O sistema Android introduziu uma funcionalidade crítica para a otimização do consumo de bateria: a porcentagem de uso por função e aplicativo, desde a sua última recarga.
Você pode acessar esta opção seguindo o caminho Configurações -> Sobre o telefone -> Uso da bateria. Só acessando esta informação você já tem uma boa ideia de quem é o vilão matando sua preciosa recarga de energia.
Clicando em cima de uma destas opções, visualizamos uma janela com informações detalhadas. Muitas vezes um botão nesta área estão opções que nos ajudam a solucionar problemas ou otimizar a função de acordo com a sua necessidade.
Acessando as Configurações de tela nós podemos reduzir o seu brilho, a quantidade de animações que vão ser utilizadas durante a navegação no celular e o tempo que a tela demora para se apagar após você ter deixado de mexer no seu smartphone.
Desabilite as conexões de dados que você não usa. Acessando Configurações -> Redes sem fio e outras você tem controle sobre a conectividade do seu aparelho, e por consequência, sobre a utilização de bateria destas funções.
Pode começar desabilitando o Wi-Fi sempre que não o estiver utilizando. Pode parecer pouca coisa, mas a conexão Wi-Fi é uma das grandes devoradoras de bateria. O Bluetooth também deve ser desabilitado e ligado apenas quando você for utilizá-lo (caso tenha instalado).
Não há uma fórmula certa, e esta configuração vai depender da sua utilização do aparelho. Uma dica é reduzir a frequência de atualização e sincronização dos seus aplicativos.
Programas de email ou Facebook, Twitter, Gmail, Latitude, widgets de clima e notícias acessam um banco de dados externo de tempos em tempos. Muitos deles permitem que você possa customizar a frequência com a qual os programas atualizam.
Com certeza, se você depende de emails para trabalhar e costuma checá-los no seu smartphone, deveria deixar a atualização mais frequente. Já programas como Facebook e widgets de clima podem ser atualizados em poucas e poucas horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário