sexta-feira, 21 de novembro de 2014

10 truques Android 5.0 Lollipop

Alguém aí quer um KitKat? Em tempos de Lollipop eu diria que não! O Android 5.0 é de longe a versão que mais trouxe novidades para o sistema operacional móvel da Google. A introdução do Material Design não mudou apenas as diretrizes visuais do OS, mas também trouxe animações que proporcionam uma experiência mais interativa com o Android. Pensando nisso, nossa equipe foi atrás daquilo que existe de mais legal no Lollipop e você confere algumas dicas e truques presentes no Android 5.0.


android lollipops teaser
Android 5.0 Lollipop: dicas e truques. / © ANDROIDPIT

1. Verifique o uso de dados de forma rápida

A equipe do Android resolveu trazer novidades para a barra de status do OS e deixou o acesso aos atalhos rápidos mais inteligente. No Lollipop vamos encontrar as mesmas opções, mas agora contamos também com o acesso rápido à lanterna. Além disso, ao clicar em qualquer um dos ícones, passamos a ser redirecionados ao menu correspondente de cada recurso. Assim, ao clicar no ícone referente à rede de dados, seremos enviados para janela de uso de dados:

dicas turques lollipop 9
Verifique o uso de dados de forma rápida! / © ANDROIDPIT

2. Use um atalho para configurar o alarme

Ainda na barra de atalhos rápidos, é possível configurar os seus alarmes em apenas um clique. Ao puxar a barra, depois da primeira vez que você programou o alarme, a informação sobre o mesmo estará ao lado da data. Com um toque prolongado sobre a notificação do alarme, você acessa o relógio. Desta forma, é possível salvar um tempo entre ter que achar o app para definir seus alarmes:

dicas turques lollipop 8
Use um atalho para configurar o alarme! / © ANDROIDPIT

3. Receba notificações, não spam

Que tal focar naquilo que é realmente importante para você? Com o Android 5.0 agora é possível definir que tipo de notificações você deseja e pode receber. Ao pressionar longamente as suas notificações, um botão para informações irá aparecer no canto direito da caixa da notificação. Clicando nele, você pode definir se quer bloquear tal notificação ou torná-la prioridade, por exemplo. Além disso, alguns recursos oferecem até a possibilidade de ir diretamente para as configurações do aplicativos:

dicas turques lollipop 7
Receba notificações, não spam! / © ANDROIDPIT

4. Oculte ou desative as notificações na tela de bloqueio

Apesar do Lollipop trazer as notificações de forma ativa para a tela de bloqueio, ainda podemos manter a nossa privacidade. Um recurso de segurança permite ocultar ou mostrar o conteúdo de notificações por completamente. Para utilizar tal serviço, primeiro é preciso ativar um bloqueio de tela, como um PIN, por exemplo. Feito isso, automaticamente o sistema operacional vai questioná-lo sobre o tipo de configuração de notificações podem aparecer na tela de bloqueio. Porém, se você quiser mudar a sua seleção no futuro, poderá sempre acessar Configurações > Som e Notificações > Notificação > Com o Dispositivo bloqueado > e optar pelo opção de mostrar tudo ou ocultar conteúdo confidencial ou não mostrar nenhuma notificação.

dicas turques lollipop 6
Oculte ou desative as notificações na tela de bloqueio! / © ANDROIDPIT

5. Descubra o Smart Lock

O Smart Lock é ideal para quando você está em casa, no trabalho ou em um lugar cheio de gente e não quer ter que colocar a sua senha, PIN ou código padrão para desbloqueio do smartphone ou tablet. Ao configurar qualquer um dos recursos "Dispositivos confiáveis", "Locais confiáveis" e "Rosto de confiança", você não precisará usar o bloqueio de tela em questão para o desbloqueio do display, apenas deslizar o dedo sobre a tela. Para usa o Smart Lock, acesse Segurança > Smart Lock. Para que ele esteja disponível, é imprescindível definir um método de desbloqueio seguro.

dicas turques lollipop 5
Descubra o Smart Lock! / © ANDROIDPIT

6. Conheça o modo Interrupções

Na versão 5.0 do Android finalmente temos o modo "Não Perturbe". O acesso a esse modo é extremamente fácil, você só tem que pressionar a tecla de volume para cima ou para baixo e a janela "Interrupções" vai aparecer. Nela, encontramos três modos diferentes: "Nenhum", "Prioridade" e "Tudo".
Selecionando "Nenhum", você não terá nenhuma interrupção, nem mesmo alarmes; em "Prioridade" você terá apenas interrupção anteriormente definidas como prioridade; e, em "Tudo", você receberá todas as notificações, ligações e mensagens possíveis. Nos dois primeiros modos, você pode definir um período de tempo também.

dicas turques lollipop 4
Conheça o modo Interrupções! / © ANDROIDPIT

7. Limite o acesso a outros usuários

O modo multiusuário chegou finalmente aos smartphone com o Lollipop. Isso permite que seu smartphone possa ser usado por outras pessoas sem que as mesmas tenham acesso aos seus dados pessoais. Mais que isso, também é possível limitar o uso que estes usuários farão do seu smartphone. Assim, você terá certeza que eles não tentarão fazer uma ligação para um parente na Europa, por exemplo. Para tanto, vá até o menu de Configurações > usuários > e clique na engrenagem que aparece ao lado de cada perfil.

dicas turques lollipop 3
Limite o acesso a outros usuários! / © ANDROIDPIT

8. Torne um tela fixa

Como já havia mencionando no meu review do Android 5.0 Lollipop, um recurso muito interessante é a possibilidade de fixar a tela em um determinado aplicativo. Assim, se seu amigo quiser ver os artigos lançados no app do AndroidPIT usando o seu smartphone, você pode escolher ativar o serviço acessando Configurações > Segurança > Fixação de tela. Desta forma, é possível evitar que terceiros tenham acesso às suas conversas do WhatsApp, por exemplo.

android l fixacao tela
Torne um tela fixa! / © ANDROIDPIT

9. Personalize o texto do seu smartphone

Essa é uma dica até que curiosa, que tal personalizar o texto dos ícones dos aplicativos na tela do dispositivo? Bom, essa opção está disponível com o objetivo de melhorar a leitura do texto em fundos claros. O recurso se chama "Texto em alto contraste" e pode ser encontrado emConfigurações > Acessibilidade > Texto rm alto contraste.

dicas turques lollipop 2
Personalize o texto do seu smartphone! / © ANDROIDPIT

10. O Android Lollipop se adapta ao daltonismo

A última dica é o recurso experimental e foi adicionado especialmente para ajudar usuários daltônicos, que não conseguem distiguir entre o verde e o vermelho. Para tornar a vida mais fácil, quem sofre de deuteranomalia, protanomalia ou tritanomalia, pode simplesmente ativar a correção de cores em Configurações > Acessibilidade > Correção de Cor.

dicas turques lollipop 1
O Android Lollipop se adapta ao daltonismo! / © ANDROIDPIT

E aí, o que você achou destas dicas? Existe algum recurso que tenha chamado a sua atenção e que você queira compartilhar com os demais membros da nossa comunidade? Deixe-nos saber suas sugestões nos comentários abaixo.


Este artigo foi desenvolvido em parceria com Isabel ValenciaAndroidPIT.es.
credito Camila Rinaldi androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário