terça-feira, 22 de setembro de 2015

novo Golpe no WhatsApp para tenta roubar seus dados pessoais

O primeiro golpe desenvolvido por cibercriminosos brasileiros para o WhatsApp foi identificado no último final de semana por especialistas do Kaspersky Lab, uma empresa russa desenvolvedora de softwares de segurança. A mensagem espalhada no mensageiro pede para que os usuários entrem em contato com um número promocional que, supostamente, fornecerá descontos de até R$ 500 para utilização em supermercados. Confira detalhes a seguir.

 
As mensagens distribuídas utilizam os nomes dos supermercados Extra e Carrefour, e direcionam os usuários para um link da suposta promoção. Neste site, o número 0911778787940 é dado como um canal premium para o fornecimento de descontos que podem chegar até R$ 500 para uso entre essas redes de supermercados. De acordo com usuários ouvidos pelo Kaspersky Lab, uma gravação automática solicita que sejam respondidas 25 perguntas sobre o usuário que realiza a ligação, como endereço residencial e CPF. Nenhuma pessoa atende a ligação, visto que os golpistas procuram prender a chamada pelo maior tempo possível para obter mais lucro e informações das vítimas.
golpe whatsapp 1
Página utilizada para o golpe que oferece descontos. / © Divulgação/Kaspersky
De acordo com analistas da Kaspersky, esse golpe foi totalmente criado por cibercriminosos brasileiros, foi escrito em português, utiliza nome de marcas locais e o alvo são os usuários brasileiros do WhatsApp. O phishing não solicita a instalação de nenhum aplicativo adicional ou fornecimento de informações em forma de texto. O objetivo do golpe é lucrar com as ligações e obter com elas informações pessoais sobre as vítimas.

Caso você tenha recebido essa mensagem em seu WhatsApp, procure não abri-lá e avise outros usuários que tenham recebido o mesmo conteúdo. O endereço que hospedava o site utilizado para o golpe já foi tirado do ar pela Kaspersky. 
E aí, você já caiu em algum golpe pelo WhatsApp?
Fonte: Kaspersky

Nenhum comentário:

Postar um comentário