segunda-feira, 22 de junho de 2015

guia como resolver quedas de FPS Asus X550LN 840M

PROBLEMA RESOLVIDO COM O DRIVER NOVO 353.06, link:http://www.geforce.com/drivers/results/85891
*No meu eu continuei com o biosmod, pois, alguns jogos o fps ficava instavel por causa do clock base ser muito baixo...
TUTORIAL AGORA SERVE SOMENTE CASO QUEIRA FAZER OVERCLOCK OU ALGO DO TIPO... Abraço galera e ate a proxima haha...

Faça somente se o notebook estiver em modo UEFI, em modo CSM o tutorial nao funciona (se nao sabe o que é isto pense bem antes de fazer rs)...

Não me responsabilizo por modificações erradas, problemas futuros ou perca de garantia, faça por sua conta e risco! Para mim funcionou, então, so vai depender de você mesmo não fazer nada errado...


Saiba que isto modifica a BIOS da placa mãe e o processo requer muita de atenção...
*Processo foi testado e aprovado em um X550LN, BIOS versao 306.
**Faça o processo usando a fonte de alimentação, pois, uma falha de energia na hora do flash da BIOS poderá ser irreversível.
***Não sou acostumado em fazer tutoriais então relevem se tiver alguma falha, tutorial tirado do forum da nvidia, link esta no final. Ja foi testado e esta ok em mais de 10 pessoas no grupo do notebook do face...

Primeiramente baixar o zip com todos os programas necessários (após baixar extrair):
https://mega.co.nz/#!ABBlyBLZ!WSaeyIpgIn_yPQrhmHkAKE706Nwu_elhBCLCWIwaE2c
---
Video basico e rapido mostrando onde e como mudar as coisas rs: 
https://mega.co.nz/#!IUJxWYqC!mpm-L9iOCsBCLbiqsVNS2D6q8aDhCbGJ-dC8tVce1_I
---
Arquivo do Word com o tutorial: 
https://mega.co.nz/#!gdAgFJzQ!3KNiDRzrQURUEEdN1utdVhgMfsxSAXCnR4gVk6TN9xA
---
Ambos os arquivos estao disponibilizados na aba arquivos do grupo do Facebook link:
https://www.facebook.com/groups/817212445034235/
;D

Arquivos baixados vamos ao que interessa...

1) Abra o "AFUWINGUI.EXE" clique em 'Save' e escolha um local seguro, pois, este será seu backup que poderá lhe salvar na pior das hipóteses ou caso de lançamento de correção. Faça duas copias, uma para a modificação e uma para backup de segurança mesmo.


2) Abra o MMTool.EXE clique em Load Image e selecione o arquivo salvo anteriormente para modificação. Clique na aba Extract e procure na coluna Index o valor 72 (vai descendo ate achar).

2.1) Abra o XVI32 (editor HEX) e confira se terá VGA Bios e Nvidia Corp no painel direito do programa, se tiver, o arquivo é este mesmo, senão, deverá ir extraindo um por um (nas linhas sem nome) até achar o que tenha estas informações contidas. 
***O editor HEX é só para verificação do arquivo mesmo, se está certo e etc...


3) Renomeie o arquivo extraído adicionando a ele a extensão .bin

3.1) Abra o MaxwellBiosTweaker.exe e clique em Open BIOS , selecione o arquivo que você renomeou com .bin no final.

3.2) Na aba common terá algumas opções para escolher, deixa a opção (Entry #x) que permita você alterar os valores à frente, basicamente modificará para todos ficarem iguais como na imagem. Obs: O clock ficará por sua conta, lembrando que o problema é energia então se abusar do clock pode ser que não resolva, no meu estou usando 1124.0. 

3.3) A ponteirinho de Boost Limit deverá estar em um valor igual aos outros valores colocados nas 3 acima. Se colocou 1124.0 em TDP Base Entry este mesmo valor deverá estar em 3D Base Entry e Boost Entry .

3.4) Va para a aba Boost Table e movimente o ponteirinho ate o valor escolhido na aba anterior.

3.5) Va para a aba Boost States e modifique SOMENTE as linhas de perfil P00 e P05 , nestas linhas alterará somente o Max colocando o mesmo valor escolhido nas abas anteriores. Se mexer no Min e No perfil P08 poderá fazer uma merd@ com sua bateria rs.

3.6) Verifique se todos os valores estão EXATAMENTE iguais se sim clique em Save BIOS .

3.7) Valores muito alto podem reduzir o tempo de vida então deixe meio termo, o boost padrão da placa vai ate 1300+ então colocar entre 1000 e 1200 e o mais correto.


4) Volte ao programa MMTools vá para a aba Replace selecione a linha que extraiu, clique em Browse e selecione o arquivo com as frequências modificadas, com a linha selecionada e o arquivo modificado selecionado clique no BOTÃO Replace , aguarde alguns segundos e o programa voltara a funcionar normalmente, após feito, clique em Save Image para salvar por cima ou Save Image as.. para salvar em outro arquivo. Pronto, arquivo .ROM modificado criado com sucesso, agora é fazer o flash na BIOS.


5) Para fazer o flash do arquivo .ROM modificado abra o "AFUWINGUI.EXE", clique em Open e selecione o arquivo .rom modificado, não precisa desmarcar nem marcar nada (marquei somente o restart after programming que no caso vai reiniciar automaticamente após o flash, mas, deixar sem marcar não tem nenhum problema) só clicar em Flash , mostrara um aviso é normal é ele te alertando de alguns riscos, após terminar reinicie o notebook.


6) Pronto, recomendo desinstalar a versão da nvidia antiga com o DDU e quando for instalar o novo instale sem o geforce experience, pois, ele tem um serviço de streaming que dizem que atrapalha os fps e etc...


credito fonte wescp4 adrenalineuol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário