segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Dicas uteis para usar bem o Moto G 2 segunda geração

A segunda geração do Moto G vem recheada de recursos e muitos deles já estão presentes no modelo anterior do dispositivo. Selecionamos as dicas mais interessantes, e as perguntas mais frequentes que podem te ajudar na hora de adaptar seu novo smartphone ao seu estilo.


moto g 2014 5
Dicas de uso para o Moto G 2014. / © ANDROIDPIT

1. Está utilizando o Android Lollipop? Não diminua o brilho da tela.

Se você atualizou seu aparelho para o Android Lollipop, fique ligado: há um bug crítico em algumas versões do update. Ao reduzir o brilho da tela até o nível mínimo, o LCD do dispositivo é completamente desligado, impossibilitando a visualização dos conteúdos na tela. O usuário então é obrigado a restaurar as configurações de fábrica do aparelho via recovery para ter acesso novamente ao sistema. O bug certamente será corrigido antes do lançamento oficial, mas é bom estar ciente do problema.

2. Adicione recursos ao menu de aplicativos utilizando uma launcher alternativa.

A launcher padrão do Moto G é baseada na Google Now Launcher, que apesar de bonita, não possui muitos recursos. Felizmente o sistema operacional do Google permite a utilização de launchers de terceiros, adicionando recursos interessantes ao menu de aplicativos. Com a Nova Launcher por exemplo, é possível alterar ou ocultar ícones de aplicativos, ter o menu de apps com fundo transparente e adicionar papéis de parede no modo retrato.
Algumas boas opções de launchers são: ApexNovaHoloAviateSolo e Cheeta.

3. Mantenha os aplicativos da Motorola sempre atualizados

A Motorola decidiu modularizar a atualização de vários aplicativos pré instalados na família de dispositivos Moto, visando mantê-los atualizados de forma mais ágil e prática. Isso significa que aplicativos e partes individuais do sistema podem ser atualizados direto pela Google Play Store, sem que seja necessária a atualização completa do sistema. Você já deve ter percebido que aplicativos como o Câmera Motorola e Galeria Motorola costumam atualizar automaticamente, mas nem todos fazem o mesmo. Acesse o aplicativo da Play Store e vá até a opção “meus apps”. Procure por aplicativos que possuem Motorola no título, como Atualização Motorola e Motorola Boot Services. Toque no aplicativo para abrir a página na loja e clique em atualizar.

4. Transfira seus dados com o Migração Motorola

O aplicativo vem nativo no dispositivo, mas também pode ser baixado na Play Store. Através dele é possível transferir contatos, histórico de ligações, mensagens SMS, entre outros. 

migrate
Importe os dados do seu smartphone antigo através do Migração Motorola. / © AndroidPIT

5. Troca da capa traseira sem sofrimento

Trocar a capa de um smartphone é algo fácil, certo? No caso do Moto G nem sempre. Isso porque o único local com abertura na moldura do dispositivo é a entrada micro USB, na parte inferior. Use o polegar apoiado no centro da parte de trás do aparelho, para ganhar apoio enquanto a abertura inferior é pressionada, assim a capa é removida com mais facilidade.
  • 6. Poupe bateria
A Motorola dispõe de um recurso para economia de bateria a partir dos 30% de carga. Você pode ativar o recurso, nas configurações do aparelho na opção “bateria”. Uma vez ativada a opção irá otimizar o uso de dados 3G, assim como adaptar o brilho do display e desativar temporariamente os serviços de localização e GPS.

bateriamotog
Ative o recuso que economiza bateria do Moto G. / © ANDROIDPIT

Desabilite o sensor de luminosidade caso você não transite em diversos ambientes com diferentes tipos de iluminação. Uma vez ligado, o sensor trabalha na captação da luz ambiente continua e adapta o brilho automaticamente. Vá até configurações do sistema, clique em “tela”, selecione “brilho” e desmarque a opção “brilho automático”.

7. Mude o papel de parede

O papel de parede do seu smartphone, diz muito sobre você, então um wallpaper com estilo deve ser a escolha mais correta na hora de personalizar a home do seu Moto G. Separei os 2 melhores aplicativos disponíveis na Play Store, que dispõe de imagens já ajustadas á resolução padrão do dispositivo.
Zedge

zedgemotog
Papel de parede selecionado no Zedge. / © ANDROIDPIT

Um dos melhores (senão o melhor), conta com diversas categorias entre imagens estáticas e dinâmicas. Um dos diferenciais do Zedge, é a disponibilidade de ringtones gratuitos que podem ser utilizados em toques de chamadas, e notificações de aplicativos.
Pattrn

pattrnmotog
Wallpaper selecionado através do Pattrn/ © ANDROIDPIT

Que tal conferir ao seu Moto G um ar mais sóbrio ou vintage? O Pattrn dispõe de wallpapers baseados em estampas, que variam entre linhas e formas modernas com cores mais quentes até estampas floridas e tons pastéis, que conferem um aspecto mais retrô.

8. Melhore o som dos fones de ouvido

O Moto G acompanha um equalizador sonoro, para melhorar a reprodução de musicas e vídeos. Por padrão a opção de áudio Estéreo 3D vem ativada, o que confere uma quantidade maior de ecos e agudos. Se a função não te agrada, desabilite. Em configurações do aparelho, selecione a opção “Som” seguido da opção “Efeitos de Áudio”, você deve desativar ou personalizar os efeitos sonoros que estão dispostos dentro do menu “Estéreo com fio”.

[FAQ] Perguntas Frequentes

O rádio FM funciona sem fones de ouvido?
Não, os fones de ouvido servem como antena para o rádio, e no caso do Moto G a opção de ouvir rádio pelo auto falante com o fone conectado não está presente.
Como adicionar mais uma tela na home?
Selecione o aplicativo ou widget que seja adicionar nessa nova tela, segure e pressione apontando para o lado em que a nova tela deve ser adicionada. O Moto G também reconhece quando uma tela está sobrecarregada de informações, e adiciona automaticamente uma nova para que as informações sejam acomodadas.
Posso alterar o tipo de letra do sistema?
Não é possível, mesmo com o uso de launchers. A fonte padrão do Android KitKat é a Roboto, que confere um ar elegante, levemente em negrito garantindo melhor visibilidade.
Posso alterar a cor da bateria, wi-fi e 3G?
Por padrão esta alteração não é possível, uma vez que as cores neutras dos ícones da barra de notificação foram pensadas para garantir a uniformidade na interface do sistema.
A cor do teclado pode ser alterada?
Sim, por padrão a cor do teclado é preta com os toques responsivos em tom branco, assim como o rastro da escrita por gesto. Para alterar a cor do toque e rastro para azul, vá até configurações do sistema, clique em “teclado”, role o menu página até a opção “avançado” e selecione “esquema de cores”.
Meu computador não reconhece o Moto G
Usuários de Windows e Mac podem enfrentar problemas no reconhecimento da conexão USB entre o dispositivo e o computador. A dica principal é manter o seu sistema atualizado, ou realizar o download dos drivers de USB no site da Motorola através deste link. Após a instalação, reinicie seu computador e conecte seu Moto G.
Preciso instalar um antivírus no Moto G?
Caso você só faça download de aplicativos dentro da Google Play, não. Mas caso você seja um usuário avançado, e faça downloads de arquivos extraídos pelo formato .apk, é indicado o uso de um antivírus. Vale lembrar que nem sempre aplicativos instalados a partir de extensões externas podem comprometer a segurança do seu sistema, mas também vídeos e imagens recebidas em excesso de diferentes fontes pelo WhatsApp ou Facebook Messenger, podem acompanhar algum malware. 

credito Bruno Salutes androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário