangouts se tornará provavelmente o método padrão para envio de SMS. Para isso, a sua interface foi bastante simplificada.

ART

O ART irá substituir definitivamente o motor virtual Dalvik na próxima versão do Android. O Google demonstrou que o ART oferece performance superior à do Dalvik. Aqui está um resumo: para fazer com que os aplicativos “entendam” o seu dispositivo, é necessária uma “tradução” do seu código. O Dalvik executa essa operação a cada vez que os aplicativos são executados, ao passo que o ART as compila de maneira permanente durante a instalação, acelerando tudo. Isso, porém, poderá interferir negativamente para quem quiser obter as permissões de root. A diferença de performance, bem como de design, do Android Lollipop com relação ao Android 4.4.4 KitKat pode ser conferida no vídeo abaixo.

Permissões granulares

Uma novidade pouco notada na época da apresentação, o Android Lollipop permite as autorizações granulares. O termo em inglês é “granular permissions”, e ele implica na permissão dada a um aplicativo para acessar ou não determinadas funções no momento em que sejam requeridas. Atualmente, aceitamos ou recusamos os pedidos de autorização apenas durante a instalação de um app. Concretamente, isso significa que poderemos, por exemplo, dar a permissão de localização para um único aplicativo, e não para todo o smartphone. Uma grande vantagem, na minha opinião.
android l app permission
© XDA-Developers


credito Quentin Ducreux L. androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário