segunda-feira, 15 de junho de 2015

10 dicas para bateria durar mais no Moto E 2015

1. Atualizar o software

Não custa dizer que cada atualização de firmware em princípio traz características que melhoram o rendimento do dispositivo e, sobretudo, otimizam o gerenciamento de energia principalmente com relação aos aplicativos do telefone. O Moto E está para receber o Android 5.1 Lollipop. Para conferir se o seu dispositivo já pode ser atualizado, vá até asConfigurações > Atualizações do sistema para ver se há alguma pendente. E lembre-se, o Android 5.1 pode chegar a
qualquer momento.



motoeatualizacao
Conferindo se o Moto E tem atualizações pendentes. / © ANDROIDPIT

2. Desativar o Google Now

Talvez você ainda não saiba, mas o Google Now é um aplicativo assistente que realmente devora dados e precisa constantemente de conexão com a internet, o que afeta a bateria. Em vez de usá-lo, recomendo que você use a busca do Google quando precisar encontrar algo, e desative o Google Now. Para isso, abra a busca do Google e vá às Configurações (clique sobre os três pontinhos na parte inferior). Em seguida, desabilite a primeira opção, a do Google Now, movendo a barra azul para “Não” e confirmando a sua ação.



Motoegooglenow
Desativando o Google Now no Moto E. / © ANDROIDPIT

3. Desabilitar os launchers muito pesados

Aplicativos como o Go Launcher, Themer, etc., ocupam muita RAM, na maioria dos casos de forma desnecessária. Se quiser evitar a drenagem da sua bateria, recomendo escolher launchers mais enxutos como o Apex ou o Nova.
Nova LauncherInstall on Google Play

4. Usar a sincronização de dados de forma seletiva

Isso é muito importante, sobretudo no que diz respeito ao armazenamento de fotos, por exemplo. Se tiver ativada a opção de sincronização automática, sempre que tirar uma foto, o aparelho fará o seu upload para a nuvem. Isso consome não apenas dados como energia, e muita. Recomendo que use com cuidado ferramentas como o Google Fotos. Para ter controle sobre isso, vá às Configurações > Contas > Google e verá as diferentes opções da sua conta.



Motoesincro
Selecione os serviços que devem ser realmente sincronizados. / © ANDROIDPIT

5. Desabilitar a localização

Não é nenhuma surpresa que ter ativado o GPS constantemente vai devorar a energia do seu smartphone. Aplicativos como os de previsão do tempo, atualizações de tráfego, Google Maps, etc. o usam, mas a maioria não precisa do GPS o tempo todo. Além disso, é bem fácil ativar a opção de localização quando precisar dela. Você a encontra emConfigurações > Localização.



Motoelocalizacao
Desabilitando a localização no Moto E. / © ANDROIDPIT

6. Desativar a WiFi

Apesar de ser uma opção essencial em muitos momentos, a Wi-Fi continua sendo uma função que consome muita bateria no Moto E. A busca constante por uma rede disponível acaba esgotando o Moto E. É recomendável ativar a rede apenas quando for necessária, e desabilitá-la depois disso através das configurações rápidas.



Motoewifi
Minimizando o uso da bateria com o Wi-Fi ligado (direita), ou desantivando-o quando não precisar dele. / © ANDROIDPIT

7. Configurar o brilho manual

A tela, em todos os smartphones, é o componente que mais gasta energia. Quanto mais ela brilha, maior será o consumo da bateria do Moto E. Essa é uma regra básica, não apenas para o Moto E. Concretamente, neste dispositivo o mais recomendável é configurar o brilho para o modo manual e deixá-lo no mínimo para seu gosto. Para isso, vá às configurações rápidas, e na primeira opção você verá o brilho.



Motoebrilhotela
Reduzindo o brilho da tela do Moto E. / © ANDROIDPIT

8. Modo de espera da tela

Muito bom quando não estamos usando o Moto E é deixar a tela em suspenso, ou então configurar a suspensão automática para 1 minuto ou menos. Para isso, vá até Configurações > Tela > Modo de espera. Aí você poderá configurar o tempo para que a tela se apague.



motoetempoesperatela
Reduza o tempo de tela ativa. / © ANDROIDPIT

9. Plano de dados seletivo

Se não estiver usando a internet, para que gastar dados constantemente (e por consequência bateria)? Você pode configurar a conectividade 2G para chamadas e alternar para 3G quando quiser realizar outras funções. Basta ir àsConfigurações > Mais > Redes móveis > Modo de rede.



mgrede
Mudando a rede para economizar bateria. © ANDROIDPIT

10. Greenify

Esse aplicativo ajudará a congelar e controlar os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, ou quando não estiverem em uso. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, mas requer root.

credito fonte  Daniel Carrara androidpit

Um comentário: