Antigamente, nos anos 80 e 90 principalmente, era comum o uso dos monitores CRT’s: Gigantes de raios catódicos e fósforo colorido. Além do tamanho e dos raios-X emitidos, esses peso-pesados apresentavam certa particularidade. Com o tempo, se a tela ficasse muito exposta aos textos estáticos, a impressão dos mesmos ficava gravada na tela, mesmo com o monitor desligado, que nem filme de fax ou carbono. Para resolver este problema usávamos protetores de tela.
Um “Dead-Pixel”
No inicio do século 21 os LCD’s e telas de plasma invadiram o mercado, super leves e finos, e cada um com sua vantagem e desvantagem, que já foram exaustivamente discutidos. Mas se tem algo que marcou essa geração de monitores modernos foram os “Dead Pixels” e “Struck Pixels”, que são duas coisas parecidas porém o primeiro não tem solução. Tanto um quanto o outro se caracteriza por um ponto morto, ou pixel morto na tela, geralmente preto ou branco.
Janela do JScreenFix
O Stuck pixel ocorre principalemnte em monitores LCD de alta resolução, e pode ser verificado, se colocarmos um papel de parede preto ou branco na tela, para observar o pixel. A boa notícia é que existe uma ferramente que pode recuperar Struck pixels: O software em Java “JScreenFix”. Este pode ser acessado diretamente via navegador, no site: http://www.jscreenfix.com. Para utilizar basta colocar o monitor em sua máxima resolução e colocar a janela do JScreenFix sob o pixel durante cerca de 20 minutos. O site ainda oferece versões em DVD do efeito usado pelo programa, para você repara também a sua TV LCD, porém não é tão eficiente quanto o programa via Browser. Nós da Microcontrolados recomendamos que você conecte o seu Notebook via HDMI na TV, e efetue o procedimento.