Páginas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

informações e como atualizare e fazer downgrade do smartphone Zte x850 racer




Muito sobre Manipulação de ROM no ZTE X850 Racer







Informações sobre Geração de ROM Seu Racer pode ser Gen1 ou Gen2. Mas o que significa isso?
Uma empresa quando monta um aparelho com Android trabalha com partições na memória, libs, kernel e muitos outros módulos e camadas, essas camadas muitas vezes são essenciais para dar a Rom acesso ao seu hardware. Quando uma nova atualização e lançada, ao contrário do que muitos pensam, a empresa não modifica apenas a versão do Android, modificações nessas partições, libs, no kernel e em diversos outros módulos são feitas, e no Racer, Blade e outros aparelhos na qual a ZTE utiliza o chipset Mooncake, essas modificações são nomeadas como Gen1 (o aparelho quando é lançado, a primeira versão, na qual ele sai de fábrica lodo após o lançamento), Gen2 (geralmente a primeira atualização no caso do Racer a 2.2), e outras, porém o Racer só possuí versões Gen1 e Gen2. Para saber se o seu Smartphone é Gen1 ou Gen2 basta saber a versão da ROM oficial que está(va) nele. Gen1 são as ROMs Eclair 2.1, e Gen2 são as ROMs FroYo 2.2.2.

Obtendo privilégios de Root do aparelho

Algums softwares precisam fazer modificações ou acessos “administrativos” ao sistema. Por padrão, seu celular usa uma “conta de usuário” restrita, para “sua segurança”. Para que estes softwares, como o recovery manager, funcionem, é necessário instalar um aplicativo que oferece permissões administrativas a outros aplicativos. A este processo, chamamos de “rootear” o aparelho.

Na versão Gen1, faça download do Universal Androot, e envie para o Cartão de Memória do celular. Certifique-se que no Menu Configurações ➧ Aplicativos a opção Fontes desconhecidas esteja HABILITADA. Então instale o Universal Androot, execute o aplicativo e clique em Root.

Na versão Gen2, faça download do z4root e o envie para o Cartão de Memória do seu celular. Certifique-se que no Menu Configurações ➧ Aplicativos a opção Fontes desconhecidas e no Menu  Configurações ➧ Aplicativos ➧ Desenvolvimento a opção Depuração USB estejam HABILITADAS e instale o aplicativo. No computador, tenha o Join-me instalado, plugue o cabo USB no celulaur e execute o z4root. Clique em Permanent Root e aguarde o celular reiniciar.

Entendendo os MODOS DE OPERAÇÃO do Celular

Hoje em dia os celulares são muito mais do que um hardware simples com um software básico cuja função é permitir uma interface. Hoje, os smartphones são hardwares completos, semelhantes a um computador de tamanho reduzido para caber na palma da mão. Isto inclui processador, memória RAM, memória externa, Memória Interna, Periféricos de entrada e saída de dados e interfaces de comunicação diversas como redes sem fio, GSM, 3G, USB, GPS, HDMI e audio.
Para controlar tudo isto, não basta apenas um software simples de interface gráfica. É necessário um sistema operacional completo! Assim como o PC tem a Bios, um menu especial de gerenciamento da placa mãe, o smartphone tem alguns modos de operação, ou modos de boot especiais, cada um com sua própria finalidade. E estes modos especiais são acessíveis com combinações “mágicas” de teclas.
Como nós não trabalhamos na engenharia destes aparelhos, não conhecemos todos estes modos. Mas explicarei aqui os que nós já “descobrimos” com nossos contatos secretos, e os classifiquei em três níveis de acordo com os poderes de modificação que concedem.

Modo Depuração: Habilita a escuta nivel 3 do aparelho. Este não é nenhum segredo e não é típico do Racer, mas sim dos sistemas Android. Com este modo ativo, o celular passa a escutar na porta USB, podendo receber comandos especiais enviados pelo SDK do Android ao  mesmo tempo que o android está rodando. O Modo de Depuração é muito recomendado para quem desenvolve aplicativos e está sempre com o aparelho conectado no SDK do Android, com simples comandos o desenvolvedor pode enviar arquivos pra memória ou instalá-los por exemplo. Para ativar o Modo depuração, marque a opção Depuração USB no Menu  Configurações ➧ Aplicativos ➧ Desenvolvimento.

Modo BootLoader: Habilita a escuta nível 2 do aparelho. Neste modo, um sistema operacional alternativo, isto é, uma imagem alternativa pode ser configurado no Racer. Em bootloader, o celular mostrará apenas a imagem de um ROBO verde na tela e a sua única finalidade é receber a imagem através do computador..

Modo Recovery: Aciona o Sistema secundário do celular. Quando acionado, ao invés de carregar o Android, o celular levantará a imagem que foi recebida no modo Bootloader. Uma destas imagens é o FTM, um software que simplesmente promove uma interface para o software de atualização online da ZTE, o Terminal Online Update. Mas, para instalação de Custom ROMs, nós substituiremos esta imagem por outra mais versátil. Para inicializar neste modo Ligue o Celular com o botão Vol - pressionado até que apareça o menu do recovery instalado..

Modo Download: Aciona a escuta Nivel 1 do Racer. Neste modo, o celular escutará na porta USB pela qual o software Atualizador Offline poderá upar a imagem completa de fábrica para o aparelho. Esta imagem será carregada na memória interna e sobrescreverá qualquer coisa que esteja lá. Assim, na próxima vez que o celular for ligado, iniciará a sequência de formatação, todos os dados e todas as partições da memória interna serão apagados.
Para habilitar este modo, Ligue o Racer com os Botões Vol + e Vol - pressionados. O LED vermelho piscará rápido e imediatamente apagará. Depois disso nada aparecerá na tela mas a escuta estará habilitada.

Alterando o Recovery do Racer

O modo recovery é um boot especial do celular usado para atualização de ROMs. As ROMs oficiais usam o FTM e ele não nos é versátil para instalar ROMs customizadas. Então, é preciso instalar um recovery modificado e melhorado para facilitar nosso trabalho. Em outras palavras, o modo recovery é um programa individual especial que pode ser inicializado antes do Android e que é capaz de fazer alterações na memória flash, com ele, é mais seguro instalar ROMs customizadas.Tem a versão Nandroid e Clockworkmod, sendo esta última a mais usada.
Há três maneiras de modificar o recovery: via aplicativo, durante a atualização offline e via cabo USB. Primeiro, vamos a mais fácil:

Via Recovery Manager

Faça download do Recovery Manager mais recente, descompacte e envie o aplicativo para o cartão de memória do celular e o instale. Baixe o Recovery de sua preferência, compatível com sua GEN e o envie para o cartão de memória também. Para este tutorial, recomendo esse para Gen1 e esse para Gen2.

Execute o Recovery Manager e na aba Recovery clique em Install Recovery. Deve aparecer uma lista com as imagens no Cartão de memória. Selecione a imagem que você quer instalar e em pouco tempo aparecerá uma mensagem informando a versão do recovery instalada.

Atenção: Se aparecer a mensagem infomando que o recovery instalado foi “UNRECOGNIZED” significa que houve algum erro na instalação. Ou o arquivo no cartão de memória está corrompido ou é incompatível com a Gen de seu aparelho..

Para Iniciar o aparelho em modo recovery, desligue o celular e o ligue com o botão Vol - ou Send E Vol + pressionados até aparecer o menu do recovery.

Via Atualizador Offline

Esta é uma dica minha que ainda não foi divulgada por outros sites. Depois que descompactar a ROM oficial, simplesmente substitua o arquivo recovery.img que está na pasta pela imagem que você quer usar, mas atenção, o nome do arquivo deve ser recovery.img, então renomeie.

Via SDK


Certifique-se de  ter instalado o Android SDK e o ZTE JoinMe no computador e habilite o modo depuração.
Copie o Recovery para pasta tools do sdk e renomeie o arquivo para recovery.img
Navegue até a pasta tools, pressione Shift e clique nela com o botão direito do mouse e então escolha na abrir janela de comando aqui.
Na janela de comando, digite:

adb reboot bootloader
Tecle enter e vai reiniciar em modo bootloader, explicado acima.
Digite:
fastboot flash reboot recovery.img
Depois:
fastboot reboot
Pronto, isto instala o Recovery.

Instalando ROMs personalizadas

Uma ROM personalizada, ou Custom ROM, como são mais conhecidas, são sistemas Android modificados por programadores não oficiais. Geralmente, como estes programadores não conhecem a fundo o hardware do smartphone, pode ser que ocorra instabilidade no sistema depois da instalação, trata-se dos chamados BUGs. Para corrigir os bugs, é muito importante o FeedBack por parte dos usuários. Para quem não sabe, um feedback é um informe que o usuário faz ao desenvolvedor sobre algum problema encontrado.

Upgrade e Downgrade: Definição

Upgrade significa evoluir algo, no nosso caso, significa instalar uma versão oficial superior do android que implique em modificações significativas. Em curtas palavras, significa não só passar da versão Eclair 2.1 para a FroYo 2.2 mas também passar de Gen1 para Gen2
Downgrade significa regredir algo, isto é, retornar à condição anterior. No nosso caso, é o fato de instalar um sistema Gen1 em um celular que já está com Gen2 instalado.

Upgrade e Downgrade: Instalação


  1. É necessário ter o Instalador Offline e o JoinMe instalados em seu computador.
  2. Ligue o Racer em Modo Download e conecte o cabo USB.
  3. No PC, acesse Iniciar ➧ Executar, digite devmgmt.msc e pressione Enter.
  4. No Gerenciador de dispositivos, em COM e LPT. Veja o Numero da COM do ZTE DFU.
  5. Baixe a ROM Oficial e descompacte em uma pasta no PC. TIM aqui ou Russa para os Vivo.
  6. Execute o Instalador Offline e Clique no botão com o ponto de exclamação
  7. O User vai mudar para Administrador, digite a senha ZTEsmt123
  8. Acesse o Menu Option port Config e em Line 1 - DIAG escolha a COM do ZTE
  9. NÃO ALTERE MAIS NADA, clique em ok
  10. Em SW Directory selecione a pasta com a ROM oficial.
  11. Em config marque No backup and restore, em Action mode marque Download e em Download Settings marque Download CEFS.
  12. Clique em Start All e aguarde.
  13. Quando terminar, remova a bateria e coloque denovo. Ligue o celular, ele vai iniciar em modo recovery (FTM)  - Dica: Depois que descompactar a ROM oficial, substitua o arquivo recovery pelo que usamos para instalar custom ROMs, mantendo o mesmo nome, assim, ao invés de ficar com o modo FTM já vai ter o recovery modificado
  14. Não use nenhum recurso do recovery agora, remova a bateria e coloque denovo.
  15. Ligue o celular mantendo as  teclas Send e End pressionadas até que o led pisque.
  16. Quando piscar, solte as teclas SEND e END e aguarde o celular inicializar.

Tradução para português da ROM Russa

Baixe e instale pelo market o aplicativo More Locale 2.
No aplicativo clique em Menu ➧ Add Locale e escolha português BR.

OBS: A rom Oficial TIM pode ser instalada nos aparelhos VIVO, entretanto, haverá falha de funcionamento na câmera. Da mesma forma, se a ROM russa for instalada nos TIM haverá falha na Câmera.

Neste Tutorial eu dispensarei explicações sobre como atualizar da forma online, pois demanda muito tempo e também a própria ZTE disponibilizou um tutorial bem ilustrado de como fazer.

Instalando ROMs em modo Recovery

O primeiro passo é baixar o arquivo em formato zip da ROM e procurar saber se foi projetada para GEN1 ou GEN2. Depois, envie este arquivo para o cartão de memória do celular.
O segundo passo é iniciar o celular em modo Recovery, explicado acima.
Use as teclas de volume para alternar entre as opções, a Tecla SEND para avançar e END para voltar

Recovery - RA


  1. Vá em Wipe e depois Wipe ALL data/factory reset, wipe CACHE, wipe DALVIK CACHE, wipe SYSTEM.
  2. Agora, vá em Flash zip from sdcard, e em Choose zip from sdcard
  3. Escolha o arquivo que você enviou para o cartão de memória, confirme e aguarde.
  4. Quando voltar para o menu, escolha reboot system now.
  5. Pronto, é só esperar inicializar.

Recovery - Clockworkmod.


  1. Selecione a opção Wipe Data/Factory Reset, depois selecione Yes
  2. Selecione a opção Wipe Cache Partition e novamente selecione Yes
  3. Vá no meu Mount and Storage, depois em Format /System e novamente selecione Yes
  4. Vá em Advanced, e Wipe Dalvik Cache, selecione Yes
  5. Agora você pode instalar a Rom na opção Install ZIP from SdCard, depois escolha Choose zip from, escolha o arquivo que você baixou, depois confirme com Yes.
  6. Pronto, depois é só escolher Reboot System Now.

Como se pode perceber, a versão Nandroid, as que tem um “RA” no nome da versão, tem um menu diferente da versão Clockworkmod, mas as funcionalidades são as mesmas.

Links Úteis


credito totais a 
Davi Nunes

e
Ilunne,
Jovistyle



Nenhum comentário:

Postar um comentário