segunda-feira, 19 de outubro de 2015

como limpar tablet ,aparelhos eletrônicos smartvs e mídias cd dvd Blu-ray e outros

Essas informações sobre limpeza eu aprendi quando trabalhava na Sony do Japão, nós recebíamos produtos para manutenção dos clientes e era proibido criar danos à estes aparelhos, principalmente durante a limpeza! Mas como limpar sem riscar?

O risco acontece quando a superfície suja de poeira, pó e outros contaminantes sofrem fricção do agente usado para a limpeza, um pano por exemplo. Como a poeira possui grãos muito finos, quando você coloca o pano em cima da poeira e esfrega, este grão fino que fica preso no pano que atua como uma lixa fina, deixando marcas na superfície.



Assim, para limpar sem riscar é necessário primeiro descontaminar a superfície a ser limpa e depois usar um pano de microfibras caso a superfície esteja suja ou marcada de sujeira. Acreditem ou não, me ensinaram que a forma mais eficiente para descontaminar a superfície é usando um durex de cola siliconada, é um tipo de cola que não deixa resíduos como aquela goma grudenta. O princípio é o mesmo usado pela polícia para remover digitais de objetos, ao aplicar o durex a cola gruda tudo que estiver na superfície como sujeira, marca de digitais, gordura, etc.

Vejamos isso na prática, este monitor que ficou guardado alguns anos acumulou uma boa quantidade de poeira dentro do armário, quem já teve produto com superfície "piano black" sabe que isso é um imã para sujeira e marcas de dedos, assim como tem uma grande facilidade para acumular riscos.
[​IMG]

O durex tem que ter uma cola siliconada, ele tem uma aparência transparente puxando para o branco, não pode ser usado aqueles que tem uma cola amarelada, geralmente usada em escritórios. Um detalhe muito importante, a cola não pode ser forte, nada de usar fita adesiva a base de goma daquelas que você gruda e sai arrancando tudo, o durex tem que ser de uso geral simples, com cola siliconada e fita transparente. A foto abaixo mostra qual eu estou usando no momento, eu comprei um pacote destes rolos na Kalunga e pode ser encontrado em qualquer outra papelaria já que ele não tem nada de especial.
[​IMG]

A aplicação é bem simples, você puxa um pedaço, aplica na superfície passando o dedo por cima para aderir bem e puxa novamente, já viram como as mulheres fazem depilação com cera quente, é a mesma coisa, aplica, passa o dedo para colar bem e puxa.
[​IMG]

Aqui o exemplo de como fica a fita adesiva depois que você puxa, toda a sujeira fica presa na fita, uma vez que você contamina a fita, corte um novo pedaço e repita o processo.
[​IMG]

Para o meio da tela de LCD o processo é o mesmo, aplique um pedaço de fita nova e puxe, repita o processo até remover toda a sujeira, sempre descartando o pedaço de fita contaminada. Não é preciso se preocupar, isso não estraga a tela de LCD ou plasma também, porém usando este tipo de fita que eu recomendei. Caso fique um pouco de sujeira, você pode usar um cartão de plástico como um cartão de crédito velho, e passar em cima da fita para melhor aderência na superfície.
[​IMG]
[​IMG]

O resultado final vai ficar como mostram as fotos abaixo.
[​IMG]
[​IMG]

Claro que a técnica pode ser usada em outros objetos também.
[​IMG]
[​IMG]

Como ficou mostrado nestes exemplos, essa superfície "piano black" é muito sensível a riscos, qualquer falta de cuidado gera risco, esse riscão que aparece na base do monitor foi feito pela esposa que passou um pano de prato para tirar a poeira. Eu tentei da melhor maneira possível tirar fotos contra a luz para mostrar que o processo não deixa risco algum.

Notem porém que o aparelho apesar de sujo de poeira estava limpo, não estava encardido nem nada, caso o seu aparelho esteja alguma outra sujeira debaixo da poeira, é necessário usar um pano de microfibras como o da foto abaixo:
[​IMG]

Eu comprei o meu no mercadocar, uma loja aonde vende produtos para limpeza e peças de carro, o nome do produto é "Scotch Brite Microfiber Cleaning Cloth" da 3M, ele é usado para limpar a pintura do carro depois de lavar, a maneira de descontaminar pintura de carro é diferente e fica para uma próxima. Depois que você descontaminar a peça, umedeça o pano com água e limpe sem fazer muito esforço e nem deixar riscos.

O mesmo procedimento serve para outros objetos como o PSP:
[​IMG]
[​IMG]
[​IMG]

E serve também para limpar mídias como CD/DVD/Blu-ray, as fotos abaixo foi do caso do GT5, foi usando as dicas deste tutorial que eu fiz a limpeza do disco.
[​IMG]
[​IMG]



A esponja mágica

Seguindo a mesma regra, quando recebíamos os produtos dos clientes a norma era fazer o trabalho requisitado e devolver o produto impecavelmente limpo. Com o tempo de uso é comum a caixa externa dos produtos sujar conforme o uso, exposição à luz ultra-violeta, etc.

Usar produtos químicos é proibido, e há certas sujeiras que não saem sem produto químico, dependendo do tipo de plástico e se o produto químico em questão tiver cloro, você causa um amarelamento e rachadura do material.

A solução é o que nós brasileiros na época chamavam de "espoja mágica", essa esponja é feita de espuma de melamina, da mesma usada em isolamento acústico, a foto abaixo mostra o pacote de um bloco deste material que pode ser cortado em qualquer tamanho desejado, eu comprei esse pacote aqui no Brasil, qualquer loja de produtos japoneses na Liberdade vende, na época eu paguei R$22,00 e dura muitos anos.
[​IMG]

Essa espuma tem micro poros que penetram na superfície e removem qualquer sujeira só usando água. Ela é bem leve e ao mesmo tempo bem delicada, não é necessário aplicar força durante a limpeza, basta umedecer a espuma e passar levemente aonde está a sujeira.
[​IMG]

Como exemplo vejamos essa caixa protetora de alumínio para PALM:
[​IMG]

Já fazem alguns anos que ela está guardada e acumulou bastante sujeira, essa sujeira não sai com qualquer pano e tem que usar um produto químico. Eu passei a "espuma mágica" umedecia em água e vejam como fica:
[​IMG]

Neste outro exemplo eu fiz o mesmo em um Playstation 2 branco:
[​IMG]

Essa "espuma mágica" remove QUALQUER COISA, inclusive tinta e só usando água, por isso muito cuidado com o que você vai limpar com ela. Aqui para mostrar a sua eficiência, ela consegue remover impressos daqueles sacos finos e delicados de supermercados sem causar qualquer dano ao plástico, e novamente, só usando água. Este é o impresso no plástico:
[​IMG]

É assim que ele fica depois de algumas passadas:
[​IMG]

Só usando água:
[​IMG]

Essa espuma NÃO PODE ser usada em superfícies delicadas como monitor de LCD, tela de LCD, plásticos delicados, etc. Ela PODE SER USADA em plásticos firmes como a caixa de consoles de videogames, PS3, SNES, PS2, Xbox, controles, teclados, vidros, etc.

Lá fora, esta espuma é também conhecida como Mr.Clean, Magic Eraser e Basotect da BASF.


Não sei quanto às outras empresas, mas você nunca se perguntou por quê àquele produto que de couro sintético tem aquela textura fofa e macia? O segredo é creme para as mãos!

Aproveitando o lançamento do novo acessório, vou mostrar como limpar e manter o couro como novo. A Sony lançou recentemente o Wireless Stereo Headset que muita gente comprou e já está discutindo no tópico aqui do fórum.
[​IMG]

Não é necessário nenhuma "neura" para limpar o fone, você usa um tecido limpo e macio com água, simples assim. O problema na verdade fica com a questão da transpiração, o nosso suor possuicloreto de sódio e ureia em sua composição, o cloreto de sódio (sal) desidrata o tecido e a ureia ataca o tecido por ser ácido. A longo prazo o couro sintético começa a rachar e se desfaz, veja o exemplo da foto abaixo.
[​IMG]

Esse material esfarelado é exatamente o mesmo material usado no fone da Sony, essa degradação vai depender muito da transpiração de cada pessoa, da luz do sol (radiação ultravioleta) e ar condicionado ou ventiladores que ajudam a ressecar o tecido.
[​IMG]

Uma forma de evitar tudo isso é hidratando o tecido com creme, lá no Japão a gente usava um creme parecido com nívea sem perfume, o que eu uso aqui em casa é o da foto:
[​IMG]

Não tem muito segredo, basta usar bem pouco e ir passando ao longo do tecido:
[​IMG]
[​IMG]

O critério para passar o creme é de cada um, eu sempre que transpiro por causa do calor, limpo o fone com um tecido umedecido com água e hidrato logo depois e guardo.


credito fonte total wuemura htcforum

Nenhum comentário:

Postar um comentário