terça-feira, 22 de setembro de 2015

erros comuns que podem danificar a bateria do seu smartphone e tablet

A bateria de um smartphone Android tem os seus limites, e se algumas regras não forem respeitadas, podemos reduzir, e muito, a sua vida útil. Para saber como lidar melhor com as baterias de lítio dos dispositivos Android, preparamos uma lista com 6 ações erradas que podem causar problemas e danificá-las de forma irreparável.
Battery DEAD ANDROIDPIT
Não cometa esses erros com a sua bateria. / © ANDROIDPIT
Você deixa seu celular carregando a noite inteira? Usa-o muito durante o carregamento? Então leia essa lista e veja estes e outros erros que devem ser evitados.

1. Carregar o smartphone no computador

Carregar o smartphone no computador através do USB não apenas demora mais, como também pode danificar a bateria. As correntes oscilam muito entre duas estradas USB, e podem causam mais aquecimento do que o carregamento na tomada. É exatamente esse aquecimento que pode diminuir a vida útil da bateria. Os materiais empregados para eletrodos e eletrólitos são estáveis apenas em baixas temperaturas, e sofrem quando o dispositivo superaquece. O site Battery University mediu uma perda de até 65% da capacidade de uma bateria quando ela foi exposta a uma temperatura de 40 graus Celsius.
Dessa forma, sempre é melhor usar o carregador original e uma tomada, que fornece uma corrente mais estável, potencialmente prolongando a vida útil da bateria.

2. Deixar o smartphone carregando toda a noite

O ciclo diário do indivíduo moderno quase sempre inclui essa rotina: acordar, trabalho/escola/universidade, voltar para casa e deixar o smartphone recarregando até a manhã do dia seguinte (de 7 a 12 horas!).
Infelizmente, não é aconselhado ultrapassar o limite das 8-10 horas. O melhor é efetuar um carregamento quando a bateria estiver entre 20% e 80%, fazendo mais recargas curtas do que uma muito longa. Não se deve exagerar no carregamento. As baterias de lítio não sofrem o efeito da memória, portanto não precisamos carregá-las até ao máximo ou esperar que se descarreguem para conectá-las à tomada. 

AndroidPIT Limefuel 4 USB 2
Não deixe seus dispositivos recarregando a noite toda. / © ANDROIDPIT

3. Usar o smartphone durante o carregamento

Todos precisam de repouso, inclusive o seu celular. Durante a recarga, deixe-o em paz e vá ver a vida lá fora! Se ficar enviando mensagens, jogando ou assistindo a vídeos durante o carregamento, você irá aumentar a temperatura do dispositivo, e o calor é o inimigo número 1 das baterias de lítio.
Battery DEAD green ANDROIDPIT
O calor não faz bem para as baterias! / © ANDROIDPIT

4. Descarregar completamente o smartphone

No fundo do seu coração ainda mora a lembrança do velho Nokia, indestrutível como um diamante? A nostalgia em certos casos pode ser prejudicial, induzindo a erros. É preciso deixar para trás os antigos hábitos. No passado, muitos ligavam para serviços gratuitos de operadoras só para que a bateria se esgotasse completamente. Os tempos mudaram: hoje, como dito acima, os smartphones possuem baterias que não sofrem com o problema da memória, elas não ficam "viciadas". Os celulares atuais não devem ser descarregados até 0%, este é um erro grave. Isso em parte é evitado por um sistema de segurança que desliga o telefone se a bateria chega a 5% (indicando, contudo, que está em 0%), mas ainda assim é perigoso chegar a níveis tão baixos. O ideal é começar a carregar seu smartphone quando a bateria chegar a 20 - 15%.
  •  os 5 que não vão te deixar na mão
battery
Nunca espere a sua bateria chegar a 0%! / © ANDROIDPIT

5. Deixar o smartphone no carro, sob o sol

Duvido que você, sendo leitor desse site, se separe com frequência do seu smartphone, mas sempre podemos esquecê-lo uma vez ou outra no carro. Grave erro! O sol transforma o veículo num verdadeiro forno, e o calor acaba com a bateria. Isso também vale para ações que sobrecarreguem o smartphone e causem seu superaquecimento.
Existem vários apps na Play Store para monitorar a temperatura do seu dispositivo.
temperatureguard
Monitore a temperatura do seu Android! / © ANDROIDPIT

6. Usar o carregador errado

Se o carregador oficial do smartphone estragou, nosso primeiro impulso é procurar por um substituto bem baratinho. Esse pode ser um erro que custará mais caro no longo prazo. Os carregadores são pensados para determinados dispositivos, tendo especificações técnicas próprias. Compre sempre um substituto equivalente e evite produtos piratas para não reduzir a vida útil da sua bateria.

Battery charger
Use sempe o carregador adequado! / © ANDROIDPIT
Claro, o mesmo vale para as baterias em si: use sempre as originais para não danificar o seu Android.



credito fonte  Tomaso Crespi android

Nenhum comentário:

Postar um comentário