quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Google testa modo de multijanelas para Android l


Todos que já usaram o Galaxy S5, por exemplo, conhecem a função da Samsung de rodar dois aplicativos lado a lado em seu modo multijanelas. Essa não é uma função nativa do Android, mas é algo em que o Google já está trabalhando. Agora, podemos ter uma ideia de como ela deverá ser.
  • Galaxy Note 4: hands-on da obra-prima da Samsung
multi window top
O modo de multijanelas será uma função nativa do Android. / © Android Police

Com a tendência atual de telas cada vez maiores no mundo Android, a opção de rodar dois aplicativos em janelas adjacentes se tornou um recurso prático e desejado. Entre outras coisas, ele ajuda a aumentar a produtividade. Ainda não há informações concretas sobre quando finalmente veremos a versão do Google para as multijanelas (já no Android L, talvez?), mas o site Android Police mostrou como a interface desse recurso deve ser. Em muitos aspectos, ela é extremamente semelhante às multijanelas da Samsung, com algumas mudanças e acréscimos interessantes.
  • OmniROM também torna possível recurso multi-janelas no Android
multijanela235
A tela do Android poderá ser dividida entre dois aplicativos. / © Android Police
multi window
Será possível copiar e colar conteúdo de um para outro app. / © Android Police
As ilustrações mostram como a tela está dividida em dois, cada lado exibindo um app diferente. Também haveria a opção de rodar um app num lado da tela e deixar a tela de início visível na outra metade (ou a porcentagem da tela que você desejar).
Para aumentar a produtividade, quando dois aplicativos rodarem lado a lado, será possível mover textos e imagens entre eles. Isso pode ser útil para copiar e colar conteúdo, ou para transferir arquivos. Em teoria, qualquer aplicativo seria compatível com a função, não necessitando de um novo código para isso.
Já testou a função de multijanelas da Samsung? Gostaria de ver algo semelhante no Android nativo?
Fonte: Android Police

credito Mark Wilson  androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário