terça-feira, 25 de agosto de 2015

o lado negro dos cartões microSD




Muitos smartphones estão chegando ao mercado sem o suporte para cartão microSD. Mas será que isso é de todo ruim? Entre todos os pontos negativos de se ter o suporte para expandir a memória do seu smartphone, existe um deles que preocupa mais que outros: em caso de roubo, a sua privacidade está perdida!



Há duas semanas, fizemos uma enquete no site perguntando se o suporte para cartão microSD era realmente importante para os membros da nossa comunidade e, para 74% dos 2.940 leitores que participaram da nossa enquete, a opção de expandir a memória usando um cartão microSD é realmente importante. Com certeza me incluo nesta estatística, porém, não descarto alguns fatores negativos que chegam junto com este recurso.
Em caso de roubo, como ficam seus dados?

Em setembro de 2014, tive meu smartphone roubado e com ele milhares de dados privados. Enquanto o acesso às minhas contas de e-mail, do dropbox, da Amazon, do Twitter ou do Pushbullet, por exemplo, puderam ser vetados através da troca de senhas, meus contatos, documentos e imagens armazenadas na memória "física" do celular não tiveram a mesma sorte.
O gerenciador de dispositivos Android pode apagar dados do seu smartphone remotamente em caso de roubo, mas as chances disso acontecer dependem de muitos fatores. / © ANDROIDPIT

Na época lembro de ter acessado o serviço "Gerenciador de dispositivos Android" para tentar apagar os dados do meu dispositivo, mas o aparelho já não estava mais conectado à internet e, por via das dúvidas, preferi modificar minhas senhas para não correr risco de tê-las modificadas por terceiros. Contudo, mesmo que meu aparelho fosse formatado remotamente, meu cartão SD não o seria, como fica bem claro na mensagem do serviço do Google:

"Esta opção restaura a configuração original do dispositivo. Seus apps, fotos, músicas e configurações serão excluídos. Após limpar o dispositivo, o Gerenciador de dispositivo do Android deixará de funcionar. A restauração é permanente. Pode não ser possível apagar o conteúdo do cartão SD do dispositivo. Se o dispositivo estiver off-line, a configuração original será restaurada assim que ficar on-line."

Assim, como salvo todas as imagens direto na memória externa do Xperia Z2, o dispositivo que me roubaram na época, ou pastas com dados de aplicativos, PDFs e mesmo conversas do WhatsApp, todos esses dados estavam (e ainda estão) à mercê do uso de quem roubou o meu smartphone. Foram 64GB de dados que talvez se não tivesse espaço para armazenar com tanta facilidade, não os teria no celular. Ou melhor, podiam estar acessíveis na nuvem, que neste caso se mostra mais eficaz contra o uso indevido dos meus dados. Porém, essa é uma segunda discussão.
A criptografia dos dados do microSD ainda é mito!
Você sabe quando configurar a criptografia de dados no Android é uma boa ideia?

No entanto, alguns usuários podem levantar aqui a questão do uso de criptografia dos dados do cartão microSD, porém, este não é um processo comum entre proprietários de smartphones e requer conhecimento avançado para tanto, coisa que a grande massa não possui.Criptografar dados do seu presentes no cartão microSD pode ser uma alternativa que nem todos os usuários podem ter conhecimento para tanto. / © ANDROIDPIT

Desta forma, para que você mantenha os seus dados seguros, tenha em mente que você precisa fazer backups constantes e apagar manualmente dados que não precisam permanecer armazenados no celular. Fazendo isso, em caso de roubo ou perda do celular, muito do que você possui armazenado na memória externa do seu aparelho poderá permanecer privado. Ou então faça uso da nuvem. Contudo, subir um vídeo com resolução 4K poderá levar longos minutos e consumir significativamente o uso dos dados do aparelho.
Use o cartão microSD com moderaçãoCartões microSD possuem seus prós e contras, cabe a você fazer bom uso deles! / © ANDROIDPIT

Por fim, a questão aqui é ter em mente que, mesmo que o cartão SD seja prático, existem pontos extremamente negativos no uso do mesmo, como a perda de dados gravados devido a um erro qualquer ou ter as informações pessoais vulneráveis em caso de roubo ou perda do aparelho.


credito fonte  





Nenhum comentário:

Postar um comentário