segunda-feira, 19 de outubro de 2015

como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp




Recentemente, o WhatsApp adicionou a opção para backup de conversas e dados diretamente no Google Drive. A nova função pode ser uma ajuda extra para os usuários que acidentalmente apagam conversas no mensageiro, visto que elas podem ser recuperadas automaticamente através do serviço em nuvem do Google. Neste artigo explicamos duas formas eficazes para você resgatar suas conversas apagadas no WhatsApp, confira a seguir.


Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp pelo Google Drive

A opção para backup de conversas no Google Drive não está acessível para todos os usuários, portanto, em alguns casos será necessário baixar a versão mais recente do mensageiro pelo site do WhatsApp. Na versão disponível na Play Store (2.12.317), a única forma de backup oferecida pelo WhatsApp é através do cartão SD ou memória interna, mas na versão disponível no site do serviço (2.12.315) a opção de backup em nuvem pode ser acessada em "configurações de chamadas e conversas".

Configuração da conta do Google para backup de conversas do WhatsApp. / © ANDROIDPIT

Diferente do backup na memória interna do dispositivo, a opção oferecida pelo Google Drive realiza transferências esporádicas. Por padrão, os backups no dispositivo são realizados a cada 24 horas, mas no G Drive os arquivos são transferidos em um período menor, tornando a chance de recuperação de conversas recentes maior. Para configurar o backup pelo Google Drive é preciso ir até as Configurações do WhatsApp> Backup de conversas e vincular uma conta do Gmail válida.

Caso você tenha apagado algum arquivo ou conversa recente, basta excluir o WhatsApp e instalá-lo novamente com a mesma versão anterior. É preciso lembrar que caso a nova versão instalada seja diferente da compilação anterior o backup pelo Google Drive não será resgatado. Vale lembrar também que a recuperação de vídeos deve ser definida manualmente pelo usuário na guia "Backup de conversas". Todo o processo é feito automaticamente pelo WhatsApp após sua instalação.Transferência automática de conversas do WhatsApp armazenadas no Google Drive. / © ANDROIDPIT
Como recuperar conversas apagadas no WhatsApp pela memória do dispositivo

Essa opção é a mais conhecida entre os usuários, mas alguns cuidados precisam ser tomados. Antes de excluir o WhatsApp e esperar que o resgate de suas informações acontecerá normalmente, é preciso verificar se o arquivo de backup condizente com o período desejado está disponível na memória do dispositivo. Para isso, é preciso baixar um programa que gerencie as pastas internas do dispositivo, caso o seu smartphone não possua nenhum gerenciador de arquivos. Minha dica de download é o File Commander, e você pode baixá-lo através do botão abaixo:File Commander

Para acessar os arquivos de backup é preciso localizar a pasta WhatsApp, que pode estar hospedada tanto na memória interna quanto no armazenamento externo (cartão SD). Uma vez localizada, clique na subpasta "Databases" e certifique-se que o arquivo correspondente ao dia desejado para recuperação está disponível. Por padrão, os arquivos são nomeados no padrão internacional como, por exemplo, msgstore-2015-10-13.1, com o ano e o mês antes do dia.

O arquivo de nome msgtore.db.crypt8 representa o backup mais recente, que pode ter sido realizado horas ou minutos atrás em menos de 24 horas. Caso você esteja querendo resgatar conversas mais recentes, como nas últimas horas ou minutos, será preciso renomear esse arquivo para a data atual, por exemplo: msgstore-2015-10-19.1.db.crypt8.Pasta com as conversas salvas do WhatsApp na memória interna do dispositivo. / © ANDROIDPIT

Por padrão, o WhatsApp resgata conversas que estejam armazenadas nos arquivos com data igual ou superior às 24 horas do dia atual, portanto, renome o arquivo mais recente para a data atual e desinstale o WhatsApp. Neste caso, qualquer versão do mensageiro será compatível com o resgate de informações, portanto, basta aceitar o backup recente (que será do arquivo renomeado) e conferir se as as suas últimas conversas estarão lá.

credito fonte Bruno Salutes androdipit

Nenhum comentário:

Postar um comentário