segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

defina quais aplicativos podem acessar a internet no seu Android - sem root! para gastar sua franquia




Vários aplicativos para Android requerem acesso à internet: alguns precisam disso para funcionar, outros nem tanto. O Android Lollipop removeu a permissão dedicada à internet, o que tornou muito difícil bloquear o acesso de aplicativos específicos. Até agora, a única solução era fazer o root no seu dispositivo e instalar uma firewall. O NetGuard resolve isso, e sem root.



O que é o NetGuard para Android

Antes de mais nada, o NetGuard ainda está na versão beta e não está disponível na Play Store, sendo que o APK pode ser baixado diretamente do GitHub. Para quem entende e quer mais informações, o código-fonte do app também está disponível; mesmo assim, a decisão de uso é por sua conta e risco.

O aplicativo é do desenvolvedor do fórum do XDA, M66B, que é o responsável pelo ótimo XPrivacy. O NetGuard for Android é uma firewall que não necessita de acesso root, e permite que o usuário bloqueie o acesso ao WiFi e/ou rede de celular de cada aplicativo, tudo em uma interface extremamente simples.As permissões requeridas pelo aplicativo podem ser vistas acima. / © ANDROIDPIT
Como usar o NetGuard para Android

Após instalar o aplicativo, só é necessário habilitá-lo usando a chave na barra superior e pronto: todos os aplicativos estão bloqueados. No menu de três pontos, é possível escolher se o padrão do app é bloquear ou liberar o acesso. Para liberar/bloquear o acesso à rede, é só tocar nos ícones correspondentes ao wi-fi e à rede celular de cada aplicativo e processo. Também é possível liberar o acesso à internet apenas quando o aparelho estiver em uso tocando na pequena seta ao lado do ícone de cada app.A interface é extremamente simples e funcional. / © ANDROIDPIT

O NetGuard não acessa a internet, ele usa o API de VPN internamente, possuindo suporte a IPV4, IPV6, TCP e UDP. Ele foi desenvolvido para ser mínimo, por isso usa pouquíssima bateria, é completamente gratuito, sem anúncios e tem o código aberto.
Como baixar o NetGuard para Android

O aplicativo está na versão 0.8, disponível para download no GitHub, junto com o código-fonte. Ele ocupa cerca de 5,5MB e requer Android Lollipop para funcionar. Além disso, junto com a versão 0.8, o desenvolvedor liberou uma versão menor do app. Durante o pouco tempo em que a testei, não notei grandes diferenças.
Importante: vários aplicativos e processos requerem acesso à internet para funcionar, então minha dica é a seguinte: se você não conhece bem o assunto, só bloqueie o acesso à internet de aplicativos que você sabe que funcionam bem sem rede, ou bloqueie apenas o acesso à rede celular para aqueles apps que comem a sua franquia.

Quais outras funções exclusivas para aparelhos com acesso root vocês gostariam de ver liberadas?


Fonte: XDA-Developers (Forum) credito androidpit

Nenhum comentário:

Postar um comentário