Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TESE: Evitando a MORTE SÚBITA do galaxy SIII

COMO TITULO FALA ISSO E UMA TESE


Sobre a questão: MORTE SÚBITA
Bom galera, como é de conhecimento de todos, muitos Galaxy S3 no Brasil e ao redor do mundo estão morrendo "de repente".
O intuito deste tutorial é apenas uma tese minha de como tentar evitar a morte do aparelho, ou seja, não quer dizer que eu esteja certo ou seja o dono da verdade, pois a SAMSUNG não pronunciou nada oficialmente sobre o caso. Minha tese é baseada em relatos vistos em fóruns ao redor do mundo sobre o assunto. Nenhum tem uma explicação concreta para o caso.
Não confunda o caso da morte súbita com a falha na invasão pra hackers pelo Kernel. Isso é outra história.
Utilize o tópico da maneira que quiser, para meio de informação (acredito que vale a pena perder alguns minutos e ler, o tópico demonstra todas as possibilidades de "fuga", rs), e caso faça algum procedimento, tenha consciência de que são todos por sua conta e risco.

I) Entendendo o problema:
O celular vai ficando lento, pode ser vários dias, oscila entre ficar rápido e lento, e depois morre do nada, geralmente carregando ou com a tela desligada.Não liga mais.
A causa é oficialmente desconhecida. Todavia há uma nova rom, a inglesa BTU 4.1.2 XXELLA em que a samfirmware (maior comunidade de fãs da Samsung na internet) declara que essa rom evita o risco da morte súbita.


II) As razões e tese:
Quando o S3 foi lançado, eles vinham com a rom 4.03, 4.04, chamada ICE CREAM SANDWICH (ICS).

Nunca houve relatos de morte súbita no aparelho. Essas roms vinham com um bootloader específico, os da ICS. Pense no bootloader como uma parte além da rom instalada, uma partição no disco diferente , um ponto de segurança para as outras partições.
As roms Jelly Bean, 4.1.1/4.1.2 chegaram via atualização pelo próprio celular (over-the-air), ou roms completas para serem instaladas via ODIN, pelo PC. Essas roms quando instaladas (flasheadas) por esses meios, trocam o bootloader antigo que era da ICS, nada mais do que normal.

O que ocorre é que todos os casos de morte súbita que li pela internet ocorreram nessas Jelly Beans. Não vi um relato sequer de morte súbita em bootloader/rom ICS.
Pois bem, saiu uma nova rom Jelly Bean, 4.1.2 , que iremos chamar de XXELLA, que altera o bootloader padrão das Jelly Beans anteriores, um novo bootloader. E o que dizem nos fóruns e na samfirmare é que esse novo bootloader corrige o possível erro da morte súbita. A certeza tênue ainda se dá pela Samsung ter alterado o bootloader em uma mesma versão (Jelly Bean para Jelly Bean). Será?

II) Contestação e o novo bootloader da BTU 4.1.2
O que esse novo bootloader proporciona e argumentos contrários (relembrando bons velhos tempos):
Faço uso de root (acesso ao sistema) e CWM (alteração no modo recovery padrão)desde meu Galaxy S2. Sem eles o celular não tem graça pra mim. Pois bem, quando fazíamos root nele, ganhávamos uma soma no contador binário (como ocorre no S3). Era necessário plugar uma peça chamada JIG no celular. Esse JIG zerava o contador binário (para podermos mandar para garantia caso necessitemos, com o contador alterado você a perde). Não existia o famoso "tiangle away" ainda.

A rom era Gingerbread 2.3.4/2.3.5. Em dezembro de 2011, chegou a Gingerbread 2.3.6. E o que Samsung fez? Alterou o bootloader (de Gingerbread para Gingerbread). E o que esse bootloader da 2.3.6 fazia? Nada, a não ser inutilizar o uso do JIG! Ou seja, a Samsung sempre complica a vida dos usuários que fazem root, e porquê? Porque há uma maior facilidade tendo root de você fazer uma besteira e precisar acionar a garantia. E a Samsung não quer ficar concertando celular de graça, obviamente. Pouco tempo depois surgiu o famigerado triangle away, e todos sabemos o fim da história, ele fazia e faz o que o JIG fazia, em praticamente todos os sistemas Android.

Enfim...
Esse novo bootloader da BTU 4.1.2 também dificulta o root + CWM (ou trocar o kernel).
Caso o faça, ele mostrará uma exclamação vermelha e contador +1 caso você tenha um outro kernel ou faça uso do CWM (alteração do modo recovery). Esse novo bootloader verifica se você tem o recovery padrão da rom. Caso não tenha, ele sempre vai acrescentar +1 caso vá ao CWM. O triangle away funciona, mas não tem como, voltando ao CWM seu contador aumenta.
(Existe como ir ao CWM e isso não ocorrer, veremos em breve).
Ou seja, esse novo bootloader pode muito bem NÃO corrigir morte súbita nenhuma, ele veio apenas para dificultar o uso do root (mais do CWM e Kernel custom, especificamente), como a Samsung fez na lendária Gingebread 2.3.6 do S2, inutilizando o JIG.

V) Conclusões:
Quer seja verdade, quer não seja, acredito que o melhor seja a prevenção, mesmo que a causa da morte súbita não seja o bootloader. Pode ser algo no Kernel, pode ser defeito de hardware que dá em apenas alguns celulares, vai saber?

E pelos fatos já vistos, qual seria o grupo de risco para a morte súbita? Todos os que possuem o bootloader da Jelly Bean 4.1.1, ou seja, tenha comprado o celular já na 4.1.1, tenha atualizado via OTA para 4.1.1, ou tenha passado uma rom 4.1.1/4.1.2 completa via Odin Pc.

Então, por favor, aqueles que tiverem a morte súbita com uma rom ICS, ou na nova BTU 4.1.2 XELLA, informem neste tópico. Isso é de suma importância pra todos.
Os posts a seguir, são para tentar fugir da morte súbita. Tutoriais de instalação

V)Tutorial pra quem não usa root e não quer tê-lo:
Instalação da rom 4.1.2 XXELLA BTU (REINO UNIDO).
Vc precisa baixar apenas o Odin3 3.04 (ou versão mais recente) e a Rom, no caso, a BTU 4.1.2 XELLA, pra isto os drivers do SIII já devem estar sendo reconhecidos pelo seu PC (instale o KIES, vide site da Samsung).
Procedimentos:
Ps.: Descompacte o arquivo da ROM numa pasta qualquer do seu PC.

1 - Desligue e Reinicie o aparelho em modo download [volume pra baixo+ Home + Power] simultaneamente, quando aparecer um menu pressionar o botão volumeUP (caso apareça).

2 – Coloque o cabo usb no cel para o PC

3 - Abra o Odin3 3.04, ele deverá enxergar o celular, ficando um sinal em Id: com de cor azul (ou outra cor conforme a versão do Odin).

4 – No Odin selecione a opção PDA aponte para o arquivo da Rom, descompactada (prefira descompactar com o IZarc) fica com o nome: KIES_HOME_I9300XXELLA_I9300OXAELLA_742798_REV00_user_low_ship.tar , clique em Start (qnd der Pass, o celular reiniciará automaticamente já com a nova Rom).

Obs: Verifique antes de clicar em Start no ODIN lá na parte options se SOMENTE AUTO REBOOT E F. RESET TIME estão marcadas.


Foto meramente ilustrativa, não corresponde com o Odin atual nem o arquivo.

5- Se a rom iniciar normalmente, você não perderá nada do que instalou. Porém recomenda-se limpar a nova rom de vestígios da rom anterior, por isso vamos apagar todos os dados antigos. Salve todos seus arquivos pessoais antes de fazer isso.
Vá ao modo recovery (S3 desligado, volume pra CIMA +HOME+Power) simultaneamente. Lá faça wipe cache partition e wipe data reset (irá apagar tudo do celular). No modo recovery padrão (até onde eu sei pois não usei esse), os botões de volume te guiam pelo menu, e botão Power executa o comando. Dê reboot system now. Feito.

6- Coisas chatas pra quem não tem root,
mas que não alteram em nada o funcionamento do sistema e questões:

a) Você será reconhecido pelo KIES sem problemas, porém não fará atualização por ele (o que nunca recomendo, pois é uma porcaria), nem via OTA. O que ocorre é que essa rom é multi CSC e não altera o Código de Produto. Pro Kies ou OTA atualizarem, é preciso a rom estar toda original e além disso o Código de Produto estar de acordo com o CSC da rom. Existe um bom programa que deixa ele de acordo com a rom, o CSC select. Porém, por causa desse novo bootloader, o mesmo só funciona pra quem tem root. Não tem o menor problema ficar com código do produto diferente da rom. Você só não vai conseguir atualizar via KIES ou OTA. Somente isso. O CSC também não é alterado, por ser Multi CSC. Também não tem o menor problema, são só configurações regionais de operadora, e afinal de contas, não moramos na Inglaterra.

b) A princípio, como não alterou o contador, você não perde a garantia. Mas eu não garanto que a garantia irá cobrir, 99% de chances que sim, pois é uma rom oficial.

c) Se você quiser voltar pra ICS algum dia, você pode sem problemas, é só repetir o procedimento do tópico. A questão é que o bootloader da ICS NÃO sobrepõe ao da XELLA diretamente, relatos dizem que não, porém, só testando. Contudo, há um método funcional demonstrado quase ao fim do tópico. Mas isso não é problema, a rom funcionará da mesma forma com qualquer bootloader.

d) Os links para download estarão no último post deste tópico, inclusive o programa que mostra qual a versão do bootloader você está usando.

Enfim, desfrute da nova Jelly Bean XXELLA 4.1.2.

VI)Tutorial pra quem usa root ou quer ter root.
Pra quem quer instalar a rom e fazer root após tê-la instalado:
Sobre o root:

Não tenha medo do ROOT, faça o ROOT ter medo de você.

O root te torna um super usuário, com acesso as pastas do sistema da rom. Com isso você pode alterar o Modo Recovery instalando o CWM, fazer backup da rom completo, dos seus aplicativos (pelo CWM e apks como o Titanium), instalar temas pra rom, instalar quebradores de licença, etc.. Após fazer a instalação da rom, ainda não faça o registro no seu aparelho, pois vamos zerá-lo novamente depois.
O Root segue o MESMO procedimento de instalação da ROM descrito acima. Campo PDA também, TUDO IGUAL. Descompacte o CFROOT e coloque o TAR dele no campo PDA do Odin 3.04.
link do CFROOT 6.4: link (acompanha root e CWM).
Observação: Existem novas versões de root e novos CWMs. Eu gostei desse, nunca me deu problemas. Então é o que eu uso.
XXELLA + CWM = Status Normal + Contador Zerado
"SysScope.apk é o aplicativo responsável pela verificação do status e incremento do contador.

1) Instale a BTU XXELLA
2) Instalar Root, CWM, MOD, etc...
3) Corrigir CSC Selector p/ XXELLA> link (gera full wipe) - (nova versão. exige root p/ rodar)
4) Wipe Data, Cache e Dalvik Cache
5) Com o Titanium Backup, congelar o aplicativo SysScope.apk (dois aplicativos com este nome).
6) Com o SysScope congelado, passar o Triangle Away v 2.50 (link)
7) Descongelar SysScope e reiniciar

--> Devido ao Novo Bootloader, vai ficar o inconveniente de cada vez em q entrar no CWM Recovery, irá incrementar o contador! Será necessário, depois de cada "visita" ao CWM Recovery, congelar o SysScope.apk, passar o TriangleAway e descongelar o SysScope (sem necessidade de nenhum wipe)! (Bem obsevado por Antonio Adlei).

Obs.:
1) Se o sistema não "recebe resposta" da verificação feita pelo SysScope.apk, o Status fica como modificado. Por esse motivo ele não pode ser desinstalado/removido. Sua verificação é apenas suspensa pelo congelamento. Ai faz-se o q tem q fazer (Triangle Away) e qdo descongelado, o SysScope "não fica sabendo do q aconteceu" e manda a resposta q tudo ok!!! Zero e Normal!

2) A versão 2.50 do Triangle Away parece fazer o serviço de congelamento do SysScope.apk, mas tem usuário q diz q ele não descongela!!! A razão é a nova opção q tem q ser marcada no TA: "Adicionado opção para reativar o rastreador (SysScope) após zerar contador, (Opção "Allow tracker to run") funciona para alguns para restaurar o sistema de estado "normal" temporariamente (!) Se entrar no CWM Recovery, volta). Mas está instável. Portanto mantenho os mesmos passos para o procedimento acima descrito."
Changelog do Chainfire (versão do Triangle Away):

07.01.2013 - v2.50
- Added option to re-enable tracker after counter reset disabled it, works for some to restore system "normal" status temporarily(!)
- Fixed issue with the modified system status workaround, that root would never come back. If you're suffering from this problem, try keeping your phone fully on for 10 minutes or more, then root will return. Run Triangle Away again afterwards.

06.01.2013 - v2.45
- Implemented modified system status workaround (requires SuperSU)
____________
A questão aí é que pro Titanium Congelar, você precisa da versão PRO. Compre-o na playstore ou baixe um crackeado no aptoíde, etc..
O tutorial está excelente. Nosso Muito Obrigado ao Mestre Lula.

Tutorial copiado do Membro Mestre Lula (Old Mobs) da comunidade do G+ 

VII)Pra quem já tem root, não tem o bootloader da
Jelly Bean e deseja instalar a rom apenas: OBSERVAÇÃO: ESTE TUTORIAL É VÁLIDO APENAS PRA QUEM ESTAVA EM ROM ICS (4.03/4.04) E USOU O MOBILE ODIN PARA FLASHEAR AS JELLY BEANS ANTERIORES (4.1.1/4.1.2), OU ESTÁ ROOTEADO E COM ICS, POIS O MOBILE ODIN NÃO INSTALA ("FLASHEIA") BOOTLOADER.

O Mobile Odin é um programa excelente, em que você pode passar roms, modems,kernels, sem precisar do Odin do PC. Pra isso é preciso estar rooteado, coloca-se a rom, modem, etc, dentro do celular e se aplica por ele. A vantagem, é que ele mantém o root se você deixar marcado nas opções, mesmo passando uma nova rom oficial, e o melhor, mantendo o Status NORMAL.

Dica: Pra não perder o CWM quando for instalar uma nova rom, após abrir a rom dentro do Odin Mobile, vá no campo "Recovery" dê um clique nele e depois dê "Clear". Assim você mantém também o CWM.

O CWM nada mais é do que uma alteração do modo Recovery, te dando mais opções, como a aba "advanced" já descrito no tópico.

Dica 2: Quando passar uma rom, ou um modem por exemplo, o Odin Mobile vai verificar se há compatibilidade. Se aparecer uma tela no Odin Mobile com escritos "doesn't match" com opções de "disable, continue", cancele a operação. Seu celular ficará travado na tela do boot.
Com isso, não precisamos mais do Odin Pc, já que esse programinha quase tudo e nos avisa ainda da compatibilidade.

Link Mobile Odin: link

Use a versão 3.25, está totalmente funcional no S3.

A GRANDE QUESTÃO: O MOBILE ODIN FLASHEIA A ROM INTEIRA, MAS NÃO FLASHEIA BOOTLOADER, OU SEJA, SE VOCÊ USOU O ODIN PC, ATUALIZAÇÃO VIA OTA DE ICS PARA JELLY BEAN OU COMPROU O CELULAR COM JELLY BEAN , ESTÁ ROOTEADO E VAI USAR O MOBILE ODIN PRA PASSAR A BTU XXELLA 4.1.2, ESTEJA CERTO QUE VOCÊ VAI CONTINUAR COM O MESMO BOOTLOADER E VOCÊ CONTINUARÁ NO "GRUPO DE RISCO".

No meu caso, eu estava em rom ICS , fiz root, e desde então venho flasheando rom por rom pelo Mobile Odin. Ou seja, não tive o bootloader alterado (continua o da ICS), e "teoricamente" estou fora do "grupo de risco". Eu disse "teoricamente", pois não vi ninguém no planeta relatar morte súbita em rom ICS (obviamente com o bootloader da ICS).
A grande vantagem (obviamente se não tiver risco) de ter bootloader da ICS:

Você fica com a rom perfeita, tudo original, CWM instalado e não precisa ficar congelando SysScope.apk pra ficar indo ao CWM. Você fica livre e a vontade na nova rom!!
Pra quem não gosta de "incovenientes" como eu, uma mão na roda!

VIII) Os últimos casos:
"ô Rico, eu estou afim de usar o bootloader da ICS mesmo, creio que seja mais seguro, ou pelo menos não vou ter inconvenientes de congelar aplicativos pra poder usa o CWM, é possível?"
ou então:

"ô Rico, já deu, estou ficando doido com essas Jelly Beans, tem como voltar pra ICS e ter o bootloader da ICS?"

R: Sim!

Há muitos usuários do S3 fazendo isso, retornando ao bootloader ICS, fazendo root, usando o Mobile Odin e passando a BTU 4.1.2, ou usando uma rom ICS de preferência.
Porém, tem 3 casos, um fácil pra quem tem root, e não cheguei a testar nenhum, todos funcionam 100%.

Caso 1 (pra quem tem root, funciona em qualquer rom): Apenas flashear o bootloader antigo ICS via CWM (sim, precisa ter root). No caso, um membro no XDA disponibilizou o bootloader formato ZIP para usarmos via CWM:
link: link

Após isso, passe a rom que quiser via Mobile Odin, que não altera o bootloader.
Obs.: Só dá pra fazer isso pelo CWM.

Caso 2 (pra quem não tem root, não irá querer ter, está na XXELLA e deseja voltar):

Baixe qualquer rom ICS que você tem certeza que terá a atualização via OTA para Jelly Bean (procure por uma de sua preferência). Ou, baixe esta rom link (ela é do Vietnã). Troque o CSC com o "CSC select" pra deixar de acordo com a rom.

Vá nas atualizações OTA (no próprio celular) e atualize para Jelly Bean (pô, vou passar o bootloader do "grupo de risco"? R: Sim. Tudo porque passar o bootloader ICS via Odin PC não altera o bootloader da XXELLA, mas passar o bootloader ICS em cima de bootloader Jelly Bean comum, ele é alterado.

Instalada a Jelly Bean , passe o bootloader ICS via Odin PC.: link
Caso 3: Estou na Jelly Bean comum (não passei a XXELLA e nem quero), quero voltar pro bootloader da ICS apenas, acredito que com isso eu saia do "grupo de risco":

Só passar o bootloader ICS via Odin PC: link

OBS.: (Se alguém conseguir nesse caso, informe).
IX) LINKS PARA USO:
ROM BTU 4.1.2 : link

Odin PC 3.04

Verificar a versão do bootloader: Baixe na playstore, é gratuito: Android System Info.
Após aberto, vá na aba System, em "buildinfos", ali mostra a versão do seu Bootloader.

Dica: Backup do IMEI


X) Agradecimentos
Acredito que não esteja muito confuso, espero que esteja ajudando

E lembre-se, ajudem aos que tem dúvidas, ao próximo.

Quem tiver dúvidas, podem ficar a vontade pra perguntar e responder.

Quem não acredita também na teoria do bootloader, pode deixar seu recado!

Aquele que tiver a morte súbita, deixe seu relato aqui também, informando a rom que estava, como passou ela (pra saber o bootlader, etc..).

E finalmente...se o celular pifar...a gente trabalha e compra outro, afinal, tem coisas muito mais importantes na vida que um celular

credito total Rico Rico

2 comentários:

  1. Eu não sei se esse comentário é pertinente: mas meu note 2 tinha Android 4.1.2 quando teve o problema da morte súbita

    ResponderExcluir
  2. O meu galax s3 ja tem 10 meses de uso e nunca apresentou problemas(sou harduser) e ja fiz de um tudo no meu s3. Eu acho que esse bug deve ser apenas em um lote de aparelhos. O problema e saber quais sao os defeituosos...

    ResponderExcluir