sábado, 9 de maio de 2015

guia com 10 dicas para otimizar o uso do seu Mozilla Firefox windows



O Firefox permite alterar muitas opções de funcionamento e customizar o uso de acordo com as necessidades do usuário. Para isso, é preciso acessar a página de configurações do navegador ao digitar about:config na barra de endereço.
Assim como outros navegadores modernos, o Mozilla Firefox disponibiliza uma lista com todas as funções que podem ser modificadas. Conheça algumas alterações importantes que podem ser feitas no Firefox.dem ser feitas no Firefox.

Tutorial

Passo 1. Desabilitar o tempo de espera ao instalar novas extensões

Quando o usuário tenta instalar uma nova extensão, o Firefox força uma espera de cinco segundos antes de habilitar a instalação. Isso ocorre para garantir que o usuário preste atenção na origem do programa e evite códigos maliciosos.
Para agilizar as instalações é possível mudar o valor na linha "security.dialog_enable_delay" para "0".
Passo 2. Mudar a importância dos favoritos nas sugestões da Awesomebar
Ao digitar algo na barra de endereços, o Firefox tenta sugerir links para o usuário baseado na combinação de quão frequente e recente é o acesso a uma certa URL. Esse valor leva em consideração os favoritos.
É possível alterar o quanto um favorito influencia no resultado modificando a opção "places.frecency.unvisitedBookmarkBonus". Aumentando o valor, o navegador vai considerar mais os favoritos, enquanto ao colocar zero, eles serão desconsiderados. O número padrão é "140".

Passo 3. Mudar o número de sugestões

Por padrão, o Firefox mostra 12 sugestões na Awesomebar. Isso pode ser modificado através da opção "browser.urlbar.maxRichResults". As sugestões podem ser desabilitadas com o valor "-1".
Passo 4. Abrir resultados de busca em nova aba
A barra de buscas do Firefox, por padrão, abre os resultados na aba selecionada, o que pode ser irritante quando se quer manter uma página.
A opção para modificar este comportamento é "browser.search.openintab", que deve ser alterada para o valor "True". Quem usa a Awesomebar pode conseguir o mesmo resultado pelo atalho "Alt+Enter".

Passo 5. Mudar a forma como o Firefox mostra URLs 

O padrão do navegador é ocultar o protocolo de um link e perder a cor o texto que não pertence ao domínio principal de um site. Isso ocorre para facilitar a leitura, mas as configurações podem ser revertidas.
A primeira configuração a ser modificada é "browser.urlbar.formatting.enabled", que controla o texto em cinza. Se ela for redefinida para False, todo o link será mostrado na mesma cor.
Já para exibir o protocolo, basta mudar a opção "browser.urlbar.trimURLs" para "False".
Passo 6. Na janela que aparece, clique no botão "Configurações da Lan";
Algumas extensões do Firefox não foram atualizadas para serem compatíveis com as novas versões, apesar de funcionarem bem nelas. O navegador faz um teste para garantir que as extensões sejam compatíveis e isso pode ser desabilitado.
Para isso, clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco do about:config, selecione as opções Nova Preferência e Boolean. Insira a configuração extensions.checkCompatibility e coloque seu valor como False.
Passo 7. Habilitar novas funções no corretor ortográfico
O corretor ortográfico do Firefox só funciona em caixas com mais de uma linha, o que não inclui a maior parte dos sistemas de busca. Isso pode ser alterado modificando a opção "layout.spellcheckDefault" para "2".
A linha que mostra palavras com erros também pode ser alterada. Para isso, basta criar uma nova linha nas configurações. Selecione a opção Número Inteiro e coloque a opçãoui.SpellCheckerUnderlineStyle. O valor numérico influi no resultado: 1 desabilita o estilo de sublinhado, 2 resulta em uma linha pontilhada, 3 para pontos grandes, 4 para uma linha reta simples, 5 para uma linha dupla e 6 para a linha padrão.

Passo 8. Preview de tabs 

O Firefox possui um sistema de troca de abas semelhante ao "Alt+Tab" do Windows, que funciona com o comando Ctrl+Tab. Assim como o sistema operacional, é possível exibir pré visualização do conteúdo das abas modificando a opção" browser.ctrlTab.previews" para "True".
Passo 9. Mudar o número de linhas e colunas em novas abas 
O padrão do Firefox é mostrar nove sites em novas abas, mas isso pode ser modificado nas configurações. Para isso, procure as linhas "browser.newtabpage.rows" e "browser.newtabpage.columns", que definem, respectivamente, o número de linhas e colunas na nova aba.
Passo 10. Desabilitar animações
As animações podem consumir muita memória, especialmente em máquinas antigas. Elas podem ser desabilitadas através das opções "browser.tabs.animate, browser.panorama.animate_zoom" e "browser.fullscreen.animateUp". Basta mudar o valor de qualquer uma delas para "False" para desligá-las.



Creditos: JOÃO KURTZ(TechTudo

                                                                           LABORDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário